CBO 5134-35 - Atendente de lanchonete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
O profissional no cargo de Atendente de lanchonete CBO 5134-35 recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.
Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.
Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lanchonete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Atendente de lanchonete
O Atendente de lanchonete CBO 5134-35 organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.
Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.
Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.
Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.
Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.
Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.
Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.
Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.
Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.
Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.
Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.
Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.
Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.
Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5134-35 deve servir o cliente, higienizar utensílios e equipamentos, atender o cliente, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, demonstrar competências pessoais, desmontar praça, organizar o trabalho, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-35
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35
Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve lavar utensílios, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, demonstrar cordialidade, desmontar mesas, providenciar gelo, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, encaminhar pedidos para cozinha e bar, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, servir café, montar mesa, bandeja, balcão e bar, fornecer informações ao cliente, retirar louça e prataria da máquina de lavar, selecionar enxoval de copos, acomodar cliente, entregar cardápio, inventariar bebidas consumidas, limpar balcão e bancada, preparar café, limpar prataria, limpar equipamentos, guardar produtos, servir pratos, contornar situações adversas, dar sugestões, questionar as preferências do cliente, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, guardar louças, copos e/ou prataria, substituir cinzeiros, esterilizar instrumentos e materiais, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, controlar sobras e perdas, trabalhar em equipe, checar pedido antes de servir, demonstrar criatividade, recepcionar cliente, preparar sanduíches, tirar pedido, servir sobremesas, preparar saladas, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, receber contas, demonstrar acuidade sensorial, servir aperitivos, conferir ordem de serviço, trazer conta, forrar bandeja, servir charutos, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, aquecer alimentos, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, selecionar utensílios, separar lixo, descrever pratos e produtos oferecidos, repor material de apoio, demonstrar capacidade de comunicação, fazer porções para viagem, controlar acesso de pessoas, demonstrar discreção, tirar toalhas, retirar restos de comida, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, cortar frutas para decoração, acompanhar cliente a mesa, desmontar o bufê - buffet, limpar mesa, secar louça e/ou prataria, preparar couvert, observar ponto de cozimento dos alimentos, organizar espaço, dobrar guardanapos, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, limpar bandejas e carrinho, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, demonstrar dinamismo, servir chá, licores e digestivos, descongelar alimentos, demonstrar equilíbrio emocional, demonstrar atenção focada, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, observar apresentação dos pratos, selecionar produtos - limpeza e outros, cumprir normas e procedimentos sanitários, destinar o lixo, trabalhar sob pressão, colocar bebidas para gelar, atender reclamações do cliente, limpar o chão, substituir cobre-manchas, demonstrar proatividade, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, servir bebidas, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, preparar frutas, informar previsão de tempo de espera, escolher louça, demonstrar capacidade de organização, checar conta, repor bebidas, selecionar alimentos e bebidas, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, ouvir atentamente - saber ouvir.