CBO 6130-05 - Criador em pecuária polivalente - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos produtores em pecuária polivalente

O profissional no cargo de Criador em pecuária polivalente CBO 6130-05 cria animais de pequeno, médio e grande portes - tais como bovinos, suínos, equinos, entre outros, realizando manejo animal, alimentando animais com rações e com legumes e gramíneas que cultiva, supervisionando reprodução de animais por monta ou inseminação artificial, e controlando saúde e bem-estar, em todas as etapas da criação dos animais Beneficia produtos derivados da pecuária.

Comercializa animais e derivados da pecuária Planeja atividades de criação de animais Participa de feiras, exposições e leilões de animais.

Mantém-se atualizado em relação às novas tecnologias aplicadas à pecuária Supervisiona equipes de trabalho, distribuindo tarefas, avaliando desempenho e desenvolvendo treinamentos Cumpre procedimentos e normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

CBO 6130-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de produtores em pecuária polivalente que pertence ao grupo dos produtores na exploração agropecuária, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Criador em pecuária polivalente, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Produtores em pecuária polivalente CBO 6130-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6130-05

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Produtores em pecuária polivalente.
      • Produtores na exploração agropecuária.

O que faz um Criador em pecuária polivalente

O Criador em pecuária polivalente CBO 6130-05 planeja atividades de criação de animais de pequeno, médio e grande portes, em sistemas tradicionais e mecanizados, fazendo uso, inclusive, de máquinas automatizadas Utiliza programas informatizados para planejamento e controle.

Estabelece metas e estima custos.

Executa ou orienta atividades do manejo animal, observando temperamento, comportamento e condição corporal de animais, percorrendo o campo em vistoria, pastoreando animais, efetuando rodízio de rebanho bovino em piquetes, e pesando animais Reúne, conduz, conta, adestra, confina, imobiliza e transporta animais.

Cultiva gramíneas e leguminosas para alimentar os animais, determinando o local de plantio, instalando sistema de irrigação, preparando o solo, e realizando o plantio e a colheita Coordena a alimentação dos animais, definindo tipo de alimentos e determinando horários de pastoreio e arraçoamento.

Distribui ração em comedouros e fornece vegetais cultivados.

Distribui água em bebedouros Controla a saúde e o bem-estar dos animais, em todas as etapas da criação.

Levanta sinais de possíveis doenças, lesões e traumatismos em animais, passando as informações ao médico veterinário.

Acompanha a evolução de tratamento veterinário, auxiliando na coleta de material biológico dos animais para exames laboratoriais, na aplicação de medicamentos, na vacinação e na realização de procedimentos cirúrgicos, como castração e descorna Executa ou orienta a execução de procedimentos sanitários Supervisiona a reprodução de animais, selecionando a matriz e o reprodutor e estabelecendo o sistema de reprodução, por monta ou inseminação artificial.

Planeja e acompanha inseminação e acasalamentos Pode auxiliar na realização de partos Identifica animais, preferencialmente usando “tags” (etiquetas).

Beneficia produtos derivados da pecuária, realizando ou orientando o tratamento inicial e o processamento da produção Produz queijos, embutidos, doces derivados do leite e outros produtos, para consumo próprio ou para venda.

Controla a qualidade dos produtos, garantindo sua integridade e sua adequação aos padrões Afere perda de produtos Prepara derivados da pecuária para comercialização, embalando e transportando os produtos para armazenagem.

Comercializa animais e derivados da pecuária, pesquisando mercado consumidor e realizando aquisição e venda Comunica-se com clientes, fornecedores e outros produtores Divulga produtos em meios de comunicação.

Participa de feiras, exposições e leilões de animais, organizando e decorando espaços Prepara os animais, providenciando sua limpeza e seu embelezamento Pode vender animais e alugá-los para reprodução.

Mantém-se atualizado em relação às novas tecnologias aplicadas à pecuária, como adoção de técnicas de melhoramento genético e de pecuária de precisão Consulta assistência técnica, para introdução de melhorias nos processos de criação Providencia documentações legais referentes às atividades desenvolvidas Supervisiona atividades das equipes de trabalho, distribuindo tarefas e avaliando o desempenho dos trabalhadores Proporciona programas de treinamento às equipes.

Coordena a montagem da infraestrutura da propriedade e a construção – ou reforma - de instalações Monitora limpeza, higienização e organização nas instalações, em especial nas áreas de beneficiamento de matérias-primas e de armazenagem Providencia manutenção de veículos, máquinas, equipamentos e implementos Promove práticas para mitigação de danos ambientais Descarta embalagens vazias de defensivos agrícolas seguindo normas ambientais Zela pela segurança no trabalho, usando e monitorando o uso, pela equipe, de equipamentos de proteção individual, controlando a adoção de protocolos atualizados de biossegurança, e prevenindo acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6130-05 deve alimentar animais de pequeno, médio e grande porte, higienizar instalações e equipamentos, comercializar animais e derivados da pecuária polivalente, organizar reprodução de animais de pequeno, médio e grande porte, controlar criação de animais de pequeno, médio e grande porte, preparar animais de pequeno, médio e grande porte para eventos, demonstrar competências pessoais, monitorar saúde de animais de pequeno, médio e grande porte, cultivar alimentos para animais de pequeno, médio e grande porte, manejar animais de pequeno, médio e grande porte, beneficiar produtos derivados da pecuária polivalente.

Condições de trabalho dessas profissões

Produtores em pecuária polivalente são produtores por conta própria, que trabalham em pequenas propriedades, com organização de trabalho familiar. Trabalham em locais fechados e abertos, em horários diurnos. No exercício de algumas atividades, os criadores em pecuária polivalente estão sujeitos à exposição de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6130-05

O acesso às ocupações é livre. No mínimo, os produtores têm ensino fundamental. O pleno exercício das atividades ocorre após cinco anos de prática. A qualificação é contínua, assessorada pelos órgãos governamentais de assistência técnica e extensão rural. Os criadores de animais domésticos - cães e gatos - têm no mínimo ensino médio incompleto e o pleno desempenho da ocupação ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Criador em pecuária polivalente CBO 6130-05

Um Criador em pecuária polivalente (ou sinônimo) deve abater bovinos para consumo próprio, instalar sistema de irrigação, observar temperamento, comportamento e condição corporal de animais, castrar animais, plantar leguminosas, lavar instalações, recolher carcaças de animais, marcar bovinos e equinos por ferro quente e frio, lavar comedouros e bebedouros, aparar chifres, lavar balde e mangueira, escovar animais de pequeno, médio e grande porte, aplicar medicamentos por via tópica em animais, retirar ovos não fecundados, abater aves para consumo próprio, percorrer campo em vistoria, pulverizar plantações, planejar inseminação de animais, vender ovinos, suínos, caprinos, equinos, bovinos e aves, marcar ovinos e caprinos por tinta, pintar instalações, aspergir inseticidas em formigueiros e cupinzeiros, desinfetar ordenhadeira, definir horário de pastoreio e arraçoamento, definir tipo de alimentação, produzir embutidos, produzir queijos, desinfetar instalações, ordenhar bovinos e caprinos, banhar suínos, bovinos e equinos, monitorar amamentação de suínos, agendar acasalamentos e nascimentos, auxiliar em partos de animais, amputar cauda de ovinos, ferrar equinos, desinfetar umbigo de recém-nascidos, dessecar área de plantio, descornar animais, cortar dentes de suínos recém-nascidos, assinalar ovinos, caprinos, suínos e bovinos por pique, esterilizar instrumentos de vacinação, pesquisar mercado consumidor de animais, vender produtos derivados, desinfetar tetas de bovinos e caprinos, determinar local de plantio, persistir diante de dificuldades da criação, pastorear ovinos e caprinos, determinar cultura, cortar umbigo de animais recém-nascidos, banhar caprinos e ovinos, abater ovinos e caprinos para consumo próprio, casquear animais, produzir doces derivados do leite, comprar insumos, encaminhar documentação para registro de animais, soltar aves em terreiro, verificar urina e fezes de animais, aplicar medicamentos por via oral, solicitar análise de solo, gradear solo, treinar equipe de trabalho, demonstrar sensibilidade com animais, raspar curral, confinar aves recém-nascidas, embalar produtos derivados, aplicar medicamentos por imersão, adquirir animais, supervisionar dentição de animais, imobilizar animais, abater suinos para consumo próprio, plantar gramíneas, marcar bovinos, caprinos, suínos e ovinos por brinco, adicionar medicamentos em água, participar de feiras, exposições e leilões, lançar milho em terreiro, selecionar ovos galados, espalhar adubo químico e calcário em solo, domar animais de grande porte, tosquiar ovinos e caprinos, espalhar adubo orgânico em solo, colher ovos, marcar bovinos, ovinos e caprinos por tatuagem, identificar aves por anilha, organizar ninhos, arrear animais de médio e grande porte para tração, decorar estande em feiras e exposições, arar solo, tosar equinos e bovinos, varrer instalações, planejar monta natural, manifestar criatividade para compatibilização das atividades da pecuária polivalente, aplicar medicamentos por injeção em bovinos, caprinos, ovinos e suínos, distribuir água em bebedouros, produzir derivados de ovos, dar prova de força física, alugar animais para reprodução, distribuir ração em comedouros, selecionar reprodutores e matrizes, pesar animais, divulgar produtos em meios de comunicação, efetuar rodízio de rebanho bovino em piquetes, recolher fezes de animais, monitorar amamentação de bovinos, ovinos e caprinos.

Cargos e salários CBO 6130-05 - Produtores em pecuária polivalente

Salário Criador de Aves e Bovinos

Criador de Aves e Bovinos: Brasil

  • 229
  • Brasil
  • 1.590 - 2.653
  • 43h
O profissional no cargo de Criador de Aves e Bovinos CBO 6130-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.590 e 2.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6130-05.
Salário Criador de Gado - Bovino

Criador de Gado - Bovino: Brasil

  • 229
  • Brasil
  • 1.590 - 2.653
  • 43h
O profissional no cargo de Criador de Gado - Bovino CBO 6130-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.590 e 2.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6130-05.
Salário Criador de Gado - Eqüino

Criador de Gado - Eqüino: Brasil

  • 229
  • Brasil
  • 1.590 - 2.653
  • 43h
O profissional no cargo de Criador de Gado - Eqüino CBO 6130-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.590 e 2.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6130-05.
Salário Engordador de Gado Bovino

Engordador de Gado Bovino: Brasil

  • 229
  • Brasil
  • 1.590 - 2.653
  • 43h
O profissional no cargo de Engordador de Gado Bovino CBO 6130-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.590 e 2.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6130-05.
Salário Invernador de Gado

Invernador de Gado: Brasil

  • 229
  • Brasil
  • 1.590 - 2.653
  • 43h
O profissional no cargo de Invernador de Gado CBO 6130-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.590 e 2.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6130-05.
Salário Invernador de Gado Bovino

Invernador de Gado Bovino: Brasil

  • 229
  • Brasil
  • 1.590 - 2.653
  • 43h
O profissional no cargo de Invernador de Gado Bovino CBO 6130-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.590 e 2.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6130-05.
Salário Parceiro na Pecuária

Parceiro na Pecuária: Brasil

  • 229
  • Brasil
  • 1.590 - 2.653
  • 43h
O profissional no cargo de Parceiro na Pecuária CBO 6130-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.590 e 2.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6130-05.
Salário Pecuarista

Pecuarista: Brasil

  • 229
  • Brasil
  • 1.590 - 2.653
  • 43h
O profissional no cargo de Pecuarista CBO 6130-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.590 e 2.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6130-05.
Salário Pequeno Produtor Rural

Pequeno Produtor Rural: Brasil

  • 229
  • Brasil
  • 1.590 - 2.653
  • 43h
O profissional no cargo de Pequeno Produtor Rural CBO 6130-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.590 e 2.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6130-05.
Salário Criador em Pecuária Polivalente

Criador em Pecuária Polivalente: Brasil

  • 229
  • Brasil
  • 1.590 - 2.653
  • 43h
O profissional no cargo de Criador em Pecuária Polivalente CBO 6130-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.590 e 2.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6130-05.
Salário Produtor Rural em Pecuária

Produtor Rural em Pecuária: Brasil

  • 229
  • Brasil
  • 1.590 - 2.653
  • 43h
O profissional no cargo de Produtor Rural em Pecuária CBO 6130-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.590 e 2.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6130-05.
Salário Arrendatário (pecuária)

Arrendatário (pecuária): Brasil

  • 229
  • Brasil
  • 1.590 - 2.653
  • 43h
O profissional no cargo de Arrendatário (pecuária) CBO 6130-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.590 e 2.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6130-05.