CBO 2627-10 - Músico intérprete instrumentista
Entenda o que fazem os músicos intérpretes no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Músico intérprete instrumentista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Músico intérprete instrumentista
Toca instrumento, como solista ou em formações musicais, em público ou em estúdios de gravação, de rádio, tv e plataformas digitais, para entretenimento do público e o desenvolvimento da cultura musical. Estuda a composição musical e ensaia a peça musical, individualmente ou em grupo. Interpreta ou modifica a música, aplicando conhecimentos de harmonia, melodia e ritmo em função do estilo e do instrumento. Aperfeiçoa-se e atualiza-se em técnicas de execução. Pesquisa, no campo musical, estilos, repertórios, tecnologias aplicadas à música, entre outros assuntos, a fim de compreender os processos criativos, históricos e sociais da música instrumental. Cria propostas de trabalho musical. Interage com o público, a equipe musical, a técnica e a artística. Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.Funções Detalhadas
Apresenta-se em audiências musicais, observando as condições para a execução e as condições do instrumento, realizando passagem de som, afinando o instrumento, preparando-se estética, física e mentalmente e concentrando-se para a audiência, visando aprimorar a apresentação e adequar-se ao estilo proposto.
Interpreta ou modifica a música, aplicando conhecimentos de harmonia, melodia e ritmo em função do estilo e do instrumento, mantendo sintonia com os membros do conjunto musical e com as características do evento. Observa a plateia para adequar-se ao roteiro musical, bem como para fazer improvisações durante as apresentações. Toca o instrumento representando, podendo fazer uso de tecnologias para a execução musical.
Aperfeiçoa-se e atualiza-se em técnicas de execução e interpretação, ensaiando e estudando música, estudando repertório e diferentes gêneros musicais, praticando instrumento, a fim de manter e melhorar suas habilidades de interpretação musical instrumental. Prepara-se física e psicologicamente para a prática musical, apurando percepção musical e observando a atuação de outros instrumentistas. Interpreta musicalmente os movimentos dos bailarinos e cantores.
Executa músicas para gravação, identificando as condições para a gravação ao vivo, em estúdio de gravação, de rádio, televisão, salas de concerto, sets de filmagem e em outros locais, ensaiando música para a gravação. Utiliza várias técnicas e linguagens musicais para execução no estúdio. Prepara-se para executar o repertório a ser gravado, seguindo orientação da direção musical, sugerindo alterações na gravação e testando o som.
Pesquisa, no campo musical, estilos, técnicas de execução, repertórios, linguagens, culturas e tecnologias aplicadas à música, a fim de compreender os processos criativos, históricos, sociais, entre outros, da música instrumental. Transpõe música para tons alternativos ou para se adequar a estilos ou propósitos individuais do canto.
Cria propostas de trabalho musical, selecionando repertório de acordo com o evento, elaborando roteiros musicais, experimentando ideias, identificando o público-alvo. Pode prestar consultoria na área musical.
Interage com o público, os organizadores de eventos, a equipe musical, a técnica e a artística, visando à construção de sua performance.
Pode especializar-se em determinado campo musical, como ópera, música popular e outras e ser designado de acordo com a especialização. Pode tocar instrumento musical e cantar.
Pode participar de turnês nacionais e internacionais.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA À MÚSICA INSTRUMENTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) MÍDIAS DIGITAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES MUSICAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA APLICADA À PRODUÇÃO MUSICAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ANTROPOLÓGICA) ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA E COGNIÇÃO DA MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA MUSICAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIDÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DA MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) METODOLOGIA DO ENSINO DA MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | HISTÓRIA DA ARTE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE, CULTURA E ESTÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) HISTÓRIA DA ARTE - MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CANTO | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | COMPOSIÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | INSTRUMENTAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | REGÊNCIA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ACÚSTICA MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ANÁLISE HARMÔNICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ANÁLISE MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) APLICATIVOS DE ÁUDIO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) APRECIAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ARRANJO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) AUDIÇÃO CRÍTICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) BANDA SINFÔNICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CANTO CORAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CLASSIFICAÇÃO DOS NAIPES DE INSTRUMENTOS - QUANTO A NATUREZA E AO MEIO DE PRODUÇÃO SONORA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CONJUNTO DE CÂMARA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CONTRAPONTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CRIAÇÃO MUSICAL EM ESTAÇÃO DE GRAVAÇÃO DE ÁUDIO (“DIGITAL AUDIO WORKSTATION – DAW”) | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) EDIÇÃO DE ÁUDIO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ESTÉTICA MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FILOSOFIA DA MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) GRAVAÇÃO DIGITAL MULTIPISTA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HARMONIA E IMPROVISAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA MÚSICA NO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA MÚSICA OCIDENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) INSTRUMENTOS MUSICAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LABORATÓRIO DE GRAVAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LABORATÓRIO DE SONORIZAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LEIS DE INCENTIVO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LITERATURA E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MODELOS E TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA BARROCA E MÚSICA DO SÉCULO XX | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA BRASILEIRA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA DE CÂMARA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA POPULAR LATINO-AMERICANA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA RENASCENTISTA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NAIPE DAS CORDAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NAIPE DAS MADEIRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NAIPE DOS METAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NAIPES DAS PERCUSSÕES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NOTAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NOTAÇÃO MUSICAL EM COMPUTADOR | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ORQUESTRA DE SOPROS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ORQUESTRA JOVEM | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ORQUESTRA SINFÔNICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ORQUESTRA UNIVERSITÁRIA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ORQUESTRAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO ACÚSTICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO HARMÔNICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO RÍTMICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERFORMANCE MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PIANO FUNCIONAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA DE CONJUNTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA DE ORQUESTRA DE CÂMARA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA E DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICAS INSTRUMENTAIS E TECNOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRODUÇÃO PARA TEATRO E AUDIOVISUAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PROJETOS DE ÁUDIO E MIDI | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) RECITAIS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TÉCNICA VOCAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TECNOLOGIA MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TEORIA DA MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TREINAMENTO AUDITIVO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA DA PESQUISA EM MÚSICA | 5 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 0 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO AOS DETALHES | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - TOLERÂNCIA AO ESTRESSE | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 4 |
Condições de Trabalho
Dedicam-se à música erudita e popular e costumam exercer suas atividades organizando-se em grupos sob formato de duos, trios, quartetos, bandas , coros, orquestras e também individualmente, em carreiras solo. Podem combinar essas duas modalidades ou se especializar em uma delas. A maioria trabalha como autônomo para empresas e instituições diversas, públicas ou privadas, apresentando seu trabalho nos mais variados ambientes e para os mais diversos públicos, apenas uma pequena parcela é empregada, geralmente em corpos musicais estáveis, vinculados à esfera pública estadual e municipal ou a universidades. Seus horários de trabalho costumam ser irregulares e, em algumas das suas atividades, alguns profissionais podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, trabalhar sob pressão e ruído intenso. Para o exercício da atividade de Músico, deve o profissional ser inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil, conforme Lei nº 3. 857/60, artigo 16.Exigências do mercado de trabalho
O processo de formação dos músicos e intérpretes é bastante heterogêneo, podendo ocorrer em conservatórios musicais, junto a professores especialistas ou em cursos de nível superior em música, de forma isolada ou cumulativamente. Há, também, profissionais autodidatas, alguns dos quais se especializam no exercício das suas atividades, no mercado de trabalho.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- comunicar-se;
- executar músicas para gravação;
- aperfeiçoar e atualizar as qualidades técnicas de execução e interpretação;
- demonstrar competências pessoais;
- executar música para um público;
- pesquisar no campo musical;
- criar propostas de trabalho musical;
- interpretar a obra musical em função do estilo e texto;
- realizar passagem de som;
- selecionar repertório de acordo com evento;
- atentar para as condições exigidas para a execução - som, luz, acústica, local;
- participar de atividades de interesse de classe;
- estudar repertório;
- executar música para gravar no estúdio;
- interagir com a equipe artística;
- demonstrar concentração;
- contribuir para o aprimoramento do conhecimento musical na sociedade;
- manter sintonia com os membros do conjunto musical;
- buscar o domínio do instrumento que executa;
- desenvolver leitura a primeira vista;
- preparar-se física e mentalmente para a apresentação;
- procurar conhecer as características do público alvo;
- sugerir alterações na gravação;
- interagir com organizadores de eventos;
- manter sintonia com as características do evento;
- divulgar o trabalho através de serviços especializados ou por conta própria;
- zelar pela manutenção dos instrumentos;
- elaborar roteiros musicais;
- preparar-se física e psicologicamente para a prática musical;
- pesquisar tecnologias aplicadas a música;
- pesquisar linguagens musicais;
- pesquisar culturas musicais;
- testar o som;
- manter-se atualizado sobre os direitos e deveres inerentes a ocupação;
- estudar diferentes estilos musicais;
- praticar instrumento;
- estudar música;
- estudar língua estrangeira;
- pesquisar técnicas de execução;
- acompanhar a legislação sobre o campo musical;
- interagir com a equipe técnica;
- atualizar-se sobre as possibilidades do mercado de trabalho;
- ensaiar música;
- interagir com a equipe musical;
- discutir questões de salubridade e segurança do trabalho;
- executar música para ser gravada com a presença de público;
- tocar representando;
- ministrar aulas de música;
- concentrar-se para a apresentação;
- dominar o vocabulário e sinais musicais;
- prestar consultoria na área musical;
- dominar várias técnicas e linguagens musicais para executar no estúdio;
- pesquisar estilos musicais;
- experimentar idéias musicais;
- pesquisar repertórios musicais;
- saber as condições para a gravação: ao vivo, em estúdio de gravação, de rádio, tv etc...;
- afinar instrumentos;
- participar da elaboração de políticas culturais;
- apurar percepção musical;
- ensaiar música para gravação;
- interpretar musicalmente os movimentos dos bailarinos e cantores;
- atentar para as condições do instrumento/voz;
- observar a platéia para adequar o roteiro musical;
- seguir orientação da direção musical;
- trabalhar em equipe;
- estar preparado para executar o repertório a ser gravado;
- utilizar tecnologias para execução musical;
- preparar-se esteticamente para o espetáculo;
- interagir com o público;
- observar a atuação de outros músicos e cantores;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2627-10
CBO 2627-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de músico intérprete instrumentista que pertence ao grupo dos músicos intérpretes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Profissionais de espetáculos e das artes
-
-
-
-
- Músicos intérpretes
-
-