CBO 3541-30 - Promotor de vendas especializado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Promotor de vendas especializado CBO 3541-30 promove venda de produtos especializados, propondo política de vendas, subsidiando revisão de plano de vendas, pesquisando compradores e revendedores potenciais e elaborando manuais técnicos para tais produtos Divulga e demonstra produtos especializados de acordo com estratégias de marketing.
Prepara documentação subsidiária para treinamento de vendedores dos pontos de venda Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Promotor de vendas especializado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-30
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Promotor de vendas especializado
O Promotor de vendas especializado CBO 3541-30 promove o processo de venda de produtos especializados - inclusive por comércio eletrônico (ou e-commerce) -, visando ao aumento de vendas e à fixação de marca Propõe política de vendas para produtos especializados, definindo estratégia de marketing e fazendo previsão de vendas.
Subsidia a revisão de plano de vendas, sugerindo melhorias no processo promocional e comercial e realizando sondagens de potencial de mercado.
Pesquisa compradores e revendedores potenciais, mapeando-os por georreferenciamento Pode elaborar roteiro de visitas, utilizando banco de dados de compradores e revendedores.
Organiza documentação e elabora manuais técnicos - em meio impresso e digital - para a promoção de vendas junto a revendedores e grandes compradores, conforme procedimentos de marketing e vendas Divulga e demonstra produtos especializados, de acordo com estratégias de marketing e especificidades de cada linha desses produtos.
Presta assistência a revendedores e a grandes compradores, instruindo-os sobre o manuseio ou a aplicação dos produtos.
Soluciona problemas para usos especiais, por meio de consulta ao setor especializado de projeto ou de fabricação Recebe, registra e encaminha solicitações de customização de produtos para grandes compradores.
Prepara documentação subsidiária para treinamento de vendedores dos pontos de venda, em meio impresso e digital.
Pode treinar novos funcionários Elabora relatórios e estatísticas Comunica a sua chefia os resultados de vendas.
Consulta publicações técnicas, participa de palestras e de feiras relacionadas à área Participa de lançamento de novos produtos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-30 deve planejar visitas e contatos, divulgar produtos e serviços, participar de eventos, concretizar vendas, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais, sugerir políticas de vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-30
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Promotor de vendas especializado CBO 3541-30
Um Promotor de vendas especializado (ou sinônimo) deve requisitar material de divulgação, verificar opiniões do cliente, demonstrar senso de organização, fornecer amostras, integrar novos funcionários, elaborar relatórios e estatísticas, treinar novos funcionários, verificar prazo de entrega dos produtos, comunicar as transações realizadas, cumprir cotas de venda do produto, definir estratégia de marketing, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, demonstrar resiliência, demonstrar características e benefícios do produto, requisitar troca de produtos, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, consultar publicações técnicas, participar de feiras relacionadas a área, identificar necessidades do cliente, calcular custo do produto, expor produtos em locais definidos pela empresa, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar confiança, informar ao superior resultados de vendas, demonstrar capacidade de persuasão, auxiliar na escolha dos produtos, apresentar proposta ao cliente, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de liderança, requisitar assistência técnica, demonstrar senso ético, participar de treinamento de técnica de venda, demonstrar capacidade de negociação, receber indicação de futuros clientes, discutir estratégias com o superior, atender solicitação de clientes, visitar área industrial da empresa, convidar clientes para lançamento de produtos, assessorar os vendedores na venda, participar de reuniões, estabelecer prazos de entrega dos produtos, tomar decisões, demonstrar criatividade, prever vendas, participar de lançamento de novos produtos, participar de cursos de aperfeiçoamento, demonstrar flexibilidade, discriminar tipos de produtos, requisitar material de consumo, contornar situações adversas, encaminhar cliente para cadastro, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, dar retorno das sugestões ao cliente, explicar formas de pagamento, controlar vendas efetuadas, esclarecer dúvidas do pedido, demonstrar habilidade de comunicação verbal, filtrar informações para melhorar serviços, pesquisar ações dos concorrentes.