CBO 3517-15 - Assistente comercial de seguros - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de seguros e afins
O profissional no cargo de Assistente comercial de seguros CBO 3517-15 atende ao cliente, esclarecendo dúvidas, divulgando produtos e prestando suporte técnico e comercial Apoia a equipe de corretores, fornecendo subsídios para ampliação da venda de seguros.
Atua em conformidade com legislação, com diretrizes de órgãos reguladores e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3517-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de seguros e afins que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente comercial de seguros, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de seguros e afins CBO 3517-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3517-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos das ciências administrativas.
- Técnicos de seguros e afins.
O que faz um Assistente comercial de seguros
O Assistente comercial de seguros CBO 3517-15 atende ao cliente, esclarecendo suas dúvidas, respondendo às suas solicitações em articulação com corretores e especialistas de outras áreas, oferecendo serviços, gerando cotações em sistema online e promovendo outras ações para efetivar a venda e facilitar o relacionamento entre empresa e cliente Apoia a equipe de corretores, identificando novos nichos de mercado, transmitindo informações sobre necessidades de clientes, pesquisando mercado concorrente, captando novos negócios e novos clientes e prospectando cliente pós-venda.
Elabora relatórios estatísticos sobre perfil, interesses e reivindicações do potencial cliente e do segurado, indicando novos nichos de mercado e sugerindo melhorias nas práticas e políticas comerciais da empresa de seguro.
Personaliza programas de seguros para cobrir riscos específicos, respondendo às solicitações dos corretores para atender segmento de mercado não coberto Explica aos corretores os recursos, as vantagens e desvantagens de várias políticas de venda de planos de seguro.
Pode auxiliar na elaboração de novas políticas de venda Realiza tarefas administrativas de manutenção de registros.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3517-15 deve demonstrar competências pessoais, comercializar seguros, desenvolver produtos, subscrever riscos.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos de seguros e afins trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3517-15
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Assistente comercial de seguros CBO 3517-15
Um Assistente comercial de seguros (ou sinônimo) deve identificar novos nichos de mercado, monitorar resultados da carteira, incrementar produção junto aos canais de distribuição, raciocinar de forma lógica, expressar-se de forma oral e escrita, agir com objetividade, recepcionar pedidos de cotação e ou propostas, transmitir informações sobre necessidades de clientes, enviar avisos de renovação de seguros, demonstrar capacidade de pesquisa, acompanhar implementação do produto, demonstrar senso de observação, captar novos negócios e clientes, agir com persuasão, demonstrar capacidade de decisão, dar suporte técnico e comercial aos clientes, agir com paciência, auxiliar no treinamento e desenvolvimento de pessoal envolvido com o produto, pesquisar mercado concorrente, assistir ao desenvolvimento do sistema de informática, implementar parcerias com corretores e outros canais de distribuição, levantar necessidades dos clientes, agir com empatia, analisar condições propostas para o seguro, dar provas de credibilidade, divulgar produtos, demonstrar flexibilidade, comparar produtos de concorrentes.