CBO 3321-05 - Professor leigo no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores leigos no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor leigo no ensino fundamental CBO 3321-05 ministra aulas no ensino fundamental, sem a devida habilitação exigida para o magistério em exercício Prepara ambientes de ensino e recursos didáticos.
Planeja aulas e atividades didáticas Acompanha e avalia o desempenho escolar dos alunos Segue legislação de ensino, diretrizes curriculares, normas e procedimentos estabelecidos pela escola a que se vincula e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3321-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores leigos no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor leigo no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores leigos no ensino fundamental CBO 3321-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3321-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor leigo no ensino fundamental
O Professor leigo no ensino fundamental CBO 3321-05 elabora plano de aulas, levando em consideração a organização curricular, o programa de ensino, os recursos disponíveis e a realidade dos alunos Prepara e organiza ambientes de ensino.
Pesquisa, seleciona, elabora e adapta recursos didáticos.
Ministra aulas e promove atividades visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades cognitivas e socioemocionais - principalmente relacionadas a comunicação, criatividade, solução de problemas simples e raciocínio lógico-matemático -, em acordo com o nível de ensino Organiza, promove, faz mediação e acompanha os alunos em rodas de conversas e debates, jogos, brincadeiras, contação de histórias, dramatizações e outras atividades didáticas.
Pode visitar bibliotecas, museus, centros e equipamentos culturais disponíveis na região ou nas proximidades Controla e registra a participação e a frequência de alunos em aulas e em atividades.
Preenche diário de classe, anotando os conteúdos ministrados, o planejamento e o replanejamento das ações.
Acompanha o desenvolvimento de cada aluno e avalia seu desempenho, registrando notas e conceitos avaliativos Promove ações de reforço escolar, revisão de conteúdos curriculares e recuperação contínua.
Trabalha em cooperação com a equipe escolar - direção, coordenação, outros professores e pessoal administrativo e de apoio -, com pais ou responsáveis por alunos e com a comunidade em que a escola se insere.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3321-05 deve realizar procedimentos administrativos, dar aula, ensinar a ler, escrever e calcular, supervisionar atividades dos alunos, preparar aula, avaliar os alunos, preparar material didático, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, planejar o ano letivo.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores leigos no ensino fundamental atuam na área de ensino como professores de classes multisseriadas ou unisseriadas de zonas rurais e regiões remotas do país. Podem fazer acompanhamento e orientação familiar. São empregados geralmente por meio de contratos temporários , com supervisão permanente. Trabalham de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Têm condições de trabalho precárias, convivendo com a falta de recursos e de infra-estrutura.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3321-05
A maioria dos professores leigos tem até a quarta série do ensino fundamental. Para o exercício profissional requer-se que se matriculem no programa de formação de professores em exercício (proformação) para obter formação equivalente ao magistério. O curso baseia-se no ensino a distância e tem duração de dois anos, com fases presenciais e a distância, e com orientação de um tutor.
Atividades exercidas por um Professor leigo no ensino fundamental CBO 3321-05
Um Professor leigo no ensino fundamental (ou sinônimo) deve entrevistar pessoas da comunidade e de entidades, contactar pessoas da comunidade para aula, preencher ficha individual do aluno, supervisionar alunos no recreio, pesquisar a realidade familiar do aluno, demonstrar auto-confiança, reciclar material, contornar situações difíceis, organizar eventos e atividades na escola, passar vídeos didáticos e de estórias, demonstrar criatividade, fixar metas, demonstrar sensibilidade, acompanhar alunos na merenda, redigir relatórios, definir metodologia - como vai trabalhar, definir métodos de avaliação, passar tarefa de casa, preencher boletim dos alunos, estudar conteúdo - assuntos e temas relacionados com a aula, demonstrar participação, estabelecer regras de comportamento, desenvolver dinâmicas de grupo com os alunos, pesquisar livros e vídeos didáticos e de estórias, orientar caligrafia, visitar bibliotecas, museus e locais de interesse, encaminhar alunos a profissionais de apoio, conversar com os alunos, organizar sala de aula, definir projetos, participar de reuniões com coordenação e diretoria, observar o comportamento dos alunos, divulgar atividades e eventos para a comunidade, demonstrar perseverança, assistir vídeos didáticos e de estórias, fazer chamada, dramatizar estórias, músicas e festas folclóricas, definir objetivos, atender os pais dos alunos, programar eventos e atividades extra-curriculares, participar de eventos extra-curriculares, demonstrar dinamismo, participar de eventos de qualificação, organizar material dos alunos, preencher diário de classe - conteúdo das aulas, avaliar as atividades diárias dos alunos, organizar reuniões com os pais, acompanhar a aprendizagem dos alunos, organizar merenda dos alunos, confeccionar cartazes e painéis, estabelecer cronograma de atividades, selecionar livros didáticos e de estórias, definir conteúdos, demonstrar paciência, levantar disponibilidade de material, ouvir a experiência dos alunos, criar brincadeira e jogos, analisar a freqüência, observar a participação dos alunos, selecionar material, reproduzir material, estimular debates e comentários, demonstrar iniciativa, confeccionar fichas pedagógicas, ditar palavras e textos, mediar conflitos, corrigir instrumentos de avaliação, organizar filas, confeccionar apostilas - livros de estórias, textos, etc., dar aulas de reforço, apresentar conteúdo da aula, preencher mapa de nota - histórico escolar dos alunos, contar estórias, estabelecer programa anual, semestral e mensal, trabalhar em equipe, absorver mudanças, elaborar roteiro de aula, convocar pais ou responsáveis, ler textos com os alunos, elaborar instrumentos de avaliação, revisar a correção com os alunos, ouvir atentamente - saber ouvir, participar de reunião de pais, resolver problemas, pesquisar conhecimento prévio do aluno, demonstrar organização, organizar material de sala de aula, esclarecer dúvidas, jogar com os alunos, redigir textos com os alunos, brincar com os alunos, demonstrar motivação, fazer ditados relâmpago e concreto, elaborar projetos pedagógicos e de atividades com os alunos, ensinar operações fundamentais, organizar eventos e atividades fora da escola.