CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve diagnosticar a realidade dos alunos, conscientizar a comunidade escolar, avaliar os alunos, ministrar aula, preparar aula, demonstrar competências pessoais, planejar o ano letivo, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve contar estórias, demonstrar imparcialidade, comprar material, adotar medidas disciplinares, preencher tarjetas - conceitos, notas, reciclar material, manter disciplina, aplicar instrumentos de avaliação, enviar comunicados, identificar a realidade familiar, fornecer informações sobre profissionais de apoio, confeccionar material, interpretar resultados de pré-testes de cognição, esclarecer dúvidas, consultar relatório da turma do ano anterior, participar da definição da proposta pedagógica, preencher cadastros, participar de reuniões, demonstrar discernimento, atender pais de alunos, mediar atividades de autocorreção, selecionar material, selecionar conteúdos, elaborar instrumentos de avaliação, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, demonstrar criatividade, avaliar planejamento, pesquisar material - editoras, internet, proferir palestras, definir objetivos, demonstrar auto-confiança, interagir com o grupo, expor oralmente, organizar-se, trabalhar em equipe, definir métodos de avaliação, avaliar comportamento, avaliar participação, elaborar projetos, observar os alunos, trabalhar em grupo, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, convocar pais de alunos, solicitar apoio da orientação ou coordenação, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, demonstrar coerência, pesquisar informações, cobrar tarefas, preencher diário de classe, discutir a proposta da escola, fixar metas, revisar conteúdos, entrevistar pais e alunos, visitar locais para estudos, selecionar livros didáticos, definir cronograma, preencher boletins escolares, selecionar atividades lúdicas, mediar ensino-aprendizagem, ensinar técnicas artísticas, conferir material, integrar as famílias a comunidade escolar, demonstrar paciência, participar de reuniões com coordenação e diretoria, demonstrar versatilidade, servir como referencial de conduta, preencher lista de chamada, realizar atividades lúdicas, elaborar plano de aula, corrigir instrumentos de avaliação, sistematizar material e informações, demonstrar sociabilidade, contornar situações adversas, autocontrolar-se, selecionar livros paradidáticos, discutir conceitos de conduta, aplicar técnicas de expressão corporal, responder comunicados, fornecer subsídios a diretoria, definir material didático, debater idéias e temas, preencher relatório de avaliação, vistar agenda dos alunos, dramatizar situações, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, aplicar questionários, distribuir material, participar da elaboração de normas de conduta, trocar idéias com professor do ano anterior, definir estratégias, definir atividades e eventos extra-classe, passar lição de casa, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, participar de conselhos, mediar conflitos, elogiar o progresso do aluno, realizar leituras de apoio, demonstrar dinamismo, requisitar material.