CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários.
- Supervisores de serviços administrativos (exceto de atendimento ao público).
- Supervisores administrativos.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve organizar documentos e correspondência, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, gerenciar equipe, manter rotinas financeiras, coordenar serviços gerais, supervisionar rotinas administrativas, administrar bens patrimoniais e material de consumo.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, intermediar equipes, recolher impostos, demonstrar responsabilidade, prestar contas, organizar arquivos, controlar fundo fixo - pequeno caixa, coordenar serviços terceirizados, conferir material de consumo, preparar balancete, requisitar compra de material de consumo, reembolsar despesas, treinar equipe, elaborar documentos, selecionar pessoal, trabalhar em equipe, dominar legislação, apurar frequência ao trabalho, classificar documentos e correspondência, requisitar pessoal, demonstrar fluência verbal e escrita, demonstrar iniciativa, encaminhar documentos e correspondências, acertar contas de adiantamento, solicitar compra de material de consumo, preencher formulários, gerenciar benefícios, definir escala de trabalho, elaborar relatórios, armazenar material de consumo, conferir notas fiscais, analisar documentos e correspondência, controlar fluxo de caixa, coordenar serviço de cartório, demonstrar honestidade, criar rotinas administrativas, avaliar desempenho da equipe, delegar funções, controlar verbas, gerenciar escala de trabalho, gerenciar segurança do trabalho, pedir autorização de pagamento, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, controlar contas a receber, operar recursos de informática, coordenar serviço de limpeza, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, supervisionar cronogramas, conciliar contas, controlar ligações telefônicas, elaborar comunicados, vistoriar bens patrimoniais, demonstrar discernimento, selecionar fornecedores, divulgar informações, controlar conta bancária, demonstrar organização, emitir notas fiscais e recibos, controlar contas a pagar, comprar bens patrimoniais, elaborar correspondência, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, distribuir serviços, receber documentos e correspondência, supervisionar serviço de segurança patrimonial, contornar situações adversas, orientar a execução das rotinas administrativas, demonstrar flexibilidade, distribuir material de consumo, registrar documentos e correspondência, verificar estoque de material de consumo, implantar rotinas administrativas, demonstrar liderança, triar informações, coordenar serviço de transporte, comprar material de consumo e suprimentos, implementar rotinas administrativas, redigir contratos, coordenar serviço de malote, remanejar pessoal, coordenar serviço de fotocópia, coordenar serviço de mensageiro, pesquisar preços, conferir documentos e correspondência, esclarecer dúvidas, instruir processos.