CBO 3133-15 - Técnico de telecomunicações (telefonia) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em telecomunicações
O profissional no cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala e testa sistemas de telefonia Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia.
Pode elaborar projetos e documentação técnica Pode prestar assistência técnica ao cliente Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em telecomunicações que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em telecomunicações CBO 3133-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3133-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em telecomunicações.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico de telecomunicações (telefonia)
O Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala sistemas de telefonia, certificando-se da adequação da infraestrutura e do fornecimento de energia, fixando componentes do sistema, estabelecendo a interligação dos equipamentos via interfaces e cabeamento e ativando o sistema Testa sistemas de telefonia, providenciando configuração e programação, verificando se o funcionamento está de acordo com as especificações e realizando medições, aferições e ajustes.
Pode substituir componentes, quando necessário.
Orienta o usuário final sobre a utilização do sistema Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia, executando rotinas de teste, identificando e corrigindo falhas, reprogramando e configurando programas do sistema e reparando equipamentos.
Participa da elaboração de projetos em telefonia, reunindo dados e fazendo avaliações para definição de desenhos técnicos, plataformas, equipamentos, materiais, mão de obra e custos, em função das capacidades previstas para a rede Pode prestar assistência técnica, orientando o cliente e intermediando sua relação com a empresa.
Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3133-15 deve ministrar treinamento, elaborar documentação técnica, reparar equipamentos, demonstrar competências pessoais, testar sistemas de telecomunicações, prestar assistência técnica ao cliente, participar na elaboração de projetos de telecomunicações, instalar sistemas de telecomunicações, realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações, supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3133-15
O exercício dessas ocupações requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.
Atividades exercidas por um Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15
Um Técnico de telecomunicações (telefonia) (ou sinônimo) deve acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas, avaliar a necessidade de conserto, consultar especificações e normas técnicas, configurar equipamentos no projeto, dominar terminologia técnica em outros idiomas, ativar o sistema, avaliar desempenho de equipes de trabalho, especificar planos de trabalho, testar conexões, executar rotinas de teste, demonstrar habilidade de leitura e redação, ministrar treinamento em novas tecnologias, elaborar relatórios de desempenho, avaliar entroncamento, detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas, verificar o fornecimento de energia, avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes, distribuir tarefas para equipes de trabalho, medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos, consultar manual de instalação, trocar componentes, analisar relatórios técnicos, supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, efetuar interligações dos equipamentos, efetuar ajustes do sistema, absorver novas tecnologias, demonstrar habilidade de auto-desenvolvimento, demonstrar criatividade para resolver problemas, configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto, elaborar rotinas de teste, verificar a infraestrutura, treinar equipe de trabalho, interagir com os clientes, identificar falhas no sistema de telecomunicações, programar o sistema de telecomunicações, configurar os softwares do equipamento, demonstrar habilidade de comunicação, demonstrar iniciativa, identificar a instrumentação necessária, redimensionar equipamentos, fixar componentes de sistemas de telecomunicações, verificar alimentação do sistema, prospectar novos negócios para empresa, instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações, demonstrar visão espacial, definir plataforma de equipamentos, demonstrar habilidade manual, instalar cabeamento, contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe, fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico, levantar o custo do projeto, elaborar esquemas para projetos, redimensionar a rede, elaborar esquemas, demonstrar conhecimentos básicos de informática, efetuar ajustes, demonstrar poder de concentração, orientar equipes de trabalho, efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações, verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações, trabalhar em equipe, treinar usuário final, reprogramar o sistema de telecomunicações, manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente, ministrar treinamento em área específica, especificar equipamentos - comutação, transmissão, rede e comunicação de dados, corrigir as falhas do sistema de telecomunicações, levantar dados e informações do projeto, quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra, especificar mão-de-obra, intermediar relações entre cliente e empresa, substituir componentes do sistema, acompanhar teste de laboratório, avaliar condições de funcionamento dos equipamentos, organizar o tempo, orientar sobre aplicações de soluções técnicas, interpretar especificações e normas técnicas, capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação.