CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Recepcionista, em geral realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral (ou similar) planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções

O funcionário CBO 4221-05 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, agendar serviços, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve verificar cadastro e reserva, coordenar equipe, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, interagir com os outros departamentos, encaminhar o cliente para os diversos setores, ouvir com atenção, receber pagamentos, atender o cliente com informações precisas, imprimir relatórios de controle, oferecer auxílio para a bagagem, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar eficiência, demonstrar entusiasmo, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, organizar materiais de trabalho, demonstrar respeito mútuo, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar pró atividade, fornecer informações meteorológicas, providenciar solicitações de reservas especiais, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, propor associação de programas de fidelidade, distribuir malotes, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, pré-cadastrar o cliente, demonstrar senso de organização, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, identificar o espaço físico da empresa, anotar telefonemas e recados, demonstrar autonomia, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, demonstrar paciência, transmitir recados e fax, conferir documentos com identificação, organizar malotes, demonstrar conhecimentos de informática, efetuar acertos em contas, acolher o cliente e passageiro, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, circular informações internas, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar empatia, demonstrar espírito de equipe, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, conferir idoneidade dos clientes, agendar reservas / consultas dos clientes, averiguar horário de saída dos grupos, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, participar de reuniões na troca de turnos, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar interesse, demosntrar iniciativa, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, acionar alarme de segurança em caso de assalto, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., agir com bom senso, guardar volumes de prestadores de serviços, emitir notas fiscais e recibos, anunciar a chegada do cliente.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

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