CBO 2627-10 - Músico intérprete instrumentista

Entenda o que fazem os músicos intérpretes no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Músico intérprete instrumentista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Músico intérprete instrumentista

Toca instrumento, como solista ou em formações musicais, em público ou em estúdios de gravação, de rádio, tv e plataformas digitais, para entretenimento do público e o desenvolvimento da cultura musical. Estuda a composição musical e ensaia a peça musical, individualmente ou em grupo. Interpreta ou modifica a música, aplicando conhecimentos de harmonia, melodia e ritmo em função do estilo e do instrumento. Aperfeiçoa-se e atualiza-se em técnicas de execução. Pesquisa, no campo musical, estilos, repertórios, tecnologias aplicadas à música, entre outros assuntos, a fim de compreender os processos criativos, históricos e sociais da música instrumental. Cria propostas de trabalho musical. Interage com o público, a equipe musical, a técnica e a artística. Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Estuda a composição musical que vai interpretar, de acordo com a notação musical e seu significado, modulando (transpondo) instrumentos musicais, músicas e outros aspectos relevantes. Ensaia a peça musical, individualmente ou em grupo, orientando-se pelas instruções do regente ou pela própria interpretação, para alcançar o desempenho desejado. Observa marcações, gestos, sinais de ritmo, medida, intensidade, entrada e término transmitidos, dando interpretação pessoal.

Apresenta-se em audiências musicais, observando as condições para a execução e as condições do instrumento, realizando passagem de som, afinando o instrumento, preparando-se estética, física e mentalmente e concentrando-se para a audiência, visando aprimorar a apresentação e adequar-se ao estilo proposto.

Interpreta ou modifica a música, aplicando conhecimentos de harmonia, melodia e ritmo em função do estilo e do instrumento, mantendo sintonia com os membros do conjunto musical e com as características do evento. Observa a plateia para adequar-se ao roteiro musical, bem como para fazer improvisações durante as apresentações. Toca o instrumento representando, podendo fazer uso de tecnologias para a execução musical.

Aperfeiçoa-se e atualiza-se em técnicas de execução e interpretação, ensaiando e estudando música, estudando repertório e diferentes gêneros musicais, praticando instrumento, a fim de manter e melhorar suas habilidades de interpretação musical instrumental. Prepara-se física e psicologicamente para a prática musical, apurando percepção musical e observando a atuação de outros instrumentistas. Interpreta musicalmente os movimentos dos bailarinos e cantores.

Executa músicas para gravação, identificando as condições para a gravação ao vivo, em estúdio de gravação, de rádio, televisão, salas de concerto, sets de filmagem e em outros locais, ensaiando música para a gravação. Utiliza várias técnicas e linguagens musicais para execução no estúdio. Prepara-se para executar o repertório a ser gravado, seguindo orientação da direção musical, sugerindo alterações na gravação e testando o som.

Pesquisa, no campo musical, estilos, técnicas de execução, repertórios, linguagens, culturas e tecnologias aplicadas à música, a fim de compreender os processos criativos, históricos, sociais, entre outros, da música instrumental. Transpõe música para tons alternativos ou para se adequar a estilos ou propósitos individuais do canto.

Cria propostas de trabalho musical, selecionando repertório de acordo com o evento, elaborando roteiros musicais, experimentando ideias, identificando o público-alvo. Pode prestar consultoria na área musical.

Interage com o público, os organizadores de eventos, a equipe musical, a técnica e a artística, visando à construção de sua performance.

Pode especializar-se em determinado campo musical, como ópera, música popular e outras e ser designado de acordo com a especialização. Pode tocar instrumento musical e cantar.

Pode participar de turnês nacionais e internacionais.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA À MÚSICA INSTRUMENTAL 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) MÍDIAS DIGITAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES MUSICAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA APLICADA À PRODUÇÃO MUSICAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA TEORIA ANTROPOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ANTROPOLÓGICA) ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA E COGNIÇÃO DA MÚSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA MUSICAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIDÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DA MÚSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) METODOLOGIA DO ENSINO DA MÚSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES HISTÓRIA DA ARTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE, CULTURA E ESTÉTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) HISTÓRIA DA ARTE - MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CANTO 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES COMPOSIÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES INSTRUMENTAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES REGÊNCIA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ACÚSTICA MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ANÁLISE HARMÔNICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ANÁLISE MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) APLICATIVOS DE ÁUDIO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) APRECIAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ARRANJO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) AUDIÇÃO CRÍTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) BANDA SINFÔNICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CANTO CORAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CLASSIFICAÇÃO DOS NAIPES DE INSTRUMENTOS - QUANTO A NATUREZA E AO MEIO DE PRODUÇÃO SONORA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CONJUNTO DE CÂMARA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CONTRAPONTO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CRIAÇÃO MUSICAL EM ESTAÇÃO DE GRAVAÇÃO DE ÁUDIO (“DIGITAL AUDIO WORKSTATION – DAW”) 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) EDIÇÃO DE ÁUDIO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ESTÉTICA MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FILOSOFIA DA MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) GRAVAÇÃO DIGITAL MULTIPISTA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HARMONIA E IMPROVISAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA MÚSICA NO BRASIL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA MÚSICA OCIDENTAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) INSTRUMENTOS MUSICAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LABORATÓRIO DE GRAVAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LABORATÓRIO DE SONORIZAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LEIS DE INCENTIVO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LITERATURA E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MODELOS E TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA BARROCA E MÚSICA DO SÉCULO XX 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA BRASILEIRA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA DE CÂMARA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA POPULAR LATINO-AMERICANA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA RENASCENTISTA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NAIPE DAS CORDAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NAIPE DAS MADEIRAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NAIPE DOS METAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NAIPES DAS PERCUSSÕES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NOTAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NOTAÇÃO MUSICAL EM COMPUTADOR 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ORQUESTRA DE SOPROS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ORQUESTRA JOVEM 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ORQUESTRA SINFÔNICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ORQUESTRA UNIVERSITÁRIA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ORQUESTRAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO ACÚSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO HARMÔNICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO RÍTMICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERFORMANCE MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PIANO FUNCIONAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA DE CONJUNTO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA DE ORQUESTRA DE CÂMARA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA E DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICAS INSTRUMENTAIS E TECNOLOGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRODUÇÃO PARA TEATRO E AUDIOVISUAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PROJETOS DE ÁUDIO E MIDI 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) RECITAIS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TÉCNICA VOCAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TECNOLOGIA MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TEORIA DA MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TREINAMENTO AUDITIVO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA DA PESQUISA EM MÚSICA 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 0
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO AOS DETALHES 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TOLERÂNCIA AO ESTRESSE 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 4

Condições de Trabalho

Dedicam-se à música erudita e popular e costumam exercer suas atividades organizando-se em grupos sob formato de duos, trios, quartetos, bandas , coros, orquestras e também individualmente, em carreiras solo. Podem combinar essas duas modalidades ou se especializar em uma delas. A maioria trabalha como autônomo para empresas e instituições diversas, públicas ou privadas, apresentando seu trabalho nos mais variados ambientes e para os mais diversos públicos, apenas uma pequena parcela é empregada, geralmente em corpos musicais estáveis, vinculados à esfera pública estadual e municipal ou a universidades. Seus horários de trabalho costumam ser irregulares e, em algumas das suas atividades, alguns profissionais podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, trabalhar sob pressão e ruído intenso. Para o exercício da atividade de Músico, deve o profissional ser inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil, conforme Lei nº 3. 857/60, artigo 16.

Exigências do mercado de trabalho

O processo de formação dos músicos e intérpretes é bastante heterogêneo, podendo ocorrer em conservatórios musicais, junto a professores especialistas ou em cursos de nível superior em música, de forma isolada ou cumulativamente. Há, também, profissionais autodidatas, alguns dos quais se especializam no exercício das suas atividades, no mercado de trabalho.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • pesquisar no campo musical;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar músicas para gravação;
  • comunicar-se;
  • aperfeiçoar e atualizar as qualidades técnicas de execução e interpretação;
  • executar música para um público;
  • criar propostas de trabalho musical;
  • interagir com a equipe técnica;
  • dominar o vocabulário e sinais musicais;
  • testar o som;
  • pesquisar culturas musicais;
  • interagir com o público;
  • interagir com a equipe artística;
  • estudar língua estrangeira;
  • interpretar a obra musical em função do estilo e texto;
  • demonstrar concentração;
  • pesquisar tecnologias aplicadas a música;
  • dominar várias técnicas e linguagens musicais para executar no estúdio;
  • preparar-se física e mentalmente para a apresentação;
  • estudar diferentes estilos musicais;
  • pesquisar repertórios musicais;
  • contribuir para o aprimoramento do conhecimento musical na sociedade;
  • discutir questões de salubridade e segurança do trabalho;
  • pesquisar linguagens musicais;
  • trabalhar em equipe;
  • atentar para as condições do instrumento/voz;
  • executar música para ser gravada com a presença de público;
  • atentar para as condições exigidas para a execução - som, luz, acústica, local;
  • preparar-se física e psicologicamente para a prática musical;
  • pesquisar estilos musicais;
  • buscar o domínio do instrumento que executa;
  • procurar conhecer as características do público alvo;
  • divulgar o trabalho através de serviços especializados ou por conta própria;
  • pesquisar técnicas de execução;
  • sugerir alterações na gravação;
  • estudar música;
  • interagir com organizadores de eventos;
  • apurar percepção musical;
  • estudar repertório;
  • ensaiar música para gravação;
  • manter-se atualizado sobre os direitos e deveres inerentes a ocupação;
  • atualizar-se sobre as possibilidades do mercado de trabalho;
  • ensaiar música;
  • participar de atividades de interesse de classe;
  • zelar pela manutenção dos instrumentos;
  • observar a platéia para adequar o roteiro musical;
  • concentrar-se para a apresentação;
  • manter sintonia com os membros do conjunto musical;
  • prestar consultoria na área musical;
  • elaborar roteiros musicais;
  • estar preparado para executar o repertório a ser gravado;
  • interagir com a equipe musical;
  • saber as condições para a gravação: ao vivo, em estúdio de gravação, de rádio, tv etc...;
  • utilizar tecnologias para execução musical;
  • praticar instrumento;
  • manter sintonia com as características do evento;
  • selecionar repertório de acordo com evento;
  • participar da elaboração de políticas culturais;
  • interpretar musicalmente os movimentos dos bailarinos e cantores;
  • executar música para gravar no estúdio;
  • ministrar aulas de música;
  • observar a atuação de outros músicos e cantores;
  • realizar passagem de som;
  • tocar representando;
  • experimentar idéias musicais;
  • seguir orientação da direção musical;
  • desenvolver leitura a primeira vista;
  • preparar-se esteticamente para o espetáculo;
  • acompanhar a legislação sobre o campo musical;
  • afinar instrumentos;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2627-10

CBO 2627-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de músico intérprete instrumentista que pertence ao grupo dos músicos intérpretes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Músicos intérpretes

CBOs Relacionados

Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 2627-10 - Músicos intérpretes

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262710 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 262710 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Músico Intérprete Instrumentista Popular

Músico Intérprete Instrumentista Popular: Brasil

O profissional no cargo de Músico Intérprete Instrumentista Popular CBO 2627-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.183 e 7.379 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 786 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2627-10.
Salário Musico Interprete Instrumentista

Musico Interprete Instrumentista: Brasil

O profissional no cargo de Musico Interprete Instrumentista CBO 2627-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.183 e 7.379 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 786 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2627-10.
Salário Músico Intérprete Instrumentista Erudito

Músico Intérprete Instrumentista Erudito: Brasil

O profissional no cargo de Músico Intérprete Instrumentista Erudito CBO 2627-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.183 e 7.379 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 786 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2627-10.