CBO 2612-10 - Documentalista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da informação
O profissional no cargo de Documentalista CBO 2612-10 Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.
Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2612-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Documentalista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da informação CBO 2612-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da informação.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Documentalista
O Documentalista CBO 2612-10 organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.
Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.
Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.
Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.
Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.
Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.
Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2612-10 deve desenvolver estudos e pesquisas, tratar tecnicamente recursos informacionais, desenvolver ações educativas, realizar difusão cultural, disseminar informação, prestar serviços de assessoria e consultoria, desenvolver recursos informacionais, demonstrar competências pessoais, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, disponibilizar informação em qualquer suporte.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2612-10
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Documentalista CBO 2612-10
Um Documentalista (ou sinônimo) deve promover atividades de fomento a leitura, administrar recursos orçamentários, desenvolver interfaces de serviços informatizados, fazer sondagens sob demanda informacional, demonstrar capacidade de negociação, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, preparar provas para concursos, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, desenvolver planos de segurança ambiental, demonstrar criatividade, agir com ética, selecionar recursos informacionais, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, avaliar acervos, demonstrar senso de organização, ministrar palestras, demonstrar capacidade de concentração, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, registrar recursos informacionais, reformatar suportes, compilar bibliografia, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, participar de bancas acadêmicas, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, desenvolver planos de divulgação e marketing, controlar a execução dos planos de atividades, elaborar clipping de informações, intercambiar informações e documentos, implantar unidades, redes e sistemas de informação, promover eventos culturais, analisar tecnologias de informação e comunicação, subsidiar informações para tomada de decisões, elaborar relatórios, preservar acervos, adquirir recursos informacionais, demonstrar raciocínio lógico, automatizar unidades de informação, elaborar resenhas e resumos, elaborar serviços de apoio para educação presencial e a distância, desenvolver bases de dados, desenvolver padrões de qualidade gerencial, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, armazenar recursos informacionais, promover ação cultural, elaborar linguagens documentárias, implementar atividades cooperativas entre instituições, elaborar boletim bibliográfico, conservar acervos, manter-se atualizado, participar da elaboração de planos e carreiras, capacitar o usuário, inventariar acervos, projetar unidades, redes e sistemas de informação, desenvover planos de conservação preventiva, catalogar recursos informacionais, prestar serviços de informação on-line, elaborar dossiês de informações, elaborar pesquisas temáticas, demonstrar pró-atividade, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerar fontes de informação, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, capacitar recursos humanos, buscar patrocínios e parcerias, participar de bancas de concursos, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, prestar assessoria técnica a publicações, efetuar manutenção de bases de dados, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, analisar fluxos de informações, migrar dados, controlar circulação de recursos informacionais, prestar atendimento personalizado, promover atividades para usuários especiais, disseminar seletivamente a informação, elaborar levantamento bibliográfico, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, elaborar alerta bibliográfico, demonstrar conhecimento de outros idiomas, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, elaborar manuais de serviços e procedimentos, elaborar trabalhos técnico-científicos, coletar dados estatísticos, orientar estágios, recuperar informações, demonstrar capacidade empreendedora, elaborar programas e projetos de ação, liderar equipes, classificar recursos informacionais, desenvolver políticas de informação, analisar dados estatísticos, coletar informações para memória institucional, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, realizar visitas técnicas, elaborar estratégias de buscas avançadas, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, demonstrar capacidade de análise e síntese, descartar recursos informacionais, contratar assessorias, compilar sumários correntes, localizar informações, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, demonstrar capacidade de comunicação, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, realizar atividades de ensino, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, trabalhar em equipe e em rede, projetar custos de serviços e produtos.