CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, demonstrar competências pessoais, desenvolver ações educativas na Área de sst, integrar processos de negociação, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, comunicar-se, investigar acidentes de trabalho, implantar a política de sst, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente.
Atividades
elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, emitir parecer técnico, registrar procedimentos técnicos, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, promover ação conjunta com a área de saúde, avaliar o ambiente de trabalho, atualizar registros, delegar atribuições, verificar eficácia das recomendações, selecionar metodologia para investigação de acidentes, difundir informações, demonstrar capacidade de observação técnica, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, adequar a política de sst às disposições legais, demonstrar capacidade de comunicação, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, demonstrar capacidade de observação difusa, administrar conflitos, supervisionar procedimentos técnicos, gerar relatórios de resultados, participar do sistema de gestão ambiental, demonstrar visão sistêmica, assessorar nas negociações, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, trabalhar sob pressão, diagnosticar condições gerais da área de sst, gerenciar a aplicação da política de sst, elaborar relatório de acidente de trabalho, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, controlar atualização de documentos, normas e legislação, alimentar rede de informações, coordenar equipes multidisciplinares, determinar causas de acidentes, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, desenvolver sistema de gestão de sst, promover ações educativas em sst, trabalhar em equipe, mostrar impacto econômico de implantação da política, orientar as partes em sst, demonstrar capacidade de nexo causal, formar multiplicadores, administrar dificuldades de implantação, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, demonstrar capacidade de negociação, avaliar impacto da adoção, promover reuniões com as contratadas, comparar a situação atual com a legislação, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, elaborar manual do sistema de gestão de sst, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, participar de ações emergenciais, implantar procedimentos técnicos e administrativos, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, utilizar métodos e técnicas de comunicação, propor recomendações técnicas, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, implementar programas preventivos e/ou corretivos, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, analisar a aplicação de tecnologia, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, negociar a aplicabilidade da política, divulgar a política na instituição ou empresa, validar indicadores de eficiência e eficácia, identificar perdas decorrentes do acidente, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, realizar análise preliminar de risco - apr, inspecionar implantação, realizar inspeção, identificar as necessidades educativas em sst, analisar causas de acidentes, estabelecer mecanismos de intervenção, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, tomar decisões, avaliar ações educativas de segurança e saúde, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, revisar documentação de sst, demonstrar atitude pró-ativa, avaliar o desempenho do sistema, identificar indicadores para replanejamento do sistema, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, identificar a política administrativa da instituição, participar de perícias e fiscalizações, organizar banco de dados, demonstrar capacidade de discernimento, estabelecer formas de controle dos riscos associados, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, utilizar metodologia científica para avaliação.