CBO 3951-05 - Técnico de apoio em pesquisa e desenvolvimento (exceto agropecuário e florestal)
Entenda o que fazem os técnicos de apoio em pesquisa e desenvolvimento no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico de apoio em pesquisa e desenvolvimento (exceto agropecuário e florestal) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Técnico de apoio em pesquisa e desenvolvimento (exceto agropecuário e florestal)
Apoia a realização de projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), planejando, preparando e executando ensaios, testes e análises em áreas científicas e tecnológicas diversificadas. Auxilia no desenvolvimento de métodos, processos e produtos. Colabora na difusão de atividades, resultados, conceitos e descobertas, na área de PDI. Cumpre normas técnicas, procedimentos, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Planeja o ensaio, definindo métodos e procedimentos, materiais, equipamentos, equipe de trabalho e cronograma. Controla o estoque de materiais, para garantir o suprimento.
Define condições do ambiente de ensaio, como temperatura, umidade e ventilação, dentre outras. Realiza análise de riscos de acidentes, para adotar medidas preventivas.
Prepara ensaios, coletando, identificando e cadastrando amostras. Faz uso de sistemas e cria planilhas, para melhor organização e controle na preparação dos ensaios. Pode realizar ensaio ou encaminhar amostras para realização do trabalho por terceiros.
Prepara amostras para ensaios, constrói corpo-de-prova, organiza ambiente, confere equipamentos e materiais, e prepara soluções químicas. Realiza a manutenção preventiva e providencia a calibração dos equipamentos. Providencia equipamentos de proteção individual e coletiva.
Executa ensaios, verificando condições atmosféricas, montando e desmontando circuitos relacionados aos ensaios, pesando, medindo - comprimento, temperatura, volume e outras medidas -, diluindo e irradiando amostras.
Determina, com base em ensaios, os parâmetros petrográficos, físicos e elétricos, bem como os elementos químicos.
Coleta os dados obtidos e testa as metodologias de ensaio para validação. Pode utilizar computadores com interfaces e softwares específicos, para geração e aquisição de dados e automação de ensaios.
Analisa resultados de ensaios, inserindo dados em planilha e realizando cálculos de fatores de correção em função de temperatura, pressão, gravidade e outras variáveis de ambiente. Executa cálculos estatísticos. Elabora apresentação gráfica de resultados.
Interpreta dados e compara resultados com amostra-padrão e com tolerâncias previstas em normas. Verifica não-conformidades. Registra tempo gasto em ensaios.
Emite resultados. Pode redirecionar seus métodos, com vistas à melhoria do processo.
Auxilia no desenvolvimento de métodos, processos e produtos, aplicando práticas e conceitos associados à inovação tecnológica. Redige procedimentos de ensaio, adapta dispositivos, desenvolve aplicativos computacionais e participa na elaboração de relatórios de pesquisa.
Projeta equipamentos e dispositivos e confecciona ferramentas e equipamentos, podendo interagir com pesquisadores e desenvolvedores internos e externos, para melhor alcance dos resultados.
Faz uso da rede mundial de computadores, para a obtenção de informações, recursos materiais e softwares que facilitem o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Colabora na difusão de atividades, resultados, conceitos e descobertas na área do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), auxiliando na divulgação de resultados de experimentos. Treina equipe de trabalho. Ministra palestras. Participa de congressos e seminários. Colabora na elaboração de artigos científicos. Interage com centros de pesquisa e desenvolvimento por meio de programas de intercâmbio, com vistas à disseminação da informação e ampliação das possibilidades de colaboração.
Recepciona visitantes para apresentar instalações, equipamentos e atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO | 3 | 4 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE AQUISIÇÃO DE DADOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - AMBIENTES INTEGRADOS DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS DE NATUREZA TÉCNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - CAD | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETRICIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETRÔNICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | MECÂNICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ALGORITMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 3 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL | DESENHO DE PROJETO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - PROJETOS DE EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | MEDIDAS ELÉTRICAS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | MICROCONTROLADORES | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA (ESPECIFICAR:...) - SENSORES E TRANSDUTORES | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS (ESPECIFICAR:...) - ENSAIOS PARA PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS DE ENSAIOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS PARA PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS E ASSESSÓRIOS PARA ENSAIOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS PARA PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS NÃO-METÁLICOS NATURAIS (MADEIRA, FIBRAS, COURO, BORRACHA ETC.) | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS NÃO-METÁLICOS SINTÉTICOS (PLÁSTICO, VIDRO, CERÂMICA E COMPÓSITOS) | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS METÁLICOS FERROSOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS METÁLICOS NÃO FERROSOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE EQUIPAMENTOS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS E DISPOSITIVOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | MECÂNICA DE FLUIDOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | METROLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INOVAÇÃO NA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE OPERAÇÕES | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | PROGRAMAÇÃO DE OPERAÇÕES | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Exercem suas funções em empresas de atividades de pesquisa e desenvolvimento, de agricultura, pecuária e serviços relacionados, de construção, de extração de petróleo e gás natural, de eletricidade, gás e água quente, dentre outras. Predominantemente, são empregados assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe interdisciplinar, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, trabalham em rodízio de turnos, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer curso técnico na área de atuação. O tempo de experiência profissional requerido para o pleno desempenho das atividades varia de um a dois anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- planejar ensaios;
- difundir pesquisa e desenvolvimento;
- analisar resultados de ensaios;
- executar ensaios;
- preparar ensaios;
- auxiliar em desenvolvimento de métodos, processos e produtos;
- demonstrar competências pessoais;
- construir corpo-de-prova;
- preparar soluções químicas;
- determinar parâmetros petrográficos;
- definir equipamentos;
- conferir calibração de equipamentos;
- adaptar-se a mudanças;
- irradiar amostras;
- coletar amostras;
- demonstrar dinamismo;
- preparar condições de ambiente de ensaio;
- digerir amostras;
- cadastrar amostras;
- treinar equipe;
- verificar condições atmosféricas;
- redirecionar métodos e ensaios;
- determinar elementos químicos;
- interpretar dados de análise;
- ministrar palestras;
- participar em elaboração de artigos científicos;
- providenciar equipamentos de proteção individual e coletiva - epi e epc;
- inserir dados em planilha;
- confeccionar equipamentos;
- adaptar dispositivos;
- definir cronograma;
- controlar estoque de materiais;
- providenciar calibração de equipamentos;
- participar na elaboração de relatório de pesquisa;
- preparar equipamentos e materiais de ensaio;
- realizar cálculos de fatores de correção - temperatura, pressão, gravidade etc.;
- realizar manutenção preventiva de equipamentos;
- desenvolver aplicativos computacionais;
- realizar cálculos estatísticos;
- emitir resultados de ensaios;
- redigir procedimentos de ensaio;
- projetar equipamentos;
- coletar dados obtidos;
- definir materiais;
- determinar parâmetros físicos;
- identificar amostras;
- levantar informações sobre pesquisa;
- estudar pesquisa;
- pesar amostras;
- participar de congressos e seminários;
- demonstrar organização;
- auxiliar em divulgação de resultados de experimento;
- determinar parâmetros elétricos;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar criatividade;
- definir equipe de trabalho;
- criar planilhas;
- confeccionar ferramentas;
- registrar tempo gasto em ensaio;
- encaminhar amostras e ensaios para terceiros;
- definir condições de ambiente de ensaio - temperatura, umidade, ventilação, tipo de solo etc.;
- concentrar-se;
- comparar resultados com amostra-padrão;
- preparar amostras;
- projetar dispositivos;
- elaborar apresentação gráfica de resultados;
- montar e desmontar circuitos de ensaio;
- medir amostras - comprimento, temperatura, volume etc.;
- comparar resultados com tolerâncias previstas em normas;
- testar metodologias de ensaio;
- analisar riscos de acidentes;
- recepcionar visitantes;
- definir métodos e procedimentos de ensaios;
- diluir amostras;
- verificar não-conformidade em ensaios;
- demonstrar raciocínio lógico;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3951-05
CBO 3951-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico de apoio em pesquisa e desenvolvimento (exceto agropecuário e florestal) que pertence ao grupo dos técnicos de apoio em pesquisa e desenvolvimento, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Outros técnicos de nível médio
-
-
- Técnicos de apoio em pesquisa e desenvolvimento
-
-
-
-
- Técnicos de apoio em pesquisa e desenvolvimento
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3951-05 - Técnicos de apoio em pesquisa e desenvolvimento
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 395105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 395105 em todos os estados e cidades do Brasil.