CBO 3133-15 - Técnico de telecomunicações (telefonia) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em telecomunicações
O profissional no cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala e testa sistemas de telefonia Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia.
Pode elaborar projetos e documentação técnica Pode prestar assistência técnica ao cliente Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em telecomunicações que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em telecomunicações CBO 3133-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3133-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
- Técnicos em eletroeletrônica e fotônica.
- Técnicos em telecomunicações.
O que faz um Técnico de telecomunicações (telefonia)
O Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala sistemas de telefonia, certificando-se da adequação da infraestrutura e do fornecimento de energia, fixando componentes do sistema, estabelecendo a interligação dos equipamentos via interfaces e cabeamento e ativando o sistema Testa sistemas de telefonia, providenciando configuração e programação, verificando se o funcionamento está de acordo com as especificações e realizando medições, aferições e ajustes.
Pode substituir componentes, quando necessário.
Orienta o usuário final sobre a utilização do sistema Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia, executando rotinas de teste, identificando e corrigindo falhas, reprogramando e configurando programas do sistema e reparando equipamentos.
Participa da elaboração de projetos em telefonia, reunindo dados e fazendo avaliações para definição de desenhos técnicos, plataformas, equipamentos, materiais, mão de obra e custos, em função das capacidades previstas para a rede Pode prestar assistência técnica, orientando o cliente e intermediando sua relação com a empresa.
Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3133-15 deve supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, demonstrar competências pessoais, participar na elaboração de projetos de telecomunicações, instalar sistemas de telecomunicações, testar sistemas de telecomunicações, ministrar treinamento, reparar equipamentos, elaborar documentação técnica, realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações, prestar assistência técnica ao cliente.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3133-15
O exercício dessas ocupações requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.
Atividades exercidas por um Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15
Um Técnico de telecomunicações (telefonia) (ou sinônimo) deve elaborar esquemas para projetos, analisar relatórios técnicos, treinar usuário final, levantar o custo do projeto, executar rotinas de teste, acompanhar teste de laboratório, demonstrar habilidade de leitura e redação, avaliar condições de funcionamento dos equipamentos, testar conexões, avaliar a necessidade de conserto, avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes, configurar equipamentos no projeto, demonstrar habilidade de comunicação, demonstrar visão espacial, elaborar relatórios de desempenho, configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto, demonstrar iniciativa, trabalhar em equipe, capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação, identificar a instrumentação necessária, interagir com os clientes, interpretar especificações e normas técnicas, identificar falhas no sistema de telecomunicações, especificar mão-de-obra, demonstrar habilidade de auto-desenvolvimento, distribuir tarefas para equipes de trabalho, acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas, efetuar ajustes, corrigir as falhas do sistema de telecomunicações, instalar cabeamento, fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico, ativar o sistema, dominar terminologia técnica em outros idiomas, efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações, intermediar relações entre cliente e empresa, organizar o tempo, verificar o fornecimento de energia, redimensionar equipamentos, trocar componentes, elaborar esquemas, avaliar entroncamento, detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas, especificar equipamentos - comutação, transmissão, rede e comunicação de dados, reprogramar o sistema de telecomunicações, avaliar desempenho de equipes de trabalho, verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações, prospectar novos negócios para empresa, orientar sobre aplicações de soluções técnicas, quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra, ministrar treinamento em novas tecnologias, fixar componentes de sistemas de telecomunicações, verificar alimentação do sistema, instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações, definir plataforma de equipamentos, especificar planos de trabalho, demonstrar poder de concentração, levantar dados e informações do projeto, redimensionar a rede, consultar especificações e normas técnicas, ministrar treinamento em área específica, demonstrar conhecimentos básicos de informática, medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos, manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente, programar o sistema de telecomunicações, verificar a infraestrutura, efetuar ajustes do sistema, absorver novas tecnologias, efetuar interligações dos equipamentos, supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, elaborar rotinas de teste, demonstrar criatividade para resolver problemas, consultar manual de instalação, contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe, demonstrar habilidade manual, substituir componentes do sistema, orientar equipes de trabalho, configurar os softwares do equipamento, treinar equipe de trabalho.