CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve conscientizar a comunidade escolar, planejar o ano letivo, preparar aula, ministrar aula, comunicar-se, diagnosticar a realidade dos alunos, demonstrar competências pessoais, avaliar os alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve elaborar instrumentos de avaliação, organizar-se, demonstrar discernimento, selecionar atividades lúdicas, contornar situações adversas, participar de reuniões, aplicar técnicas de expressão corporal, definir métodos de avaliação, trabalhar em equipe, responder comunicados, elaborar plano de aula, demonstrar auto-confiança, reciclar material, debater idéias e temas, discutir conceitos de conduta, definir objetivos, realizar leituras de apoio, revisar conteúdos, mediar ensino-aprendizagem, trabalhar em grupo, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, esclarecer dúvidas, demonstrar criatividade, enviar comunicados, demonstrar coerência, demonstrar sociabilidade, passar lição de casa, mediar conflitos, participar de conselhos, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, interpretar resultados de pré-testes de cognição, atender pais de alunos, contar estórias, proferir palestras, pesquisar informações, autocontrolar-se, demonstrar imparcialidade, fornecer informações sobre profissionais de apoio, interagir com o grupo, participar de reuniões com coordenação e diretoria, manter disciplina, servir como referencial de conduta, expor oralmente, participar da definição da proposta pedagógica, solicitar apoio da orientação ou coordenação, vistar agenda dos alunos, definir estratégias, integrar as famílias a comunidade escolar, participar da elaboração de normas de conduta, avaliar planejamento, aplicar instrumentos de avaliação, demonstrar dinamismo, sistematizar material e informações, preencher cadastros, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, distribuir material, trocar idéias com professor do ano anterior, elogiar o progresso do aluno, realizar atividades lúdicas, consultar relatório da turma do ano anterior, discutir a proposta da escola, conferir material, selecionar livros didáticos, corrigir instrumentos de avaliação, mediar atividades de autocorreção, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, pesquisar material - editoras, internet, visitar locais para estudos, ensinar técnicas artísticas, definir material didático, definir atividades e eventos extra-classe, comprar material, dramatizar situações, preencher diário de classe, selecionar material, fornecer subsídios a diretoria, confeccionar material, preencher boletins escolares, elaborar projetos, adotar medidas disciplinares, selecionar conteúdos, entrevistar pais e alunos, preencher lista de chamada, convocar pais de alunos, preencher relatório de avaliação, avaliar participação, observar os alunos, demonstrar paciência, cobrar tarefas, preencher tarjetas - conceitos, notas, demonstrar versatilidade, definir cronograma, avaliar comportamento, selecionar livros paradidáticos, identificar a realidade familiar, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, requisitar material, fixar metas, aplicar questionários.