CBO 4211-25 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4211-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Operador de caixa executa rotinas de registro de entradas de valores e de saídas de produtos e serviços Presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, sobre preços e sobre condições de pagamento.

Faz abertura e fechamento do caixa Registra a venda e recebe o pagamento em numerário, cartões ou outros meios Presta conta dos valores movimentados, elaborando relatórios e remetendo numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.

Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de caixa

O Operador de caixa (ou similar) presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, de acordo com as necessidades do cliente Divulga promoções e lançamento de produtos.

Levanta opiniões, reclamações e sugestões junto aos clientes.

Informa preços e condições de pagamento Recebe devoluções de mercadorias e faz ressarcimento do valor pago, dentro das condições previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Presta atendimento preferencial para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo e outras condições previstas em legislação Faz abertura e fechamento do caixa.

Registra a venda de produtos e serviços, manualmente, digitando informações em sistema ou utilizando leitor de códigos de barras.

Recebe e confere o pagamento em numerário, cartões ou outros meios, observando as condições de pagamento e do funcionamento do crediário Emite cupons fiscais e notas fiscais físicas ou eletrônicas, de acordo com a legislação vigente.

Informa condições para trocas.

Embala ou providencia a embalagem de mercadorias, de acordo com princípios de sustentabilidade Elabora relatórios de prestação de contas da movimentação do caixa Remete numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.

Pode auxiliar a tesouraria na preparação e no envio dos malotes de numerário Pode verificar a exposição de produtos nas dependências do estabelecimento, solicitando reposição Organiza e arquiva documentos e cupons.

.

Funções

O funcionário CBO 4211-25 deve controlar numerários e valores, prestar informações, comunicar-se, realizar atividades técnico-administrativas, receber valores de vendas de produtos e serviços, demonstrar competências pessoais.

Atividades exercidas por um Operador de caixa CBO 4211-25

Um Operador de caixa (ou sinônimo) deve demonstrar honestidade, efetuar o fechamento do caixa, consultar os procedimentos e normas da empresa, manter sigilo profissional, demonstrar responsabilidade, sangrar valores do caixa, demonstrar fluência verbal, contar numerário, participar de cursos de treinamento, agir com ética, informar as condições de pagamento, consultar código de defesa do consumidor, demonstrar paciência, controlar estoque de materiais, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, controlar fluxo de caixa, preencher borderô, relacionar-se com urbanidade, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, oferecer produtos e serviços aos clientes, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, realizar pesquisa pós-venda, embalar produtos vendidos, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, anotar pedidos via telefone, demonstrar agilidade, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, arquivar documentos e cupons fiscais, demonstrar eficiência, informar o horário de atendimento ao público, carimbar documentos e objetos, emitir cupom fiscal, informar prazos e dias da semana definidos para troca de mercadorias, mostrar-se atencioso, demonstrar empatia, informar ingredientes e validade dos produtos alimentícios, registrar entrada de produtos com valor de numerário, demonstrar assiduidade, manter-se atualizado, efetuar troco, trabalhar em equipe, efetuar sangria conforme limite, divulgar promoções e eventos, demonstrar conhecimentos de informática, encaminhar os clientes aos setores competentes, conferir cheques recebidos, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, efetuar pedidos de materiais, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, informar a localização de mercadorias e produtos, vender produtos e serviços via telefone, preencher relatórios administrativos, verificar autenticidade das cédulas recebidas, abrir o caixa, demonstrar pontualidade, atender as necessidades dos clientes, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, realizar pesquisa pré-venda, orientar clientes via telefone, registrar entrada de numerário, informar ao cliente o valor a ser pago.

Cargos e salários CBO 4211-25 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Não há posts para exibir