CBO 5142-25 - Trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas
Entenda o que fazem os trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas
Executa serviços de coleta de resíduos, lavagem, pintura, roçada e capinação em vias, praças e outros espaços, para limpeza e conservação de uma área pública. Acondiciona os resíduos e providencia o transporte dos materiais acondicionados por veículo de limpeza urbana, para a destinação final ambientalmente adequada. Cumpre procedimentos, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Realiza a raspagem e a pintura de guias, postes, muros, muretas e afins.
Executa lavagem de vias, escadarias, calçadas, calçadões e outros logradouros públicos, mantendo-os livres de sujeiras ou resíduos e de odores desagradáveis. Pode executar a limpeza das vias e áreas durante e após a realização das feiras livres, fazendo a lavagem e a desinfecção das vias.
Realiza serviços de roçada e capinação de vias e logradouros públicos. Roça e capina mato, grama e vegetação rasteira de sarjetas, calçadas, calçadões, pontos e abrigos de ônibus, passeios públicos de áreas comerciais e outros espaços.
Acondiciona em sacos plásticos os detritos, as faixas, os cartazes e os demais resíduos. Acondiciona materiais de risco - tais como vidro, lâminas e lâmpadas - em embalagem especial. Providencia o transporte dos materiais acondicionados por veículo de limpeza urbana, para a destinação final ambientalmente adequada.
Zela pela segurança das pessoas, sinalizando e isolando as áreas que apresentam risco. Informa, ao supervisor, as possibilidades de contaminação de resíduos sólidos que possam afetar a saúde da população.
Comunica, ao supervisor, os defeitos e as avarias nos equipamentos. Requisita a reposição de materiais e equipamentos.
Desenvolve o trabalho usando equipamentos de proteção individual (EPI), tais como uniforme, luva de proteção e botinas de segurança. Pode participar de cursos ou reuniões com técnico de segurança para receber orientações sobre a utilização correta de EPI, sobre prática postural correta no trabalho e sobre situações ou materiais de risco nos serviços realizados.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 1 | 1 | 1 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 1 | 1 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 3 | 1 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 5 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) PARA LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE ÁREAS PÚBLICAS | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | PINTURA | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | COLETA E RECICLAGEM DE MATERIAL | COLETA DE MATERIAL RECICLÁVEL | 2 | 2 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | COLETA E RECICLAGEM DE MATERIAL | SELEÇÃO DE MATERIAL RECICLÁVEL | 2 | 2 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE ÁREAS PÚBLICAS | 4 | 4 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL DE LIMPEZA | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - ACONDICIONAMENTO DE DETRITOS, FAIXAS, CARTAZES E OUTROS RESÍDUOS | 4 | 5 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - ACONDICIONAMENTO DE VIDRO, LÂMINAS, LÂMPADAS E OUTROS MATERIAIS DE RISCO | 4 | 5 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE ÁREAS PÚBLICAS | 4 | 4 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PROCEDIMENTOS DE COLETA DE RESÍDUOS, LAVAGEM, PINTURA, ROÇADA E CAPINAÇÃO EM VIAS, PRAÇAS E OUTROS ESPAÇOS, PARA LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE ÁREAS PÚBLICAS | 5 | 5 | 4 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - REMOÇÃO DE ANIMAIS MORTOS | 2 | 2 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE ROÇAGEM À MÁQUINA | 4 | 5 | 4 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE VARRIÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS REGULAMENTADORAS EM LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS TÉCNICAS EM LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | 2 | 2 | 1 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | EDUCAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL. | 2 | 2 | 1 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 1 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 1 | 1 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham em companhias e órgãos de limpeza pública, em condomínios de edifícios, em empresas comerciais e industriais, como assalariados e com carteira assinada, as atividades são realizadas em recintos fechados ou a céu aberto. Trabalham individualmente ou em equipe, com ou sem supervisão permanente. O horário de trabalho é variado, podendo ser diurno, noturno ou em regime de rodízio de turnos. Algumas das atividades podem ser exercidas em grandes alturas, subterrâneos ou em posições desconfortáveis por longos períodos, com exposição a ruído intenso e a poluição dos veículos.Exigências do mercado de trabalho
O acesso às ocupações de faxineiro e limpador de vidros é livre. O exercício das ocupações de coletor de lixo e gari requer quarta série do ensino fundamental e a ocupação de trabalhador de serviços de manutenção de edifícios e logradouros tem como requisito o ensino fundamental completo. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- conservar Áreas públicas;
- demonstrar competências pessoais;
- zelar pela segurança das pessoas;
- trabalhar com segurança;
- coletar resíduos;
- preservar vias públicas;
- comunicar-se;
- rastelar áreas de trabalho;
- prestar informações as pessoas sobre o comércio local;
- contornar situações adversas;
- sinalizar áreas de risco;
- demonstrar educação no trato com pessoas;
- participar de cursos de aperfeiçoamento;
- varrer calçadas;
- acondicionar materiais de risco - vidro, lâmpada, etc;
- atender solicitações;
- ensacar animais mortos;
- demonstrar destreza manual;
- isolar áreas de trabalho;
- relatar avarias nos equipamentos;
- solicitar coleta de animais mortos;
- demonstrar controle emocional;
- isolar áreas de risco;
- lavar áreas públicas;
- notificar ocarrências;
- demonstrar senso de responsabilidade;
- verificar material de trabalho;
- manter-se alerta;
- participar de cursos de capacitação;
- praticar ginástica laboral;
- demonstrar atenção;
- demonstrar preparo físico;
- realizar exames médicos períodicos;
- comunicar ausência ao supervisor;
- justificar sua ausência ao supervisor;
- conversar com munícipes sobre condições de segurança;
- participar de reuniões com técnicos de segurança;
- demonstrar espírito de equipe;
- verificar epi;
- amontoar detritos e folhagem;
- comunicar ao supervisor defeitos nos equipamentos de trabalho;
- capinar área de trabalho;
- posicionar-se na contramão do fluxo de carros;
- recolher lixo espalhado;
- comunicar situações de risco;
- tornar acessíveis as áreas de coleta;
- respeitar distância máxima entre membros da equipe;
- recolher animais mortos;
- recolher entulho;
- comunicar-se com colegas de trabalho;
- demonstrar equilíbrio físico;
- informar meios de transporte;
- vestir uniforme;
- demonstrar presteza;
- roçar área de trabalho;
- varrer sarjetas e calçadões;
- pintar guias, postes, viadutos, muretas,etc;
- tomar vacina;
- comunicar possibilidades de contaminação com residuos sólidos de serviços de saúde;
- solicitar apoio de instituições;
- requisitar reposição de materiais e equipamentos;
- demonstrar agilidade;
- solicitar a retirada de veículos que impeçam o trabalho;
- remover faixas e cartazes;
- acondicionar lixo em latões ou sacos plásticos;
- empurrar carriho - lutocar;
- utilizar equipamento de proteção individual;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5142-25
CBO 5142-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas que pertence ao grupo dos trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores nos serviços de administração, conservação e manutenção de edifícios e logradouros
-
-
-
-
- Trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 5142-25 - Trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 514225 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 514225 em todos os estados e cidades do Brasil.