CBO 3012-05 - Técnico de apoio à bioengenharia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de apoio à bioengenharia
O profissional no cargo de Técnico de apoio à bioengenharia CBO 3012-05 desenvolve protótipos, instrumental cirúrgico, máquinas de circulação extracorpóreas, dentre outros equipamentos de bioengenharia e médico-hospitalares Monta órteses, próteses e válvulas implantáveis.
Auxilia em pesquisas aplicadas à bioengenharia e na elaboração de projetos Seleciona utensílios, materiais e equipamentos a serem utilizados em projetos de bioengenharia Testa biomateriais, transdutores, válvulas e motores específicos.
Realiza manutenções de terceiro nível de equipamentos utilizados na área biomédica Treina novos profissionais e usuários de produtos Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.
CBO 3012-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de apoio à bioengenharia que pertence ao grupo dos técnicos polivalentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de apoio à bioengenharia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de apoio à bioengenharia CBO 3012-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3012-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de apoio à bioengenharia.
- Técnicos polivalentes.
O que faz um Técnico de apoio à bioengenharia
O Técnico de apoio à bioengenharia CBO 3012-05 providencia material aplicado à bioengenharia, selecionando materiais químico, biológico, metalmecânico, eletroeletrônico e sintético Pesquisa materiais substitutivos.
Seleciona utensílios e equipamentos.
Requisita compra de peças e materiais Prepara bancada para testes em laboratório, esterilizando materiais.
Testa biomateriais, analisando sua procedência e executando testes de resistência de materiais sintéticos, biomédicos e biológicos Testa materiais substitutivos.
Realiza teste de transdutores e de funcionamento de válvulas e motores específicos.
Solicita testes laboratoriais Desenvolve técnicas aplicadas à bioengenharia, adaptando equipamentos para uso em bioengenharia e moldando materiais biológicos e biomédicos.
Desenvolve protótipos, instrumental cirúrgico, estimuladores de uso médico e máquinas de circulação extracorpóreas.
Monta órteses, próteses e válvulas implantáveis, para auxiliar na recuperação da mobilidade de pessoas com deficiência ou limitações físicas Desenvolve embalagens de produtos de bioengenharia Auxilia em pesquisas aplicadas à bioengenharia, acompanhando atos cirúrgicos, coletando material biológico, consultando bibliografia, participando de congressos e contactando profissionais especializados, a fim de ajudar na melhoria de produtos e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos.
Participa na elaboração de projetos, coletando dados e confeccionando gráficos Realiza manutenção de terceiro nível dos equipamentos de bioengenharia e médico-hospitalares, verificando seu funcionamento, identificando avarias, substituindo peças e fazendo reparos Substitui equipamento sem possibilidade de conserto por um outro novo, fazendo sua instalação e regulagem.
Programa manutenções preventivas Prepara manual de procedimentos e manual de usuário, sob orientação de profissionais de nível superior da bioengenharia.
Elabora fichas de acompanhamento e controle Emite laudos e relatórios Faz especificação de materiais e de componentes dos produtos de bioengenharia.
Numera produtos de bioengenharia para permitir seu rastreamento Treina novos profissionais, explicando técnicas de execução do trabalho, expondo a forma correta de utilização de equipamentos e apresentando noções de assepsia Mostra, a usuários, a finalidade de produtos.
Prepara material audiovisual para programas de treinamento Mantém o local de trabalho limpo, seguro e organizado Conserva ferramentas e instrumentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança, informando sobre riscos inerentes ao processo produtivo e sobre a importância da utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3012-05 deve demonstrar competências pessoais, providenciar material aplicado a bioengenharia, elaborar manuais com orientação de profissionais da bioengenharia, desenvolver técnicas aplicadas a bioengenharia, realizar manutenção, em terceiro nível, de equipamentos de bioengenharia e médico-hospitalares, testar biomateriais, auxiliar pesquisas aplicadas a bioengenharia, treinar novatos e usuários.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos de apoio à bioengenharia exercem suas funções em empresas de fabricação de equipamentos de instrumentação médico-hospitalar e instituições de ensino e pesquisa, desenvolvendo técnicas e equipamentos de apoio à área biomédica, como por exemplo, próteses, órteses ósseas e oculares, válvulas cardíacas e hidrocefálicas, dentre outros. São contratados na condição de empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, sob a forma de cooperação, atuam com supervisão permanente, em ambiente fechado, em períodos diurnos. Podem estar sujeitos à ação de materiais tóxicos e radiação e também a riscos biológicos e choques elétricos no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3012-05
O exercício dessa ocupação requer curso técnico de nível médio em atividades profissionais ocorre no período de três a quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Técnico de apoio à bioengenharia CBO 3012-05
Um Técnico de apoio à bioengenharia (ou sinônimo) deve contactar profissionais especializados, explicar noções de assepsia, testar funcionamento de motores específicos, elaborar manual de usuário, auxiliar em elaboração de projetos, explicar técnicas aos funcionários, emitir laudos e relatórios, participar de eventos e congressos, preparar bancada para testes em laboratório, instalar equipamentos, demonstrar destreza motora fina, explicar utilização de equipamentos para profissionais, testar funcionamento de válvulas, especificar componentes de produtos de bioengenharia, montar órteses, desenvolver estimuladores de uso médico, consultar bibliografia, pesquisar materiais substitutivos, selecionar utensílios e equipamentos, demonstrar capacidade de expressão escrita, testar resistência de materiais sintéticos, biomédicos e biológicos, requisitar compra de peças e materiais, esterilizar materiais, numerar produtos de bioengenharia - rastreamento, selecionar material metalmecânico, selecionar material biológico, elaborar material audiovisual para treinamento, manifestar perseverança, desenvolver instrumental cirúrgico, selecionar material sintético, montar válvulas implantáveis, adaptar equipamentos para uso em bioengenharia, demonstrar capacidade de expressão oral, coletar material biológico, explicar finalidade de produto, informar riscos inerentes ao processo produtivo, acompanhar atos cirúrgicos, testar transdutores, confeccionar gráficos, elaborar manual de procedimentos, coletar estatísticas, montar próteses, desenvolver protótipos, assimilar inovações tecnológicas, desenvolver máquinas de circulação extracorpóreas, trabalhar em equipe, selecionar material eletroeletrônico, elaborar fichas de acompanhamento e controle, solicitar testes laboratoriais, substituir equipamentos, testar materiais substitutivos, demonstrar criatividade, montar reservatórios para uso biomédico, moldar materiais biológicos e biomédicos, selecionar material químico, verificar funcionamento de equipamentos, especificar materiais de produtos de bioengenharia, substituir peças, regular equipamentos, reparar equipamentos, desenvolver embalagens de produtos de bioengenharia, analisar procedência de materiais, manifestar precisão, programar manutenções preventivas.