CBO 4223-15 - Operador de telemarketing receptivo

Entenda o que fazem os operadores de telemarketing e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Operador de telemarketing receptivo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Operador de telemarketing receptivo

Recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento. Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas. Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos. Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços. Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas. Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa. Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente.

Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado. Consulta o histórico do cliente, quando necessário.

Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens. Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.

Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções. Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais –, para resolução do problema apresentado. Pode enviar mensagem pós-atendimento. Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação.

Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida. Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo. Pode providenciar retirada de restrições ao crédito.

Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável.

Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos. Abre e acompanha registros e protocolos.

Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário.

Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida. Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NETIQUETTE: ETIQUETA NA COMUNICAÇÃO ONLINE 4 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TRIAGEM DE CLIENTES CONFORME DEMANDA, SOLICITAÇÃO OU MANIFESTAÇÃO 4 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PESQUISA DE SATISFAÇÃO 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - CADASTRO DE CLIENTES E INFORMAÇÕES DE CRÉDITO E RESTRIÇÕES 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS E PROCEDIMENTOS FINANCEIROS EM TELEMARKETING COMERCIAL 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - RELACIONAMENTO INTRAPESSOAL 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:...) - SIGILO PROFISSIONAL 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING TELEMARKETING 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - AMBIENTE DE CALL CENTER MODERNO: AMBIÊNCIA, QUALIDADE E CONFORTO 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - CAPTAÇÃO, RETENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE CLIENTES EM TELEMARKETING 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRICO DO ATENDIMENTO EM TELEMARKETING: VERIFICAÇÃO DOS ATENDIMENTOS ANTERIORES, PROCESSAMENTO, ENCAMINHAMENTO E FINALIZAÇÃO DE TRANSAÇÕES E PENDÊNCIAS 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - MARKETING DE PRODUTO 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - PÓS-ATENDIMENTO EM TELEMARKETING 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - ROTEIROS, SCRIPTS E MANUAIS DE TELEATENDIMENTO (VENDAS E COMERCIAL) 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE EXECUÇÃO DE ROTINAS DE TELEATENDIMENTO 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - SUPORTE E INFORMAÇÕES TÉCNICAS EM TELEMARKETING: ENCAMINHAMENTO ÀS ÁREAS TÉCNICAS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE VENDAS EM TELEMARKETING 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE TELEMARKETING 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - TRANSAÇÕES COMERCIAIS E FINANCEIRAS EM TELEMARKETING 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - USO DE TELEFONIA MÓVEL E REDES SOCIAIS PARA TELEMARKETING 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL - TELEMARKETING RECEPTIVO 2 2 2
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - PLATAFORMA DE TELEFONIA PROFISSIONAL - PABX E CENTRAL TELEFÔNICA 3 3 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - PLATAFORMAS DE COMUNICAÇÃO UNIFICADA E ATENDIMENTO MULTICANAL 3 3 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - SISTEMA DE INTEGRAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E TELEFONIA - TELEFONIA DIGITAL 3 4 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA OTIMIZAÇÃO DO TELEATENDIMENTO: SISTEMAS DE TELEFONIA AUTOMATIZADA 3 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - DISCRIÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RESILIÊNCIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - AUTOCONTROLE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - CORDIALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - POLIDEZ 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - DICÇÃO 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • atender usuários de produtos e ou serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar clientes;
  • seguir roteiros e scripts;
  • oferecer serviços e produtos;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • cobrar débitos;
  • realizar triagem de atendimento;
  • analisar reclamações com maior flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • finalizar contato e/ou ocorrência;
  • consultar supervisor;
  • fornecer informações;
  • consultar histórico;
  • informar sanções contratuais;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar atenção concentrada;
  • identificar-se ao cliente;
  • identificar problemas;
  • depurar informações;
  • negociar valor de débitos;
  • administrar conflitos;
  • finalizar pendências de serviços;
  • calcular encargos do débito;
  • comunicar débitos;
  • reverter a insatisfação do cliente;
  • confirmar dados cadastrais;
  • demonstrar qualidade de voz e dicção;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • providenciar retirada de restrições ao crédito;
  • demonstrar capacidade de resiliência;
  • oferecer formas e condiçoes de pagamento;
  • atualizar listas;
  • esclarecer dúvidas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • informar prazo de entrega;
  • verificar disponibilidade de entrega;
  • agendar retorno - follow-up;
  • negociar descontos;
  • ouvir mensagem do cliente/solicitante;
  • informar disponibilidade de serviços agregados;
  • efetivar a venda;
  • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
  • demonstrar objetividade;
  • consultar manuais, procedimentos e etc;
  • definir formas de pagamento;
  • oferecer vantagens;
  • abordar o cliente;
  • demonstrar o cliente a sua importância;
  • informar restrições ao crédito;
  • argumentar com o cliente/solicitante;
  • descrever o produto;
  • demonstrar auto controle;
  • enviar mensagens pós-atendimento;
  • abrir chamados técnicos - ordens de serviços;
  • finalizar pendência técnica;
  • solicitar providências técnicas junto a área competente;
  • avaliar perfil de consumo;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar capacidade de saber ouvir;
  • negociar datas de pagamento;
  • negociar valores;
  • demonstrar paciência;
  • orientar usuário de telefonia;
  • informar relação custo-benefício;
  • confirmar dados;
  • orientar o usuário/solicitante;
  • oferecer soluções;
  • oferecer benefícios variados;
  • consultar área técnica;
  • atualizar cadastro por telefone;
  • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
  • oferecer alternativas de produtos e serviços;
  • solicitar informações ao cliente;
  • demonstrar agilidade no atendimento;
  • identificar necessidades do interlocutor;
  • acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais;
  • demonstrar empatia;
  • direcionar atendimento;
  • identificar clientes potenciais;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-15

CBO 4223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operador de telemarketing receptivo que pertence ao grupo dos operadores de telemarketing e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing e afins

Cargos e salários CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing e afins

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 422315 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Operadores de telemarketing e afins em todos os estados e cidades do Brasil.

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CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Minas Gerais 38h 10.555
4223-15 Atendente de Telemarketing João Pessoa, PB 39h 338
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Barueri, SP 36h 3.806
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Florianópolis, SC 36h 692
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo São José do Rio Preto, SP 38h 323
4223-15 Atendente de Telemarketing Jundiaí, SP 36h 3.836
4223-15 Atendente de Telemarketing São José do Rio Preto, SP 38h 315
4223-15 Atendente de Telemarketing Maranhão 37h 1.165
4223-15 Atendente de Telemarketing Eusébio, CE 37h 445
4223-15 Atendente de Telemarketing Rio de Janeiro 38h 3.673
4223-15 Atendente de Telemarketing Santo André, SP 38h 567
4223-15 Atendente de Telemarketing Goiânia, GO 39h 1.783
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Goiás 40h 2.930
4223-15 Atendente de Telemarketing Santos, SP 36h 96
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Salvador, BA 38h 694
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Ribeirão Preto, SP 37h 442
4223-15 Atendente de Telemarketing Vila Velha, ES 38h 565
4223-15 Atendente de Telemarketing Vitoria, ES 37h 281
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Osasco, SP 39h 365
4223-15 Atendente de Telemarketing Manaus, AM 41h 523
4223-15 Atendente de Telemarketing Belo Horizonte, MG 39h 4.134
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Vila Velha, ES 38h 615
4223-15 Atendente de Telemarketing Osasco, SP 39h 365
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Volta Redonda, RJ 38h 97
4223-15 Atendente de Telemarketing Juiz de Fora, MG 39h 165
4223-15 Atendente de Telemarketing Barueri, SP 36h 3.806
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Fortaleza, CE 37h 6.333
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Pernambuco 39h 752
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Rio de Janeiro, RJ 38h 2.603
4223-15 Atendente de Telemarketing Tubarão, SC 43h 37
4223-15 Atendente de Telemarketing Uberlândia, MG 36h 3.529
4223-15 Atendente de Telemarketing Mato Grosso do Sul 38h 821
4223-15 Atendente de Telemarketing Guarulhos, SP 40h 574
4223-15 Atendente de Telemarketing Foz do Iguaçu, PR 43h 68
4223-15 Atendente de Telemarketing Teresina, PI 36h 1.574
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo São Paulo 37h 47.852
4223-15 Atendente de Telemarketing Florianópolis, SC 36h 665
4223-15 Atendente de Telemarketing Palmas, TO 41h 138
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Paraíba 40h 605
4223-15 Atendente de Telemarketing Recife, PE 38h 474
4223-15 Atendente de Telemarketing Joinville, SC 35h 1.009
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Joinville, SC 35h 1.009
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo São José dos Campos, SP 37h 544
4223-15 Atendente de Telemarketing Canoas, RS 41h 53
4223-15 Atendente de Telemarketing Belém, PA 39h 268
4223-15 Atendente de Telemarketing São José dos Campos, SP 37h 544
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Brasília, DF 36h 1.473
4223-15 Atendente de Telemarketing Sorocaba, SP 39h 306
4223-15 Operador de Telemarketing Receptivo Santos, SP 36h 96
4223-15 Atendente de Telemarketing Franca, SP 38h 195

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