CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas

O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.

Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em promoção de produtos e vendas.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Assistente de vendas

O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.

Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.

Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.

Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.

Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.

Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.

Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.

Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.

Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3541-25 deve participar de eventos, sugerir políticas de vendas, concretizar vendas, demonstrar competências pessoais, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, contatar Áreas internas da empresa, divulgar produtos e serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25

Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve atender solicitação de clientes, agendar horário, estabelecer prazos de entrega dos produtos, checar irregularidades na entrega dos produtos, definir autonomia para negociação, participar de feiras relacionadas a área, contornar situações adversas, expor produtos em locais definidos pela empresa, demonstrar criatividade, tirar pedidos de produtos, pesquisar ações dos concorrentes, discutir estratégias com o superior, encaminhar cliente para cadastro, analisar potencial de clientes, filtrar informações para melhorar serviços, demonstrar flexibilidade, demonstrar senso de organização, demonstrar capacidade de liderança, verificar clientes inadimplentes, apresentar tabelas de preços, esclarecer dúvidas do pedido, treinar novos funcionários, convidar clientes para visitar empresa, participar de lançamento de novos produtos, consultar publicações técnicas, cumprir cotas de venda do produto, verificar ficha cadastral do cliente, sugerir novos mercados consumidores, controlar vendas efetuadas, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, enviar brindes ao cliente, demonstrar capacidade de negociação, trabalhar sob pressão, classificar clientes por faturamento, auxiliar na escolha dos produtos, verificar opiniões do cliente, comunicar as transações realizadas, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar características e benefícios do produto, informar ao superior resultados de vendas, preparar cadastro de novos clientes, participar de treinamento de técnica de venda, verificar prazo de entrega dos produtos, convocar clientes para assembléia extraordinária, contatar clientes, enviar mala direta aos clientes, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, convidar clientes para lançamento de produtos, definir estratégia de marketing, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, requisitar material de divulgação, demonstrar habilidade de comunicação verbal, trabalhar em equipe, discriminar tipos de produtos, participar de cursos de aperfeiçoamento, elaborar relatórios e estatísticas, apresentar proposta ao cliente, requisitar troca de produtos, requisitar material de consumo, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, definir participação no mercado, encaminhar documentação do cliente, demonstrar confiança, obter informações de pré-venda, visitar área industrial da empresa, tomar decisões, fazer itinerário de visitas, participar de palestras relacionadas a área, calcular custo do produto, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, fornecer amostras, explicar formas de pagamento, demonstrar senso ético, identificar necessidades do cliente, receber indicação de futuros clientes, explicar objetivos da visita, demonstrar resiliência, demonstrar capacidade de persuasão, participar de reuniões, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, integrar novos funcionários, prever vendas.

Cargos e salários CBO 3541-25 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

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