CBO 3122-10 - Técnico de saneamento - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)
O profissional no cargo de Técnico de saneamento CBO 3122-10 elabora anteprojeto, participa do planejamento e controla a execução de obra de construção de estações de tratamento de água e de tratamento de esgoto, sob supervisão do engenheiro responsável Auxilia o engenheiro na supervisão de equipes.
Realiza trabalhos em laboratório para controle de qualidade Pode realizar vistorias técnicas Pode atuar em obras de aterros sanitários e drenagem urbana.
Planeja e supervisiona a execução de campanhas educativas Cumpre legislação, normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3122-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de saneamento, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) CBO 3122-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3122-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura).
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico de saneamento
O Técnico de saneamento CBO 3122-10 elabora anteprojeto de infraestrutura para construção de estações de tratamento de água e esgoto, realizando levantamento topográfico, demarcando áreas e detalhando memorial descritivo Solicita a contratação de serviços terceirizados para elaboração de projetos complementares, podendo fiscalizar a execução dos serviços e participar da sua avaliação final.
Pesquisa e analisa a incorporação no anteprojeto de novos materiais, de novas tecnologias e de ferramentas de gestão e controle, em especial da metodologia BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling).
Submete o anteprojeto à aprovação do engenheiro responsável pela obra Planeja o trabalho para construção de estações de tratamento de água e esgoto, dimensionando recursos humanos, especificando materiais e selecionando máquinas e equipamentos.
Orça a obra, calculando custos diretos e indiretos Elabora cronograma físico-financeiro.
Contata e cadastra fornecedores, avaliando perfis.
Participa do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos Controla a execução da obra, verificando o cumprimento do cronograma, as condições técnicas do local, a adequação do tamanho das equipes e o uso de máquinas e equipamentos.
Registra no documento “como construído” (“as built”) - representações técnicas, tais como plantas, corte e fachadas - todas as modificações realizadas durante a construção, em relação ao projeto inicial.
Auxilia o engenheiro na supervisão de equipes durante a construção de estações de tratamento de água e esgoto, elaborando escalas de horários de trabalho, treinando equipes, acompanhando o cumprimento de tarefas e fiscalizando a aplicação de normas e regulamentos Realiza trabalhos em laboratório para controle de qualidade, coletando amostras e realizando ensaios Elabora planilhas dos ensaios realizados e emite relatórios.
Padroniza procedimentos e fixa parâmetros técnicos, participando da montagem e revisão de manuais técnicos e colaborando na elaboração e revisão das normas e procedimentos Pode elaborar planta cadastral da região e montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas Pode realizar vistorias técnicas, analisando origem da solicitação, identificando possíveis causas do problema, elaborando registro – croqui, fotografias, filmagens e medições -, propondo soluções para resolução do problema e emitindo parecer técnico.
Pode coordenar projetos e obras de aterros sanitários e fiscalizar ou supervisionar a execução de obras de drenagem urbana Controla os procedimentos de preservação do meio ambiente.
Propõe ações preventivas, supervisiona serviços de recuperação de áreas degradadas e participa da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais Pode implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas Efetua vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local, coletando dados referentes à fauna e flora, identificando fontes de poluição e sugerindo formas de minimização de impactos ambientais.
Planeja e supervisiona a execução de campanha educativa para coleta de resíduos sólidos Emite relatório final da campanha Estrutura o serviço de coleta dos resíduos sólidos das obras.
Realiza diagnóstico da realidade local no entorno da construção de estações de tratamento de água e esgoto, identificando as características dos resíduos, elaborando roteiro de coleta e/ou varrição e acompanhando a coleta Destina adequadamente os resíduos coletados, reaproveitando materiais e realizando descarte de acordo com as normas ambientais Acompanha a execução de serviços de manutenção de máquinas e equipamentos utilizados na obra.
Zela pela segurança, prevenindo acidentes, supervisionando o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva e estruturando campanhas de prevenção e combate a incêndios.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3122-10 deve orçar obras, padronizar procedimentos técnicos, fazer levantamento e tabulação de dados, planejar o trabalho, estruturar coleta de resíduos sólidos, supervisionar obras, realizar trabalhos em laboratório, preservar o meio ambiente, realizar vendas e compras de materiais e equipamentos, demonstrar competências pessoais, realizar vistorias técnicas, supervisonar equipes, desenvolver projetos de infraestrutura.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3122-10
O exercício dos cargos de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.
Atividades exercidas por um Técnico de saneamento CBO 3122-10
Um Técnico de saneamento (ou sinônimo) deve alterar projeto de acordo com imprevistos da obra, elaborar memória de cálculo, revisar os projetos, realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos, fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca, instalar equipamentos para coleta de dados, aprovar roteiro de coleta, preparar ensaios, supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma, codificar materiais e, ou equipamentos, efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local, montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas, registrar dados para alimentar o projeto as built, elaborar croqui, programar os serviços, sugerir formas de minimização de impactos ambientais, realizar medições, analisar contrato de obras, elaborar anteprojeto, verificar condições de uso dos equipamentos, especificar materiais, coletar dados referentes a fauna e flora, elaborar registro do problema - croqui, fotografias, filmagens e medições, participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos, atender às metas preestabelecidas, efetuar levantamento topográfico, estudar projetos, elaborar projetos de infraestrutura, aplicar ações corretivas, participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos, programar a execução dos serviços, comunicar-se em idioma estrangeiro, verificar tipo de vistoria, realizar ensaios, demonstrar visão sistêmica, analisar dados coletados, comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita, solicitar projetos complementares, fazer vistoria técnica, atuar com liderança, propor ações preventivas, relatar anomalias aos superiores, realizar demonstração técnica do produto, demonstrar conhecimento em informática básica, requisitar materiais, supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas, supervisionar o cumprimento de tarefas, propor soluções para resolução de problemas, dominar conhecimentos técnicos pertinentes a área de atuação, detalhar o projeto, elaborar escalas de horários de trabalho, planejar a forma de obtenção dos dados, identificar fontes de poluição, emitir parecer técnico, analisar origem das solicitações, participar da montagem e revisão de manuais técnicos, trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas, preparar amostras de acordo com as especificações, acompanhar a execução e o cronograma dos serviços, fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados, verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas, verificar condições técnicas do local, instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente, avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes, controlar parâmetros desejados, demonstrar raciocínio lógico e abstrato, treinar equipes, gerenciar arquivo técnico, realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes, elaborar relatórios, elaborar planta cadastral da região, participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais, ajustar modificações nos roteiros, elaborar composições unitárias, calcular ensaios, agir com iniciativa, gerenciar logística, atuar com ousadia, elaborar cronograma, fixar parâmetros técnicos, respeitar normas, leis e decretos ambientais, elaborar planilhas dos ensaios realizados, supervisionar campanha educativa, providenciar carteira de habilitação, identificar possíveis causas do problema, participar do desenvolvimento das normas e procedimentos, elaborar roteiro de coleta e, ou varrição, especificar materiais e equipamentos, implantar roteiros de coleta e, ou varrição, levantar dados quantitativos de projetos, submeter o projeto a aprovação, dimensionar recursos - humanos, materiais e equipamentos, elaborar cronograma físico-financeiro, atuar com capacidade de gerenciar, fiscalizar aplicação de normas e regulamentos, estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios, dominar normas técnicas e de procedimento, elaborar o projeto as built, elaborar memorial descritivo, fiscalizar obras, demonstrar capacidade de auto-desenvolvimento, identificar procedimentos técnicos, registrar alterações de serviços, negociar propostas, demonstrar capacidade de organização, discutir o projeto, demonstrar criatividade, preparar o local de trabalho, emitir relatório de viabilidade técnico-financeira, empregar normas técnicas, emitir relatório final, atender às necessidades do cliente, elaborar propostas de venda, compatibilizar possíveis interferências de projetos, identificar as características dos resíduos, dominar softwares específicos, emitir ordem de compra, contatar fornecedores e, ou clientes, pesquisar novas tecnologias, controlar a qualidade dos produtos e serviços, coletar amostras, diagnosticar a realidade do local, contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho, verificar a utilização de equipamentos de proteção, cotar insumos e serviços, planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos, trabalhar em equipe, elaborar planilhas de custos diretos e indiretos, cadastrar fornecedores e, ou clientes.