CBO 3184-25 - Desenhista técnico (mobiliário) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos desenhistas técnicos de produtos e serviços diversos

O profissional no cargo de Desenhista técnico (mobiliário) CBO 3184-25 elabora desenhos de móveis, para orientar os trabalhos de fabricação e montagem de mobiliário Interpreta solicitações de desenhos.

Faz uso de instrumentos, computadores, periféricos e programas para elaboração de desenho e tratamento de imagens Submete o trabalho à aprovação Organiza e arquiva documentos físicos e eletrônicos.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3184-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de desenhistas técnicos de produtos e serviços diversos que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Desenhista técnico (mobiliário), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Desenhistas técnicos de produtos e serviços diversos CBO 3184-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3184-25

  • Técnicos de nível médio.
    • Desenhistas técnicos de produtos e serviços diversos.
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Desenhista técnico (mobiliário)

O Desenhista técnico (mobiliário) CBO 3184-25 prepara as atividades, organizando o posto de trabalho de desenho, inspecionando equipamentos e selecionando ferramentas, instrumentos e materiais Interpreta solicitação de desenho, reunindo e organizando informações pertinentes.

Consulta revistas, catálogos e outras publicações técnicas.

Desenvolve esboços manualmente e com auxílio de recursos computacionais Define os meios de representação gráfica, empregando recursos analógicos e/ou digitais adequados à demanda.

Planeja a elaboração de desenho de móveis, ordenando o trabalho por etapas e fixando prazo de entrega Define escalas e estabelece o formato de apresentação, impresso e/ou eletrônico.

Consulta normas técnicas para especificar as características do desenho.

Desenvolve o desenho, combinando elementos de imagens, conforme a necessidade, para melhor orientar a produção do mobiliário Realiza representação gráfica pelo método manual, fazendo uso de instrumentos para execução do traçado diretamente em substratos de papel, bem como utilizando computadores, programas integrados de CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design), ilustração e tratamento de imagens.

Codifica o desenho e relaciona as especificações técnicas envolvidas em sua produção.

Confere as especificações em face do trabalho realizado e examina o atendimento às normas técnicas de representação gráfica, para imprimir e requisitar a aprovação do desenho Realiza as correções indicadas pelo solicitante, registra e arquiva o desenho aprovado Executa o acabamento final do desenho, indicando as características de materiais de acabamento.

Obtém a aprovação final Confecciona a matriz do desenho, preenche a legenda do desenho e tira as cópias de segurança (backup) Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Controla graus de luminosidade do ambiente, temperatura e ruídos Verifica as condições ergonômicas para uso de mobiliário, monitor de vídeo de computador, mouse e teclado.

Requisita a aquisição de materiais e instrumentos de trabalho, para reposição Conserva equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento Requisita serviço para manutenção de computador, impressoras e outros periféricos, quando necessário.

Organiza e arquiva documentos físicos e eletrônicos, tais como comprovantes de aprovação e cópias de segurança dos desenhos aprovados Destina adequadamente os resíduos gerados, fazendo reciclagem e realizando descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3184-25 deve interpretar solicitações de desenhos, submeter desenhos a aprovação, organizar posto de trabalho de desenho, elaborar desenhos de produtos ou serviços, dar acabamento final aos desenhos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Desenhistas técnicos de produtos e serviços diversos esses profissionais atuam em vários ramos de atividade, tais como: artes gráficas, indústria têxtil, fabricação de produtos de madeira, empresas de correio e telecomunicações e outras. São empregados formais, com carteira assinada, que se organizam de forma individual ou em equipe, sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, nos horários diurnos, noturnos ou por rodízio. Algumas, das atividades exercidas podem estar sujeitas à pressão, ruídos, radiação ou material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3184-25

Para ingressar nessas ocupações, é necessário que o profissional tenha concluído o ensino médio, além de um curso profissionalizante básico de desenho de até duzentas horas-aula. O exercício das atividades só é alcançado, no mínimo, com um ano de experiência, posterior à qualificação.

Atividades exercidas por um Desenhista técnico (mobiliário) CBO 3184-25

Um Desenhista técnico (mobiliário) (ou sinônimo) deve manter auto-organização, realizar correções indicadas pelo solicitante, verificar condições do posto de trabalho de desenho, requisitar aprovação, conferir especificações dos desenhos, solicitar adequação ergonômica do posto de trabalho - mobiliário, ferramentas, instrumentos, epi, reunir informações pertinentes ao desenho, estabelecer formato para apresentação dos desenhos, atender às normas técnicas de representações gráficas, cumprir prazos estabelecidos, consultar as normas técnicas de desenho, desenvolver esboços com recursos digitais, dar provas de criatividade, relacionar informações obtidas, realizar desenhos, demonstrar sociabilidade, tirar cópias de segurança do desenho - back-up, consultar revistas e catálogos de atualização de materiais, equipamentos e ferramentas, cotar desenhos, requisitar manutenção dos equipamentos e ferramentas de trabalho, manter ordenado o posto de trabalho, manter-se atualizado, dar provas de dinamismo, imprimir desenhos, arquivar desenhos, requisitar materiais equipamentos e ferramentas, relacionar especificações técnicas dos desenhos, inspecionar equipamentos de trabalho, definir etapas de elaboração dos desenhos, solicitar adequação ergonômica do ambiente de trabalho - iluminação, temperatura, ruídos, manter bom relacionamento interpessoal, comunicar-se, preencher legenda do desenho, especificar características do desenho, definir escalas, desenvolver esboços manuais, indicar as características de materiais e acabamento, confeccionar matriz dos desenhos, obter aprovação final de desenhos, definir os meios de representação gráfica, registrar desenhos aprovados, agir de forma ética, codificar desenhos, dar provas de atenção e concentração.

Cargos e salários CBO 3184-25 - Desenhistas técnicos de produtos e serviços diversos

Salário Desenhista Técnico (Mobiliário)

Desenhista Técnico (Mobiliário): Brasil

  • 418
  • Brasil
  • 2.313 - 4.275
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico (Mobiliário) CBO 3184-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.313 e 4.275 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 418 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3184-25.
Salário Desenhista de Móveis

Desenhista de Móveis: Brasil

  • 418
  • Brasil
  • 2.313 - 4.275
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista de Móveis CBO 3184-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.313 e 4.275 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 418 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3184-25.