CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho

O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.

Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.

Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em segurança do trabalho.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Técnico em segurança do trabalho

O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.

Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.

Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).

Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).

Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.

Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.

Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.

Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 3516-05 deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, implantar a política de sst, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, investigar acidentes de trabalho, integrar processos de negociação, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, desenvolver ações educativas na Área de sst.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.

Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05

Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, analisar causas de acidentes, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, elaborar manual do sistema de gestão de sst, validar indicadores de eficiência e eficácia, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, diagnosticar condições gerais da área de sst, mostrar impacto econômico de implantação da política, demonstrar capacidade de nexo causal, identificar as necessidades educativas em sst, participar de perícias e fiscalizações, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, controlar atualização de documentos, normas e legislação, identificar a política administrativa da instituição, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, delegar atribuições, alimentar rede de informações, tomar decisões, participar de ações emergenciais, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, determinar causas de acidentes, realizar inspeção, promover reuniões com as contratadas, trabalhar em equipe, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, emitir parecer técnico, divulgar a política na instituição ou empresa, participar do sistema de gestão ambiental, verificar eficácia das recomendações, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, demonstrar capacidade de comunicação, implantar procedimentos técnicos e administrativos, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, atualizar registros, demonstrar capacidade de observação difusa, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, organizar banco de dados, avaliar o ambiente de trabalho, supervisionar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de discernimento, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, utilizar metodologia científica para avaliação, gerar relatórios de resultados, orientar as partes em sst, revisar documentação de sst, assessorar nas negociações, avaliar o desempenho do sistema, demonstrar capacidade de observação técnica, demonstrar visão sistêmica, propor recomendações técnicas, promover ação conjunta com a área de saúde, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, demonstrar atitude pró-ativa, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, selecionar metodologia para investigação de acidentes, desenvolver sistema de gestão de sst, estabelecer formas de controle dos riscos associados, difundir informações, identificar indicadores para replanejamento do sistema, administrar dificuldades de implantação, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, gerenciar a aplicação da política de sst, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de negociação, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, adequar a política de sst às disposições legais, coordenar equipes multidisciplinares, utilizar métodos e técnicas de comunicação, realizar análise preliminar de risco - apr, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, implementar programas preventivos e/ou corretivos, analisar a aplicação de tecnologia, elaborar relatório de acidente de trabalho, inspecionar implantação, administrar conflitos, avaliar ações educativas de segurança e saúde, registrar procedimentos técnicos, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, negociar a aplicabilidade da política, estabelecer mecanismos de intervenção, avaliar impacto da adoção, identificar perdas decorrentes do acidente, formar multiplicadores, promover ações educativas em sst, comparar a situação atual com a legislação.

Cargos e salários CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho

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