CBO 5165-05 - Agente funerário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores dos serviços funerários

O profissional no cargo de Agente funerário CBO 5165-05 executa atividades de organização e realização de funerais, atendendo as famílias das pessoas falecidas, contatando órgão competente para a liberação dos corpos, providenciando a preparação dos corpos por meio de técnicas de conservação e embelezamento, organizando o local para velório e conduzindo o cortejo fúnebre para o local de sepultamento ou cremação Providencia registros de óbito e demais documentos necessários.

Cumpre legislação, normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5165-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores dos serviços funerários que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Agente funerário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores dos serviços funerários CBO 5165-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5165-05

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores dos serviços funerários.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Agente funerário

O Agente funerário CBO 5165-05 presta primeiro atendimento à família do falecido, acolhendo-a e identificando a circunstância e local do óbito Verifica quem será o contratante dos serviços funerários.

Orienta a família quanto aos procedimentos legais e solicita-lhe documentação do falecido e declaração de óbito.

Contata órgão competente para a liberação do corpo e comunica à família o horário previsto Consulta a família sobre sua religião, sobre o velório e sobre a realização de sepultamento ou cremação.

Pode redigir nota para rádio e ou jornal, comunicando o falecimento Informa à família as opções de serviços funerários.

Solicita roupa para o falecido.

Mede peso e altura do falecido Mostra as opções de urna mortuária, de acordo com as medidas, para escolha.

Em casos especiais – como risco de contágio -, segue os procedimentos legais de urna lacrada.

Providencia o local do velório, a cerimônia religiosa e o local para sepultamento ou cremação Fornece as medidas da urna para o cemitério Encaminha o corpo para a preparação.

Providencia a preparação do corpo, avaliando seu estado e verificando a causa mortis Acompanha a higienização do corpo, a colocação de algodão para tamponar o nariz e a boca, e a aplicação de material conservante, por formolização, embalsamamento ou tanatopraxia Veste o corpo.

Providencia a execução de restauração facial e de necromaquiagem Ornamenta a urna.

Encaminha o corpo para o cerimonial Pode trasladar o corpo, para fora do município Organiza o cerimonial, de acordo com a religião.

Ornamenta o local do velório e mantém a sua organização Checa as alterações do corpo Pode fornecer serviços de copa.

Pode alertar a família sobre a necessidade de antecipação do sepultamento Transporta a urna em veículo funerário, conduzindo o cortejo fúnebre ao cemitério, onde o corpo será sepultado Pode transportar a urna ao crematório, para processo de cremação do corpo.

Prepara a documentação necessária Confere e complementa a declaração de óbito Emite documentos para cartório e guia de sepultamento para cemitério Expede ata de embalsamamento, formolização ou tanatopraxia Registra histórico do falecido (Serviço de Verificação de Óbito).

Obtém documentação para traslado ou cremação Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual – tais como luvas, máscaras e aventais – e tomando vacinas Mantém assepsia na sala de preparação e esteriliza os materiais utilizados, considerando protocolos específicos de saúde - relacionados a patógenos e perigos de contaminação - e procedimentos de higiene e biossegurança Acondiciona material para descarte, seguindo normas ambientais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5165-05 deve prestar primeiro atendimento a família, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, organizar o cerimonial, remover o corpo, preparar documentação, providenciar funeral, preparar o corpo, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores dos serviços funerários são empregados com carteira assinada que trabalham em horários diurnos, noturnos e em revezamento de turnos. Trabalham em equipe e são supervisionados permanentemente. Podem trabalhar em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, de forma presencial ou à distância, orientando sobre os procedimentos do funeral. Trabalham sob pressão e, freqüentemente, são expostos a produtos químicos e bactérias.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5165-05

O acesso às ocupações requer a conclusão do ensino fundamental. Os agentes funerários estão aptos a especializar-se em tanatopraxia, técnica de conservação de cadáveres, com duração de quarenta horas.

Atividades exercidas por um Agente funerário CBO 5165-05

Um Agente funerário (ou sinônimo) deve solicitar declaração de óbito a família ou ao orgão competente, trabalhar com ética, fechar a urna, usar luvas, máscaras, botas, aventais e outros, executar restauração facial, manusear cosméticos para necro-maquiagem, ornamentar o local do velório, comunicar a família o momento da liberação do corpo, checar as alterações do corpo, controlar-se emocionalmente, acondicionar material para descarte, anotar peso e altura do falecido, fornecer medidas da urna para o cemitério, administrar o estress, reabrir a urna para última despedida, colher informações sobre as necessidades da família, emitir guia de sepultamento para o cemitério, encaminhar o corpo para a preparação, identificar-se com a profissão, tomar vacinas, avaliar o estado do corpo, verificar destino do corpo - sepultar, cremar e velar, fornecer serviços de copa, redigir nota para rádio e ou jornal, providenciar local para sepultamento, transmitir confiança, trasladar o corpo - fora do município, expedir ata de embalsamamento, formolização ou tanatopraxia, oferecer opções de serviços funerários, identificar a pessoa adequada para conversar, solicitar documentação do falecido e do contratante, manter assepsia na sala de preparação, manter boa postura profissional, verificar causa mortis, tamponar o corpo, ornamentar a urna, orientar a família quanto aos procedimentos legais, higienizar-se, aplicar material conservante - por formolização, embalsamamento ou tanatopraxia, dar provas de paciência, emitir nota e ordem de serviços, emitir declaração de assento de nascimento e óbito e óbito para cartório, higienizar o corpo, obter documentação para traslado ou cremação, conservar a organização do local do velório, encaminhar o corpo para o velório, efetuar necromaquiagem, alertar a família sobre a necessidade de antecipação do sepultamento, usar equipamentos e instrumentos específicos, vestir o corpo, conduzir cortejo ao jazigo, atualizar-se, esterilizar os materiais utilizados, ouvir, montar a essa - paramentos, informar-se sobre a religião da família, providenciar o local do velório, providenciar a cerimônia religiosa, providenciar roupa para o falecido, complementar a declaração de óbito, demonstrar habilidade para negociação, conferir declaração de óbito, registrar histórico do falecido - svo, contatar orgão competente para a liberação do corpo, identificar a circunstância e local do óbito, agir com discrição, demonstrar conhecimentos técnicos e legais, manter sigilo, evitar preconceitos, encaminhar o corpo para órgão competente.

Cargos e salários CBO 5165-05 - Trabalhadores dos serviços funerários

Salário Atendente Funerário

Atendente Funerário: Brasil

  • 11.371
  • Brasil
  • 1.701 - 2.859
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente Funerário CBO 5165-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.701 e 2.859 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 11.371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário

Agente Funerário: Brasil

  • 11.371
  • Brasil
  • 1.701 - 2.859
  • 42h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.701 e 2.859 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 11.371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário - Tanatopraxista

Agente Funerário - Tanatopraxista: Brasil

  • 11.371
  • Brasil
  • 1.701 - 2.859
  • 42h
O profissional no cargo de Agente Funerário - Tanatopraxista CBO 5165-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.701 e 2.859 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 11.371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário Sorocaba

Agente Funerário: Sorocaba, SP

  • 25
  • Sorocaba, SP
  • 2.304 - 3.281
  • 37h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 2.304 e 3.281 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 25 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário Campinas

Agente Funerário: Campinas, SP

  • 9
  • Campinas, SP
  • 2.079 - 3.197
  • 42h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.079 e 3.197 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 9 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário Salvador

Agente Funerário: Salvador, BA

  • 72
  • Salvador, BA
  • 1.504 - 2.014
  • 43h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.504 e 2.014 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 72 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário

Agente Funerário: Rio Grande do Sul

  • 751
  • Rio Grande do Sul
  • 1.759 - 2.581
  • 44h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.759 e 2.581 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 751 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário

Agente Funerário: Goiás

  • 540
  • Goiás
  • 1.494 - 2.159
  • 43h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.494 e 2.159 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário São Paulo

Agente Funerário: São Paulo, SP

  • 751
  • São Paulo, SP
  • 1.863 - 2.734
  • 38h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.863 e 2.734 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 751 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário

Agente Funerário: São Paulo

  • 2.757
  • São Paulo
  • 1.976 - 2.866
  • 42h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.976 e 2.866 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.757 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário

Agente Funerário: Ceará

  • 350
  • Ceará
  • 1.536 - 2.262
  • 43h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.536 e 2.262 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 350 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário Ribeirão Preto

Agente Funerário: Ribeirão Preto, SP

  • 65
  • Ribeirão Preto, SP
  • 2.445 - 3.901
  • 42h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.445 e 3.901 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 65 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário Goiânia

Agente Funerário: Goiânia, GO

  • 110
  • Goiânia, GO
  • 1.525 - 2.200
  • 42h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.525 e 2.200 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 110 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário Campo Grande

Agente Funerário: Campo Grande, MS

  • 33
  • Campo Grande, MS
  • 1.773 - 2.657
  • 42h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.773 e 2.657 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 33 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário Brasília

Agente Funerário: Brasília, DF

  • 148
  • Brasília, DF
  • 1.474 - 2.013
  • 43h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.474 e 2.013 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 148 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário Petrolina

Agente Funerário: Petrolina, PE

  • 23
  • Petrolina, PE
  • 1.356 - 1.938
  • 41h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em Petrolina - PE, ganha entre 1.356 e 1.938 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 23 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário Cuiabá

Agente Funerário: Cuiabá, MT

  • 23
  • Cuiabá, MT
  • 2.102 - 3.409
  • 40h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 2.102 e 3.409 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 23 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.
Salário Agente Funerário

Agente Funerário : Pernambuco

  • 380
  • Pernambuco
  • 1.460 - 2.118
  • 42h
O profissional no cargo de Agente Funerário CBO 5165-05 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 1.460 e 2.118 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 380 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5165-05.