CBO 4222-20 - Operador de rádio-chamada - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia
O profissional no cargo de Operador de rádio-chamada CBO 4222-20 opera equipamentos e sistemas de radiotelefonia, recebendo e transmitindo mensagens Pode operar, além de sistemas de radiotelefonia convencionais, sistemas informatizados de comunicação.
Elabora relatórios para supervisores e para áreas internas, registrando os serviços efetuados e as falhas de sistemas de radiotelefonia, entre outras informações Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4222-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de rádio-chamada, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
- Trabalhadores de informações ao público.
- Operadores de telefonia.
O que faz um Operador de rádio-chamada
O Operador de rádio-chamada CBO 4222-20 opera equipamentos e sistemas de radiotelefonia em áreas e centros de telecomunicações Pode operar, além de sistemas de radiotelefonia convencionais, sistemas digitais de radiocomunicação, sistemas de monitoramento de operações logísticas de transporte e sistemas de radiocomunicação integrados a sistemas de geolocalização.
Recebe e transmite mensagens por radiotelefonia, identificando a origem da chamada, verificando o tipo de solicitação e indicando o código de serviço.
Pode atuar em atividades críticas de saúde e segurança pública - como salvatagem, urgência e emergência - e em operações remotas - como em plataformas de petróleo offshore - Pode atuar, também, em transporte sobre pneus - como radiotáxi, caminhões e veículos de aluguel -, em transporte sobre trilhos, em aeronaves e em embarcações.
Atende, transfere e monitora chamadas, localizando veículo mais próximo Direciona os serviços, intermediando informações entre o usuário e o condutor do veículo.
Controla tempo de atendimento e de execução das atividades, visando eficácia do trabalho e satisfação dos clientes.
Controla senhas e acessos de clientes Comunica-se por escrito, recebendo, programando, codificando, retransmitindo e enviando mensagens eletrônicas.
Elabora relatórios para supervisores e para áreas internas, registrando os serviços efetuados, as solicitações, as sugestões, as reclamações e as falhas de sistemas de radiotelefonia.
Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4222-20 deve treinar funcionários, prestar serviços, atender o cliente, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, comunicar-se, elaborar escalas de trabalho, fornecer informações.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-20
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Operador de rádio-chamada CBO 4222-20
Um Operador de rádio-chamada (ou sinônimo) deve demonstrar paciência, adeqüar o tom de voz, participar de cursos específicos, acessar códigos, identificar origem da chamada, demonstrar entusiasmo, operar plataforma de atendimento telefônico, atualizar código de grupo, sugerir agenda de folgas, intermediar trasnsmissão de informações entre motorista e cliente, orientar trajeto do motorista, transmitir informações corretamente, acionar despertador automático, enviar mensagens, digitar teclados, sondar tipo de solicitação de serviço, responder a questionários de avaliação interna, demonstrar segurança, comunicar-se em outros idiomas, gravar informações, demonstrar objetividade, identificar código de serviço na tela do computador, atentar para comunicados na tela do computador, escutar atentamente - saber ouvir, demonstrar respeito com o cliente, dominar o idioma inglês, identificar-se - nome do atendente, ouvir o cliente, consultar código de grupo, manter sigilo, saudar o cliente, higienizar equipamentos de trabalho, conservar equipamentos de trabalho, trocar senha do cliente, demonstrar prontidão, retransmitir mensagens, demonstrar auto-controle, falar formalmente, demonstrar capacidade de assimilação, direcionar cliente a outros serviços, transferir chamadas internas e externas, programar mensagem, demonstrar agilidade, demonstrar cordialidade, demonstrar pontualidade, ler mensagem para cliente, digitar mensagem, demonstrar imparcialidade, pronunciar-se claramente, localizar veículo mais próximo do usuário, interpretar mensagem do cliente.