CBO 3134-10 - Técnico em instrumentação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em calibração e instrumentação
O profissional no cargo de Técnico em instrumentação CBO 3134-10 implanta e mantém sistemas de instrumentação e controle, em processos industriais Participa no desenvolvimento de projetos de sistemas de medição e controle.
Determina valores de grandezas para o controle de processos Participa da gestão da documentação técnica e dos procedimentos do sistema de confiabilidade metrológica Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e de gestão e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3134-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em calibração e instrumentação que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em instrumentação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em calibração e instrumentação CBO 3134-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3134-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em calibração e instrumentação.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico em instrumentação
O Técnico em instrumentação CBO 3134-10 participa no desenvolvimento de projetos de sistemas de medição e controle, identificando as variáveis envolvidas no processo, especificando instrumentos e determinando posições de medição e controle Examina a possibilidade de uso de instrumentação inteligente e/ou interligada por meio de redes industriais digitais e de Internet das Coisas Industrial (IIoT), propondo tipos de sistema adequados às aplicações.
Implanta sistemas de instrumentação e controle em processos industriais, analisando tecnicamente a aquisição de produtos e serviços de medição e controle, estabelecendo objetivos, indicando fornecedores potenciais, testando e comparando características técnicas de produtos e serviços de fornecedores diversificados.
Emite parecer técnico Determina valores de grandezas para o controle de processos, lendo e interpretando desenhos técnicos, selecionando métodos e princípios de medição e realizando ensaios - físicos, elétricos, mecânicos, eletrônicos, dentre outros -, correspondentes às grandezas a serem medidas.
Opera equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle Garante a calibração dos equipamentos, instrumentos e sistemas utilizados no processo, selecionando prestadores de serviços de calibração.
Monitora a validade de calibração.
Pode efetuar calibração, em laboratórios credenciados, seguindo metodologias específicas Pode emitir laudos e certificados de calibração de equipamentos e instrumentos de medição e controle.
Participa da gestão da documentação técnica, elaborando, atualizando e analisando criticamente procedimentos e instruções de trabalho, cadastrando instrumentos de medição e controle e elaborando fichas e formulários de registros.
Participa da gestão dos procedimentos do sistema de confiabilidade metrológica, colaborando na elaboração de sistema de codificação, estabelecendo frequência, controlando prazos e validando resultados da calibração Participa de auditorias internas e externas Participa do planejamento de manutenção preventiva, preditiva e corretiva de instrumentos de medição e controle.
Realiza a manutenção de instrumentos de medição e controle, desinstalando os instrumentos para realização dos serviços de manutenção, identificando disfunções e suas causas, reparando ou substituindo componentes danificados, reinstalando e testando os instrumentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3134-10 deve contribuir no desenvolvimento de projetos de sistemas de medição e controle, determinar valores de grandezas - medir, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção de instrumentos de medição e controle, gerenciar sistema de confiabilidade, calibrar padrões, equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle, gerenciar documentação, analisar tecnicamente a aquisição de produtos e serviços de medição e controle.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em calibração e instrumentação atuam em indústrias automobilísticas, de alimentos, celulose e papel, siderurgia, química, refino e transporte de petróleo, farmacêutica, têxtil, geração de energia e saneamento básico, petroquímica, fertilizantes, cimento, borracha e vidro. São empregados assalariados, com carteira assinada que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Trabalham em ambiente fechado, em grandes alturas e, algumas atividades exercidas podem estar sujeitas à exposição de material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3134-10
O acesso ao trabalho dessas ocupações ocorre por meio de curso técnico de nível médio nas áreas de instrumentação e calibração. Os técnicos de instrumentação e calibração executam tarefas semelhantes. Ambos atuam no processo (instrumentação) e em laboratórios executando calibrações. Em empresas prestadoras de serviços, os técnicos em instrumentação acompanham o processo produtivo e encaminham os serviços de calibração para serem executados pelos técnicos em calibração no laboratório. A atuação desses trabalhadores como titulares na área ocorre depois de um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Técnico em instrumentação CBO 3134-10
Um Técnico em instrumentação (ou sinônimo) deve ajustar equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle, monitorar as condições ambientais para a calibração, emitir laudos e certificados da calibração de equipamentos e instrumentos de medição e controle, demonstrar visão sistêmica, determinar o procedimento de calibração, planejar manutenção preventiva, preditiva e corretiva, identificar as variáveis envolvidas no processo, agir com ética, preservar o meio ambiente, realizar ensaios físico-mecânicos, arquivar documentação técnica e gerencial, determinar posições de medição e controle de processo, cadastrar instrumentos de medição e controle, inspecionar visualmente padrões, equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle, estabelecer freqüência de calibração, elaborar procedimentos, instruções técnicas e gerenciais, agir com higiene e segurança, atualizar procedimentos, instruções técnicas e gerenciais, ler e interpretar desenho técnico, substituir componentes danificados de instrumentos de medição e controle, controlar prazos para calibração, indicar fornecedores pontenciais de produtos e serviços de medição e controle, selecionar métodos e princípios de medição, elaborar fichas e formulários de registros, emitir parecer técnico sobre produtos e serviços de medição e controle, participar de auditorias internas e externas, interpretar os resultados das medições, conservar padrões, equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle, avaliar o desempenho de sistemas de medição e controle, indentificar disfunções em instrumentos de medição e controle, estabelecer os objetivos da análise, instalar instrumentos de medição e controle, analisar criticamente procedimentos técnicos e gerenciais, reparar componentes danificados de instrumentos de medição e controle, relacionar custos e benefícios da manutenção, identificar especificações téc. de padrões, equip., sistemas e instrumentos de medição e controle, especificar instrumentos de sistemas de medição e controle, retirar instrumentos de medição e controle, propor sistema de medição e controle, ler bibliografia técnica em língua estrangeira, atuar em equipe, calcular os resultados das medições, atualizar-se profissionalmente, operar padrões, equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle, validar resultados da calibração, testar as características técnicas de produtos e serviços dos diversos fornecedores, elaborar sistema de codificação.