CBO 3541-35 - Técnico de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Técnico de vendas CBO 3541-35 prepara, promove e concretiza a venda de produtos e serviços Realiza a preparação, avaliando o comportamento do mercado consumidor, estudando os produtos e serviços da empresa, caracterizando os clientes potenciais, preparando os ambientes de venda e auxiliando no desenvolvimento do plano de vendas.
Promove a venda de produtos e serviços, realizando prospecção de novos clientes e divulgando produtos e serviços presencialmente e por meio digital Concretiza a venda, podendo negociar contratos e ajudar na obtenção de crédito Realiza atendimento pós-venda.
Segue procedimentos e políticas de venda, além de normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-35
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico de vendas
O Técnico de vendas CBO 3541-35 avalia o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos Estuda os produtos e os serviços da empresa, podendo contribuir no desenvolvimento de inovações para atender às expectativas do mercado consumidor.
Pesquisa as ações dos concorrentes.
Caracteriza os clientes potenciais, analisando suas demandas e necessidades Prepara os ambientes de venda que poderão ser usados para dispor produtos ou serviços ao mercado consumidor.
Auxilia no desenvolvimento do plano de vendas, estabelecendo participação esperada no mercado, avaliando estratégia de marketing e analisando vantagens competitivas do comércio eletrônico (e-commerce) Organiza os arquivos dos clientes já atendidos e realiza prospecção de novos clientes.
Apresenta e divulga produtos e serviços, presencialmente e por meio digital.
Realiza visitas e estabelece contatos em áreas internas de empresas, utilizando banco de dados com informações de clientes e seguindo princípios de roteirização logística Relaciona-se com os clientes, seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Concretiza a venda, apresentando proposta ao cliente, calculando custo do produto e estabelecendo prazos de entrega dos produtos.
Pode negociar contratos e ajudar na obtenção de crédito Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa Realiza atendimento pós-venda, coordenando assessoria técnica ao cliente, esclarecendo dúvidas, verificando opiniões do cliente e colhendo sugestões para aprimorar o produto e a política de vendas.
Atua no sentido de fidelizar o cliente Elabora relatórios e estatísticas .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-35 deve acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, contatar Áreas internas da empresa, concretizar vendas, divulgar produtos e serviços, planejar visitas e contatos, participar de eventos, sugerir políticas de vendas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-35
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Técnico de vendas CBO 3541-35
Um Técnico de vendas (ou sinônimo) deve contornar situações adversas, explicar objetivos da visita, controlar vendas efetuadas, checar irregularidades na entrega dos produtos, apresentar proposta ao cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, definir autonomia para negociação, sugerir novos mercados consumidores, participar de cursos de aperfeiçoamento, participar de palestras relacionadas a área, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, verificar clientes inadimplentes, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, filtrar informações para melhorar serviços, verificar opiniões do cliente, tomar decisões, participar de treinamento de técnica de venda, explicar formas de pagamento, enviar mala direta aos clientes, contatar clientes, agendar horário, classificar clientes por faturamento, informar ao superior resultados de vendas, auxiliar na escolha dos produtos, verificar ficha cadastral do cliente, comunicar as transações realizadas, convidar clientes para visitar empresa, prever vendas, fazer itinerário de visitas, tirar pedidos de produtos, requisitar assistência técnica, demonstrar criatividade, receber indicação de futuros clientes, consultar publicações técnicas, integrar novos funcionários, requisitar material de consumo, verificar prazo de entrega dos produtos, demonstrar confiança, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar capacidade de negociação, visitar cliente pós-venda, transmitir pedido de venda ao escritório central, demonstrar flexibilidade, analisar potencial de clientes, demonstrar senso de organização, demonstrar capacidade de persuasão, visitar área industrial da empresa, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, discutir estratégias com o superior, demonstrar resiliência, fornecer amostras, definir estratégia de marketing, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, encaminhar documentação do cliente, encaminhar cliente para cadastro, dar retorno das sugestões ao cliente, atender solicitação de clientes, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar características e benefícios do produto, identificar necessidades do cliente, calcular custo do produto, definir participação no mercado, cumprir cotas de venda do produto, esclarecer dúvidas do pedido, discriminar tipos de produtos, requisitar material de divulgação, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar capacidade de liderança, coordenar assessoria técnica ao cliente, trabalhar em equipe, demonstrar senso ético, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, elaborar relatórios e estatísticas, pesquisar ações dos concorrentes, participar de reuniões, trabalhar sob pressão.