CBO 3133-15 - Técnico de telecomunicações (telefonia) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em telecomunicações
O profissional no cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala e testa sistemas de telefonia Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia.
Pode elaborar projetos e documentação técnica Pode prestar assistência técnica ao cliente Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em telecomunicações que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em telecomunicações CBO 3133-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3133-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em telecomunicações.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico de telecomunicações (telefonia)
O Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala sistemas de telefonia, certificando-se da adequação da infraestrutura e do fornecimento de energia, fixando componentes do sistema, estabelecendo a interligação dos equipamentos via interfaces e cabeamento e ativando o sistema Testa sistemas de telefonia, providenciando configuração e programação, verificando se o funcionamento está de acordo com as especificações e realizando medições, aferições e ajustes.
Pode substituir componentes, quando necessário.
Orienta o usuário final sobre a utilização do sistema Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia, executando rotinas de teste, identificando e corrigindo falhas, reprogramando e configurando programas do sistema e reparando equipamentos.
Participa da elaboração de projetos em telefonia, reunindo dados e fazendo avaliações para definição de desenhos técnicos, plataformas, equipamentos, materiais, mão de obra e custos, em função das capacidades previstas para a rede Pode prestar assistência técnica, orientando o cliente e intermediando sua relação com a empresa.
Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3133-15 deve prestar assistência técnica ao cliente, demonstrar competências pessoais, supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, testar sistemas de telecomunicações, elaborar documentação técnica, instalar sistemas de telecomunicações, reparar equipamentos, participar na elaboração de projetos de telecomunicações, ministrar treinamento, realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3133-15
O exercício dessas ocupações requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.
Atividades exercidas por um Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15
Um Técnico de telecomunicações (telefonia) (ou sinônimo) deve interagir com os clientes, elaborar esquemas para projetos, quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra, especificar mão-de-obra, efetuar interligações dos equipamentos, testar conexões, demonstrar habilidade manual, instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações, absorver novas tecnologias, configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto, manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente, redimensionar a rede, configurar os softwares do equipamento, trocar componentes, capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação, demonstrar habilidade de auto-desenvolvimento, ativar o sistema, demonstrar iniciativa, demonstrar conhecimentos básicos de informática, configurar equipamentos no projeto, acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas, dominar terminologia técnica em outros idiomas, efetuar ajustes do sistema, redimensionar equipamentos, levantar dados e informações do projeto, ministrar treinamento em novas tecnologias, avaliar desempenho de equipes de trabalho, interpretar especificações e normas técnicas, avaliar condições de funcionamento dos equipamentos, levantar o custo do projeto, demonstrar habilidade de leitura e redação, medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos, orientar sobre aplicações de soluções técnicas, demonstrar poder de concentração, organizar o tempo, verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações, fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico, verificar alimentação do sistema, definir plataforma de equipamentos, elaborar relatórios de desempenho, demonstrar criatividade para resolver problemas, verificar a infraestrutura, elaborar esquemas, supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, corrigir as falhas do sistema de telecomunicações, contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe, avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes, especificar equipamentos - comutação, transmissão, rede e comunicação de dados, avaliar entroncamento, substituir componentes do sistema, demonstrar visão espacial, detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas, analisar relatórios técnicos, executar rotinas de teste, identificar a instrumentação necessária, verificar o fornecimento de energia, treinar usuário final, orientar equipes de trabalho, reprogramar o sistema de telecomunicações, programar o sistema de telecomunicações, identificar falhas no sistema de telecomunicações, consultar manual de instalação, fixar componentes de sistemas de telecomunicações, consultar especificações e normas técnicas, ministrar treinamento em área específica, avaliar a necessidade de conserto, prospectar novos negócios para empresa, efetuar ajustes, instalar cabeamento, elaborar rotinas de teste, acompanhar teste de laboratório, distribuir tarefas para equipes de trabalho, demonstrar habilidade de comunicação, efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações, intermediar relações entre cliente e empresa, especificar planos de trabalho, trabalhar em equipe, treinar equipe de trabalho.