CBO 4151-05 - Arquivista de documentos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa
O profissional no cargo de Arquivista de documentos CBO 4151-05 realiza o arquivamento de documentos, incorporando as novas aquisições em acervos físico e digital e executando a conservação e a manutenção dos acervos – inclusive pelo controle de parâmetros ambientais para preservação dos documentos em papel, sob orientação de profissional de nível superior, em centros de documentação públicos e particulares Atende o público usuário, fornecendo referências para localização de materiais, registrando empréstimos e revisando o estado físico dos documentos devolvidos.
Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições do acervo Cumpre normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4151-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que pertence ao grupo dos escriturários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Arquivista de documentos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa CBO 4151-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4151-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários.
- Auxiliares de serviços de biblioteca, documentação e correios.
- Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
O que faz um Arquivista de documentos
O Arquivista de documentos CBO 4151-05 planeja o trabalho, tomando conhecimento das orientações emitidas por profissional de nível superior - responsável pela criação, pela organização e pela manutenção de acervos - e priorizando atividades Verifica a disponibilidade de materiais e de equipamentos para a realização dos trabalhos, providenciando os faltantes.
Incorpora documentos aos acervos físico e digital, conferindo material adquirido e controlando sua qualidade.
Registra a entrada em sistema informatizado Auxilia na catalogação e na classificação dos documentos.
Providencia cópias de segurança Prepara documentos para digitalização e identifica cada um deles com código de barras ou outra forma de identificação.
Coloca os novos documentos em arquivo físico, estático ou deslizante.
Disponibiliza os novos documentos em formato digital Faz a conservação e a manutenção de arquivos físicos, higienizando e desinfetando documentos, examinando a forma de armazenamento dos itens e controlando parâmetros ambientais para preservação.
Encaderna documentos.
Mantém arquivos digitais para que estejam sempre acessíveis e recuperáveis, em sistemas que incorporam os avanços na tecnologia de armazenamento eletrônico Inventaria o acervo, sob supervisão e seguindo orientações de profissional de nível superior Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições temporárias do acervo.
Auxilia na montagem e na manutenção de exposições permanentes Auxilia no atendimento aos usuários, informando-lhes as referências para recuperar documentos Orienta a consulta nos acervos e nas bases de dados catalográficos e bibliográficos.
Esclarece dúvidas, indicando fontes alternativas das informações procuradas Reserva material do acervo para o usuário, realiza o empréstimo e controla a devolução.
Orienta o usuário sobre o manuseio da documentação e revisa o estado físico dos documentos devolvidos Monitora o uso de materiais do acervo comum e de obras raras Empresta e pede empréstimo de materiais a outras instituições.
Pesquisa dados e rastreia normas técnicas, em atendimento a solicitações de usuários Cadastra e atualiza informações de usuários Pode elaborar relatórios e organizar dados estatísticos.
Providencia a aquisição de material para os acervos físicos e digitais, apurando preços, verificando especificações e acessando sistema para consultar a data de entrega Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos e equipamentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.
Monitora o funcionamento do sistema de informática Solicita serviços de manutenção para reparos em equipamentos Realiza a destinação de resíduos, providenciando descarte de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual – tais como luvas, óculos de segurança, máscara de proteção respiratória e toucas -, especialmente durante os processos de higienização de documentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4151-05 deve preservar acervo, prestar serviço de comutação, demonstrar competências pessoais, incorporar material ao acervo, recuperar dados e informações, alimentar base de dados, disponibilizar fonte de dados para usuários, orientar usuários, providenciar aquisição do material para o acervo, elaborar estatísticas, organizar o acervo.
Condições de trabalho dessas profissões
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4151-05
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Arquivista de documentos CBO 4151-05
Um Arquivista de documentos (ou sinônimo) deve magnetizar material, controlar a utilização dos materiais, auxiliar a catalogação do material, demonstrar solicitude, desinfetar material, reclamar falhas no processo de comutação, entrevistar o usuário, acessar sistema de aquisição de material, demonstrar paciência, pesquisar acervos de outras instituições, emprestar materiais para uso domiciliar, revisar coleta de dados, colocar número de chamada no material, reservar material para o usuário, demonstrar criatividade, montar arquivos nas formas eletrônica e papel, receber devolução de materiais do acervo, demonstrar controle emocional, orçar pedido do cliente, elaborar lista de classificação, organizar dados estatísticos, cobrar do usuário pelos serviços prestados, classificar documentos, controlar a qualidade do material, preparar material para digitação, vender informações e publicações, realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito a informação, rastrear normas técnicas, fornecer resultados para análise do acervo, emprestar materiais para outras instituições, antecipar devolução, montar sumários correntes, repor fichas nos livros, demonstrar atenção ao detalhe, receber pedidos de material, higienizar material, coletar dados, propor aquisição do material, preparar dados, emprestar material para outros setores da instituição, registrar a entrada do material, atender pesquisa do usuário, tipificar arquivos, comunicar chegada de material ao usuário, guardar material nas estantes, elaborar relatórios, aplicar penalidades por atraso, fazer preparo físico do material, digitalizar acervo, revisar o estado físico dos materiais devolvidos, indicar fontes similares, listar material bibliográfico em duplicata, atualizar base de dados do acervo, desmagnetizar material bibliográfico, colocar códigos de barras, expor novas aquisições, cadastrar clientes e usuários, orientar o usuário sobre a utilização do material, arquivar documentos nas formas eletrônica e papel, organizar fisicamente o acervo, codificar itens do questionário, enumerar itens para classificação, pesquisar dados, alfabetar fichas, demonstrar capacidade de organização, realizar exposições temporárias e permanentes do acervo, esclarecer dúvidas do usuário, levantar preço do material, organizar sites de entidades normativas, registrar documentos, controlar parâmetros ambientais para preservação, pesquisar em catálogo coletivo nacional, inventariar o acervo, negociar com o usuário, pedir emprestado materiais de outras instituições, ler estantes, demonstrar capacidade de localização, verificar solicitações de comutação, demonstrar agilidade, solicitar fatura - invoice, consistir dados, arquivar fichas, solicitar doações, permutar material com outras instituições, elaborar instrumentos de pesquisa, atualizar cadastro de clientes e usuários, emitir pedidos a bibliotecas base, encadernar material, reproduzir documentos e materiais, comunicar-se, introduzir novas informações em banco de dados, controlar embalagem e armazenamento de material, acrescentar dados a planilha pré-existente, disponibilizar documentos em formato digital, conferir material adquirido, encaminhar pedidos, demonstrar cordialidade.