CBO 3012-05 - Técnico de apoio à bioengenharia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de apoio à bioengenharia

O profissional no cargo de Técnico de apoio à bioengenharia CBO 3012-05 desenvolve protótipos, instrumental cirúrgico, máquinas de circulação extracorpóreas, dentre outros equipamentos de bioengenharia e médico-hospitalares Monta órteses, próteses e válvulas implantáveis.

Auxilia em pesquisas aplicadas à bioengenharia e na elaboração de projetos Seleciona utensílios, materiais e equipamentos a serem utilizados em projetos de bioengenharia Testa biomateriais, transdutores, válvulas e motores específicos.

Realiza manutenções de terceiro nível de equipamentos utilizados na área biomédica Treina novos profissionais e usuários de produtos Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.

CBO 3012-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de apoio à bioengenharia que pertence ao grupo dos técnicos polivalentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico de apoio à bioengenharia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de apoio à bioengenharia CBO 3012-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3012-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de apoio à bioengenharia.
      • Técnicos polivalentes.

O que faz um Técnico de apoio à bioengenharia

O Técnico de apoio à bioengenharia CBO 3012-05 providencia material aplicado à bioengenharia, selecionando materiais químico, biológico, metalmecânico, eletroeletrônico e sintético Pesquisa materiais substitutivos.

Seleciona utensílios e equipamentos.

Requisita compra de peças e materiais Prepara bancada para testes em laboratório, esterilizando materiais.

Testa biomateriais, analisando sua procedência e executando testes de resistência de materiais sintéticos, biomédicos e biológicos Testa materiais substitutivos.

Realiza teste de transdutores e de funcionamento de válvulas e motores específicos.

Solicita testes laboratoriais Desenvolve técnicas aplicadas à bioengenharia, adaptando equipamentos para uso em bioengenharia e moldando materiais biológicos e biomédicos.

Desenvolve protótipos, instrumental cirúrgico, estimuladores de uso médico e máquinas de circulação extracorpóreas.

Monta órteses, próteses e válvulas implantáveis, para auxiliar na recuperação da mobilidade de pessoas com deficiência ou limitações físicas Desenvolve embalagens de produtos de bioengenharia Auxilia em pesquisas aplicadas à bioengenharia, acompanhando atos cirúrgicos, coletando material biológico, consultando bibliografia, participando de congressos e contactando profissionais especializados, a fim de ajudar na melhoria de produtos e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos.

Participa na elaboração de projetos, coletando dados e confeccionando gráficos Realiza manutenção de terceiro nível dos equipamentos de bioengenharia e médico-hospitalares, verificando seu funcionamento, identificando avarias, substituindo peças e fazendo reparos Substitui equipamento sem possibilidade de conserto por um outro novo, fazendo sua instalação e regulagem.

Programa manutenções preventivas Prepara manual de procedimentos e manual de usuário, sob orientação de profissionais de nível superior da bioengenharia.

Elabora fichas de acompanhamento e controle Emite laudos e relatórios Faz especificação de materiais e de componentes dos produtos de bioengenharia.

Numera produtos de bioengenharia para permitir seu rastreamento Treina novos profissionais, explicando técnicas de execução do trabalho, expondo a forma correta de utilização de equipamentos e apresentando noções de assepsia Mostra, a usuários, a finalidade de produtos.

Prepara material audiovisual para programas de treinamento Mantém o local de trabalho limpo, seguro e organizado Conserva ferramentas e instrumentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança, informando sobre riscos inerentes ao processo produtivo e sobre a importância da utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3012-05 deve treinar novatos e usuários, testar biomateriais, desenvolver técnicas aplicadas a bioengenharia, auxiliar pesquisas aplicadas a bioengenharia, providenciar material aplicado a bioengenharia, realizar manutenção, em terceiro nível, de equipamentos de bioengenharia e médico-hospitalares, elaborar manuais com orientação de profissionais da bioengenharia, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos de apoio à bioengenharia exercem suas funções em empresas de fabricação de equipamentos de instrumentação médico-hospitalar e instituições de ensino e pesquisa, desenvolvendo técnicas e equipamentos de apoio à área biomédica, como por exemplo, próteses, órteses ósseas e oculares, válvulas cardíacas e hidrocefálicas, dentre outros. São contratados na condição de empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, sob a forma de cooperação, atuam com supervisão permanente, em ambiente fechado, em períodos diurnos. Podem estar sujeitos à ação de materiais tóxicos e radiação e também a riscos biológicos e choques elétricos no desenvolvimento de algumas atividades.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3012-05

O exercício dessa ocupação requer curso técnico de nível médio em atividades profissionais ocorre no período de três a quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Técnico de apoio à bioengenharia CBO 3012-05

Um Técnico de apoio à bioengenharia (ou sinônimo) deve emitir laudos e relatórios, especificar materiais de produtos de bioengenharia, montar válvulas implantáveis, solicitar testes laboratoriais, testar funcionamento de válvulas, demonstrar capacidade de expressão escrita, coletar material biológico, montar próteses, acompanhar atos cirúrgicos, verificar funcionamento de equipamentos, elaborar material audiovisual para treinamento, selecionar material biológico, testar materiais substitutivos, demonstrar destreza motora fina, numerar produtos de bioengenharia - rastreamento, selecionar material químico, selecionar material metalmecânico, programar manutenções preventivas, montar órteses, assimilar inovações tecnológicas, instalar equipamentos, explicar noções de assepsia, testar funcionamento de motores específicos, requisitar compra de peças e materiais, demonstrar criatividade, auxiliar em elaboração de projetos, elaborar fichas de acompanhamento e controle, selecionar material sintético, reparar equipamentos, confeccionar gráficos, consultar bibliografia, manifestar perseverança, explicar finalidade de produto, esterilizar materiais, testar resistência de materiais sintéticos, biomédicos e biológicos, desenvolver estimuladores de uso médico, desenvolver embalagens de produtos de bioengenharia, contactar profissionais especializados, informar riscos inerentes ao processo produtivo, analisar procedência de materiais, coletar estatísticas, trabalhar em equipe, explicar utilização de equipamentos para profissionais, elaborar manual de usuário, explicar técnicas aos funcionários, selecionar material eletroeletrônico, substituir equipamentos, moldar materiais biológicos e biomédicos, manifestar precisão, especificar componentes de produtos de bioengenharia, testar transdutores, montar reservatórios para uso biomédico, pesquisar materiais substitutivos, participar de eventos e congressos, desenvolver máquinas de circulação extracorpóreas, selecionar utensílios e equipamentos, desenvolver instrumental cirúrgico, preparar bancada para testes em laboratório, desenvolver protótipos, elaborar manual de procedimentos, substituir peças, regular equipamentos, demonstrar capacidade de expressão oral, adaptar equipamentos para uso em bioengenharia.

Cargos e salários CBO 3012-05 - Técnicos de apoio à bioengenharia

Salário Técnico de Apoio À Bioengenharia

Técnico de Apoio À Bioengenharia: Brasil

  • 187
  • Brasil
  • 3.213 - 6.120
  • 40h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio À Bioengenharia CBO 3012-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.213 e 6.120 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 187 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3012-05.