CBO 2627-05 - Músico intérprete cantor - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos músicos intérpretes
O profissional no cargo de Músico intérprete cantor CBO 2627-05 Canta à capela ou com acompanhamento musical, em público ou em estúdios de gravação, rádio, tv e plataformas digitais, apresentando-se individualmente ou em grupo, para o entretenimento do público e o desenvolvimento da cultura musical Observa as condições da voz e da execução, bem como as de passagens de som, para adequar-se ao estilo, ao texto e às tecnologias de execução musical.
Aperfeiçoa-se e atualiza-se em várias técnicas de execução e interpretação e se prepara física e psicologicamente para apresentações e prática musical Pesquisa, no campo musical, estilos, culturas e tecnologias aplicadas à música, entre outros assuntos, a fim de dominar os vários gêneros musicais Cria propostas de trabalho musical.
Interage com produtores, diretores e equipe musical Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
CBO 2627-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de músicos intérpretes que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Músico intérprete cantor, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Músicos intérpretes CBO 2627-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2627-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Músicos intérpretes.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Músico intérprete cantor
O Músico intérprete cantor CBO 2627-05 estuda a composição musical que vai interpretar, de acordo com a letra e seu significado, modulando voz, gestos e aspectos relevantes Ensaia a peça musical, individualmente ou em grupo, orientando-se pelas instruções do regente ou pela própria interpretação, para alcançar o desempenho desejado.
Observa marcações, gestos, sinais de ritmo, medida, intensidade, entrada e término transmitidos, dando interpretação pessoal.
Apresenta-se em audiências musicais, observando as condições para a execução e as condições da voz, realizando passagem de som, preparando-se estética, física e mentalmente e concentrando-se para a audiência, visando aprimorar a apresentação e adequar-se ao estilo proposto Interpreta ou modifica a música, aplicando conhecimentos de harmonia, melodia, ritmo e produção de voz, em função do estilo e do texto, mantendo sintonia com os membros do conjunto musical e com as características do evento.
Observa a plateia para adequar-se ao roteiro musical, bem como para fazer improvisações durante as apresentações Canta representando, podendo fazer uso de tecnologias para a execução musical.
Aperfeiçoa-se e atualiza-se em técnicas de execução e interpretação, ensaiando e estudando música, estudando repertório e diferentes estilos musicais, praticando canto, a fim de manter e melhorar suas habilidades de interpretação vocal.
Prepara-se física e psicologicamente para a prática musical, apurando percepção musical e observando a atuação de outros cantores Executa músicas para gravação, identificando as condições para a gravação ao vivo, em estúdio de gravação, de rádio, de televisão, salas de concerto e de ópera, sets de filmagem e em outros locais, ensaiando música para a gravação.
Utiliza várias técnicas e linguagens musicais para execução no estúdio.
Prepara-se para executar o repertório a ser gravado, seguindo orientação da direção musical, sugerindo alterações na gravação e testando o som Pesquisa, no campo musical, estilos, técnicas de execução, repertórios, linguagens, culturas e tecnologias aplicadas à música, a fim de dominar os vários gêneros musicais Transpõe música para tons alternativos ou para se adequar a estilos ou propósitos individuais do canto.
Cria propostas de trabalho musical, selecionando repertório de acordo com o evento, elaborando roteiros musicais, experimentando ideias, identificando o público-alvo, visando personalizar a apresentação e manter o interesse do público Pode prestar consultoria na área musical Interage com o público, os organizadores de eventos, a equipe musical, a técnica e a artística, visando a construção de sua performance.
Pode especializar-se em determinado campo musical, como ópera, música popular e outras e ser designado de acordo com a especialização Pode cantar tocando instrumento musical.
Pode participar de turnês nacionais e internacionais Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2627-05 deve comunicar-se, criar propostas de trabalho musical, executar música para um público, executar músicas para gravação, aperfeiçoar e atualizar as qualidades técnicas de execução e interpretação, pesquisar no campo musical, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Músicos intérpretes dedicam-se à música erudita e popular e costumam exercer suas atividades organizando-se em grupos sob formato de duos, trios, quartetos, bandas , coros, orquestras e também individualmente, em carreiras solo. Podem combinar essas duas modalidades ou se especializar em uma delas. A maioria trabalha como autônomo para empresas e instituições diversas, públicas ou privadas, apresentando seu trabalho nos mais variados ambientes e para os mais diversos públicos, apenas uma pequena parcela é empregada, geralmente em corpos musicais estáveis, vinculados à esfera pública estadual e municipal ou a universidades. Seus horários de trabalho costumam ser irregulares e, em algumas das suas atividades, alguns profissionais podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, trabalhar sob pressão e ruído intenso. Para o exercício da atividade de Músico, deve o profissional ser inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil, conforme Lei nº 3. 857/60, artigo 16.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2627-05
O processo de formação dos músicos e intérpretes é bastante heterogêneo, podendo ocorrer em conservatórios musicais, junto a professores especialistas ou em cursos de nível superior em música, de forma isolada ou cumulativamente. Há, também, profissionais autodidatas, alguns dos quais se especializam no exercício das suas atividades, no mercado de trabalho.
Atividades exercidas por um Músico intérprete cantor CBO 2627-05
Um Músico intérprete cantor (ou sinônimo) deve preparar-se física e mentalmente para a apresentação, interagir com a equipe musical, utilizar tecnologias para execução musical, interagir com organizadores de eventos, contribuir para o aprimoramento do conhecimento musical na sociedade, pesquisar tecnologias aplicadas a música, praticar canto, atualizar-se sobre as possibilidades do mercado de trabalho, estar preparado para executar o repertório a ser gravado, preparar-se esteticamente para o espetáculo, observar a atuação de outros músicos e cantores, desenvolver leitura a primeira vista, prestar consultoria na área musical, manter-se atualizado sobre os direitos e deveres inerentes a ocupação, pesquisar culturas musicais, participar da elaboração de políticas culturais, ensaiar música, ministrar aulas de música, pesquisar técnicas de execução, buscar o domínio do instrumento que executa, interagir com a equipe técnica, estudar diferentes estilos musicais, preparar-se física e psicologicamente para a prática musical, estudar música, realizar passagem de som, pesquisar linguagens musicais, demonstrar concentração, executar música para gravar no estúdio, sugerir alterações na gravação, apurar percepção musical, trabalhar em equipe, saber as condições para a gravação: ao vivo, em estúdio de gravação, de rádio, tv etc..., interagir com a equipe artística, experimentar idéias musicais, interpretar a obra musical em função do estilo e texto, zelar pela manutenção dos instrumentos, selecionar repertório de acordo com evento, interagir com o público, atentar para as condições exigidas para a execução - som, luz, acústica, local, concentrar-se para a apresentação, divulgar o trabalho através de serviços especializados ou por conta própria, estudar língua estrangeira, seguir orientação da direção musical, manter sintonia com os membros do conjunto musical, discutir questões de salubridade e segurança do trabalho, dominar o vocabulário e sinais musicais, acompanhar a legislação sobre o campo musical, pesquisar repertórios musicais, testar o som, atentar para as condições do instrumento/voz, elaborar roteiros musicais, ensaiar música para gravação, estudar repertório, pesquisar estilos musicais, participar de atividades de interesse de classe, procurar conhecer as características do público alvo, dominar várias técnicas e linguagens musicais para executar no estúdio, cantar representando, observar a platéia para adequar o roteiro musical, manter sintonia com as características do evento, executar música para ser gravada com a presença de público.