CBO 4223-15 - Operador de telemarketing receptivo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing receptivo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-15

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Operadores de telemarketing e afins.

O que faz um Operador de telemarketing receptivo

O Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.

Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.

Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.

Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.

Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.

Pode enviar mensagem pós-atendimento.

Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.

Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-15 deve cobrar débitos, atender usuários de produtos e ou serviços, seguir roteiros e scripts, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, prestar serviços técnicos e especializados, demonstrar competências pessoais, oferecer serviços e produtos, cadastrar clientes.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-15

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15

Um Operador de telemarketing receptivo (ou sinônimo) deve finalizar contato e/ou ocorrência, argumentar com o cliente/solicitante, solicitar providências técnicas junto a área competente, confirmar dados cadastrais, direcionar atendimento, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, oferecer formas e condiçoes de pagamento, verificar disponibilidade de entrega, definir formas de pagamento, fornecer informações, oferecer alternativas de produtos e serviços, negociar descontos, demonstrar capacidade de tomar decisões, trabalhar em equipe, negociar valores, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, oferecer benefícios variados, informar prazo de entrega, demonstrar objetividade, identificar problemas, oferecer soluções, informar relação custo-benefício, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, providenciar retirada de restrições ao crédito, comunicar débitos, consultar supervisor, informar disponibilidade de serviços agregados, identificar necessidades do interlocutor, demonstrar agilidade no atendimento, negociar valor de débitos, confirmar dados, atualizar cadastro por telefone, descrever o produto, demonstrar atenção concentrada, administrar conflitos, identificar clientes potenciais, reverter a insatisfação do cliente, finalizar pendências de serviços, demonstrar paciência, avaliar perfil de consumo, orientar o usuário/solicitante, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar empatia, orientar usuário de telefonia, depurar informações, informar restrições ao crédito, enviar mensagens pós-atendimento, consultar área técnica, identificar-se ao cliente, informar sanções contratuais, consultar manuais, procedimentos e etc, analisar reclamações com maior flexibilidade, evidenciar vantagens do produto ou serviço, finalizar pendência técnica, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de resiliência, ouvir mensagem do cliente/solicitante, demonstrar o cliente a sua importância, negociar datas de pagamento, calcular encargos do débito, consultar histórico, atualizar listas, oferecer vantagens, demonstrar capacidade de saber ouvir, realizar triagem de atendimento, agendar retorno - follow-up, solicitar informações ao cliente, esclarecer dúvidas, demonstrar qualidade de voz e dicção, efetivar a venda, abordar o cliente, demonstrar auto controle.

Cargos e salários CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Operador de Telemarketing Receptivo

Operador de Telemarketing Receptivo: Paraíba

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Paraíba, ganha entre 1.418 e 1.872 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 612 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Campo Grande

Atendente de Telemarketing: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.533 e 2.177 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 557 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Maceió

Atendente de Telemarketing: Maceió, AL

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.453 e 1.984 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 191 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing São Bernardo do Campo

Atendente de Telemarketing: São Bernardo do Campo, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 1.636 e 2.202 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.266 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Rio Claro

Atendente de Telemarketing: Rio Claro, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Rio Claro - SP, ganha entre 1.411 e 1.842 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 860 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.671 e 2.462 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 2.366 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Juiz de Fora

Atendente de Telemarketing: Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 1.600 e 2.346 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 174 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Campinas

Atendente de Telemarketing: Campinas, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1.648 e 2.606 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 649 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Joinville

Atendente de Telemarketing: Joinville, SC

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 1.698 e 2.512 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 986 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Itu

Atendente de Telemarketing: Itu, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Itu - SP, ganha entre 2.054 e 3.491 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 38 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Serra

Atendente de Telemarketing: Serra, ES

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Serra - ES, ganha entre 1.560 e 2.197 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 315 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Distrito Federal

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.534 e 2.208 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.567 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Piauí

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Piauí, ganha entre 1.411 e 1.849 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 1.710 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Florianópolis

Atendente de Telemarketing: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 1.643 e 2.418 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 606 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Santo André

Atendente de Telemarketing: Santo André, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 1.597 e 2.393 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 571 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Sorocaba

Atendente de Telemarketing: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 1.711 e 2.754 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 315 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Volta Redonda

Atendente de Telemarketing: Volta Redonda, RJ

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Volta Redonda - RJ, ganha entre 1.564 e 2.273 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 105 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Pernambuco

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 1.466 e 2.007 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 732 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.