CBO 5134-35 - Atendente de lanchonete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
O profissional no cargo de Atendente de lanchonete CBO 5134-35 recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.
Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.
Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lanchonete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
O que faz um Atendente de lanchonete
O Atendente de lanchonete CBO 5134-35 organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.
Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.
Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.
Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.
Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.
Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.
Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.
Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.
Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.
Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.
Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.
Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.
Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.
Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5134-35 deve servir o cliente, demonstrar competências pessoais, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, atender o cliente, higienizar utensílios e equipamentos, desmontar praça, organizar o trabalho, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-35
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35
Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve limpar o chão, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, ouvir atentamente - saber ouvir, trabalhar em equipe, demonstrar proatividade, servir sobremesas, trabalhar sob pressão, demonstrar discreção, esterilizar instrumentos e materiais, preparar café, repor bebidas, desmontar mesas, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, inventariar bebidas consumidas, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, descongelar alimentos, checar pedido antes de servir, demonstrar dinamismo, demonstrar acuidade sensorial, limpar equipamentos, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, lavar utensílios, guardar louças, copos e/ou prataria, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, demonstrar atenção focada, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, tirar pedido, desmontar o bufê - buffet, selecionar alimentos e bebidas, controlar acesso de pessoas, organizar espaço, selecionar enxoval de copos, observar ponto de cozimento dos alimentos, observar apresentação dos pratos, dobrar guardanapos, destinar o lixo, contornar situações adversas, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar cordialidade, cortar frutas para decoração, limpar prataria, montar mesa, bandeja, balcão e bar, preparar couvert, encaminhar pedidos para cozinha e bar, forrar bandeja, servir café, aquecer alimentos, substituir cinzeiros, servir pratos, selecionar utensílios, servir aperitivos, retirar louça e prataria da máquina de lavar, providenciar gelo, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, atender reclamações do cliente, preparar saladas, questionar as preferências do cliente, limpar bandejas e carrinho, receber contas, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, limpar balcão e bancada, acomodar cliente, recepcionar cliente, secar louça e/ou prataria, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, separar lixo, acompanhar cliente a mesa, selecionar produtos - limpeza e outros, escolher louça, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, demonstrar capacidade de organização, repor material de apoio, checar conta, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, dar sugestões, fornecer informações ao cliente, conferir ordem de serviço, informar previsão de tempo de espera, demonstrar equilíbrio emocional, servir charutos, servir bebidas, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, fazer porções para viagem, entregar cardápio, servir chá, licores e digestivos, cumprir normas e procedimentos sanitários, substituir cobre-manchas, retirar restos de comida, demonstrar criatividade, limpar mesa, tirar toalhas, guardar produtos, controlar sobras e perdas, preparar sanduíches, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, colocar bebidas para gelar, preparar frutas, trazer conta, descrever pratos e produtos oferecidos, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly.