CBO 3133-15 - Técnico de telecomunicações (telefonia) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em telecomunicações
O profissional no cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala e testa sistemas de telefonia Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia.
Pode elaborar projetos e documentação técnica Pode prestar assistência técnica ao cliente Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em telecomunicações que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em telecomunicações CBO 3133-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3133-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em telecomunicações.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico de telecomunicações (telefonia)
O Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala sistemas de telefonia, certificando-se da adequação da infraestrutura e do fornecimento de energia, fixando componentes do sistema, estabelecendo a interligação dos equipamentos via interfaces e cabeamento e ativando o sistema Testa sistemas de telefonia, providenciando configuração e programação, verificando se o funcionamento está de acordo com as especificações e realizando medições, aferições e ajustes.
Pode substituir componentes, quando necessário.
Orienta o usuário final sobre a utilização do sistema Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia, executando rotinas de teste, identificando e corrigindo falhas, reprogramando e configurando programas do sistema e reparando equipamentos.
Participa da elaboração de projetos em telefonia, reunindo dados e fazendo avaliações para definição de desenhos técnicos, plataformas, equipamentos, materiais, mão de obra e custos, em função das capacidades previstas para a rede Pode prestar assistência técnica, orientando o cliente e intermediando sua relação com a empresa.
Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3133-15 deve participar na elaboração de projetos de telecomunicações, ministrar treinamento, prestar assistência técnica ao cliente, testar sistemas de telecomunicações, demonstrar competências pessoais, supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações, instalar sistemas de telecomunicações, elaborar documentação técnica, reparar equipamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3133-15
O exercício dessas ocupações requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.
Atividades exercidas por um Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15
Um Técnico de telecomunicações (telefonia) (ou sinônimo) deve levantar dados e informações do projeto, especificar planos de trabalho, distribuir tarefas para equipes de trabalho, supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, verificar o fornecimento de energia, testar conexões, efetuar ajustes do sistema, quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra, programar o sistema de telecomunicações, demonstrar poder de concentração, demonstrar criatividade para resolver problemas, avaliar desempenho de equipes de trabalho, efetuar interligações dos equipamentos, intermediar relações entre cliente e empresa, demonstrar conhecimentos básicos de informática, efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações, consultar especificações e normas técnicas, instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações, demonstrar iniciativa, avaliar entroncamento, demonstrar visão espacial, interagir com os clientes, medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos, elaborar relatórios de desempenho, fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico, organizar o tempo, efetuar ajustes, identificar falhas no sistema de telecomunicações, especificar mão-de-obra, absorver novas tecnologias, orientar sobre aplicações de soluções técnicas, levantar o custo do projeto, analisar relatórios técnicos, reprogramar o sistema de telecomunicações, avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes, demonstrar habilidade de leitura e redação, treinar equipe de trabalho, substituir componentes do sistema, corrigir as falhas do sistema de telecomunicações, consultar manual de instalação, interpretar especificações e normas técnicas, ativar o sistema, redimensionar equipamentos, treinar usuário final, contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe, configurar equipamentos no projeto, ministrar treinamento em área específica, prospectar novos negócios para empresa, trabalhar em equipe, especificar equipamentos - comutação, transmissão, rede e comunicação de dados, acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas, redimensionar a rede, demonstrar habilidade de comunicação, verificar a infraestrutura, avaliar a necessidade de conserto, manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente, trocar componentes, dominar terminologia técnica em outros idiomas, identificar a instrumentação necessária, detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas, orientar equipes de trabalho, executar rotinas de teste, elaborar esquemas, configurar os softwares do equipamento, elaborar esquemas para projetos, fixar componentes de sistemas de telecomunicações, elaborar rotinas de teste, definir plataforma de equipamentos, ministrar treinamento em novas tecnologias, acompanhar teste de laboratório, demonstrar habilidade de auto-desenvolvimento, verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações, configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto, capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação, instalar cabeamento, demonstrar habilidade manual, avaliar condições de funcionamento dos equipamentos, verificar alimentação do sistema.