CBO 2516-05 - Assistentes sociais e economistas domésticos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de assistentes sociais e economistas domésticos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Assistente social Analisa, elabora, coordena, executa e avalia planos, programas e projetos, visando a garantia e o acesso da população em geral às políticas e aos direitos sociais Presta serviços sociais, orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições.
Atua nas esferas pública e privada, nas áreas de seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação, saúde, cultura e outras Pesquisa a realidade social e econômica da população alvo, coletando dados, identificando interesses e necessidades Acompanha a execução dos programas, projetos e serviços, avaliando resultados, elaborando e emitindo relatórios e pareceres técnicos.
Auxilia na implementação de programas sociais e demais assistências oferecidas pelo governo a populações vulneráveis Participa de conselhos, conferências e fóruns relacionados às políticas da assistência social
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Assistentes sociais e economistas domésticos CBO 2516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2516-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Assistentes sociais e economistas domésticos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Assistente social
O Assistente social (ou similar) analisa, elabora, coordena, executa e avalia planos, programas e projetos visando a garantia e o acesso da população em geral às políticas e direitos sociais, atuando nas esferas pública e privada, nas áreas de seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação, saúde, cultura e outras Participa de equipes multiprofissionais e intersetoriais Presta serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições, acolhendo pessoas em situação de vulnerabilidade social, esclarecendo dúvidas, orientando sobre direitos e deveres, legislação e normas, acesso a direitos instituídos, cuidados especiais, serviços e otimização do uso de recursos sociais.
Organiza e facilita grupos socioeducativos, realizando cursos, palestras, reuniões e capacitações diversas, produzindo material educativo, avaliando capacidades e possibilidades das pessoas e comunidades.
Planeja políticas sociais, identificando e analisando demandas, elaborando planos, programas, projetos e serviços, definindo público beneficiário, objetivos, metas e metodologia de trabalho, formulando propostas, estabelecendo prioridades e critérios de atendimento Elabora cronograma, definindo atividades, recursos humanos, materiais e financeiros e prazos de execução.
Consulta organizações e especialistas necessários ao projeto, selecionando parceiros Assessora órgãos públicos, empresas e organizações civis.
Pesquisa a realidade social dos beneficiários dos projetos e programas, realizando estudo socioeconômico e sócio territorial, identificando perfil, interesses e necessidades da população-alvo, realizando pesquisas bibliográficas e documentais.
Estuda a viabilidade de projetos propostos, coletando, organizando, tabulando e analisando dados Difunde os resultados da pesquisa.
Executa os procedimentos técnicos de implantação, execução e monitoramento dos programas e projetos, registrando atendimentos, elaborando relatórios técnicos e pareceres, formulando rotinas e procedimentos profissionais, integrando grupos de estudos de casos, elaborando formulários, questionários, cartazes orientativos, entre outros instrumentos.
Realiza entrevistas, atendimentos sociais, avaliação social e visitas domiciliares e institucionais, denunciando situações de violência e violação de direitos, solicita vagas em serviços e equipamentos sociais, notifica suspeitas e situações confirmadas de maus tratos, elabora estudo e perícia social e emite laudo e parecer social Avalia as ações relacionadas aos programas, projetos, serviços e planos de assistência social, altera a execução, a partir de critérios e indicadores para avaliação Analisa as técnicas utilizadas e avalia resultados obtidos, aplicando instrumentos de avaliação.
Verifica o cumprimento dos objetivos propostos e avalia a satisfação dos usuários Promove eventos técnicos e sociais, determinando a natureza e objetivos do evento, elaborando a programação, divulgando o evento, contratando pessoal e serviços necessários, providenciando material operacional e infraestrutura Convida participantes.
Prepara material para publicação dos anais Realiza a gestão de recursos, identificando recursos sociais e financeiros disponíveis, negociando com organizações e instituições públicas e privadas, estabelecendo parcerias, captando recursos financeiros, materiais e humanos, realocando recursos disponíveis.
Faz articulação com movimentos sociais relacionados aos projetos e programas Participa de comissões técnicas e de conselhos de direitos e políticas públicas Coordena grupos de trabalho, recrutando, selecionando e escalando pessoal, atribuindo tarefas à equipe, capacitando pessoal, supervisionando trabalho dos técnicos da área.
Desempenha tarefas administrativas, providenciando documentação oficial, cadastrando usuários, entidades e recursos, controlando fluxo de documentos, administrando recursos financeiros, controlando custos, coletando e analisando dados estatísticos.
Funções
O funcionário CBO 2516-05 deve demonstrar competências pessoais, avaliar ações, executar procedimentos técnicos, planejar políticas sociais, desenvolver capacidades e possibilidades individuais e coletivas, articular recursos disponíveis, desempenhar tarefas administrativas, promover eventos técnicos e sociais, realizar a gestão de programas, projetos, serviços, benefícios e equipamentos, pesquisar a realidade social.
Atividades exercidas por um Assistente social CBO 2516-05
Um Assistente social (ou sinônimo) deve providenciar material operacional, definir recursos financeiros, fazer estatísticas, orientar sobre serviços e recursos sociais, convidar participantes, avaliar satisfação dos usuários, manter o sigilo profissional, definir público beneficiário, realizar cursos, palestras, reuniões e capacitações, pesquisar interesses e necessidades da população, realizar coordenação técnica do serviço social, formular propostas, realocar recursos disponíveis, contornar situações adversas, coordenar grupos de trabalho, criar critérios e indicadores para avaliação, definir recursos humanos, preparar anais para publicação, consultar organizações e especialistas, formular instrumental - formulários, questionários, etc, pesquisar organizações e instituições públicas e privadas, elaborar instrumentos técnicos, trabalhar com ética profissional, participar de grupos de estudo, divulgar o evento, realizar entrevistas sociais, preencher formulários, publicar os resultados do evento, realizar estudo socio-territorial, facilitar grupos sócio-educativos, definir metodologia, controlar custos, integrar grupos de estudo de casos, requisitar reforço policial, demonstrar capacidade de escuta profissional, monitorar as ações em desenvolvimento, participar de comissões técnicas, determinar natureza e objetivos do evento, elaborar relatórios técnicos, aplicar instrumentos de avaliação, cadastrar usuários, entidades e recursos, definir recursos materiais, produzir material educativo, identificar possibilidades de geração de renda, avaliar custos, propor verbas orçamentárias, orientar sobre direitos sociais, identificar recursos financeiros disponíveis, organizar dados coletados, formular rotinas e procedimentos profissionais, avaliar resultados de programas, projetos, serviços e planos, programar atividades, buscar parceiros, atribuir tarefas a equipe, denunciar situações de violência e violação de direitos, realizar visitas domiciliares e institucionais, desenvolver grupos e atividades socioeducativas, negociar com organizações e instituições públicas e privadas, articular recursos para a inserção no mercado de trabalho, compilar dados, trabalhar em equipe, capacitar pessoal, articular com movimentos sociais, mediar conflitos, demonstrar criatividade, coletar dados, demonstrar persistência, captar recursos financeiros, materiais e humanos, preparar material técnico, pesquisar características da área de atuação, acompanhar a execução de programas, projetos, serviços e planos, escalar pessoal, estudar viabilidade de projetos propostos, participar de conselhos de direitos e políticas públicas, articular com poder executivo judiciário nas três esferas de poder, realizar atendimentos sociais, analisar dados, controlar fluxo de documentos, mapear o perfil social do usuário, orientar sobre conteúdo de processo e procedimentos, articular uma rede de atendimento, demonstrar auto-controle, identificar redes de apoio sociofamiliar e comunitário, supervisionar estágios curriculares, preparar programação, recrutar pessoal, lidar com estresse, assessorar orgãos públicos,empresas e organizações civis, realizar avaliação social, difundir resultados da pesquisa, participar de equipes multiprofissionais e intersetoriais, selecionar pessoal, definir objetivos e metas, contratar pessoal e serviços, realizar preceptoria profissional, definir resultados e aquisições desejadas na política, identificar demandas, pesquisar informações in loco, coordenar programas, projetos, serviços, benefícios e equipamentos, respeitar as diversidades étnicas, culturais, de gênero, de credo, de orientação sexual, etc, analisar as técnicas utilizadas, avaliar capacidades,possibilidades e limitações, orientar sobre rotinas da instituição, administrar recursos financeiros, identificar recursos sociais disponíveis, lidar com situações adversas, realizar pesquisas bibliográficas e documentais, elaborar pareceres técnicos, monitorar atendimento dos compromissos acordados com o usuário, estabelecer cronograma, estabelecer prioridades, pesquisar a satisfação do usuário, participar de simpósios,congressos e eventos técnico-científicos, elaborar planos, programas projetos e serviços, emitir laudo e parecer social, analisar demanda e coberturas, solicitar vagas em serviços e equipamentos sociais, notificar suspeitas e situações confirmadas de maus tratos, demonstrar ousadia, definir parceiros, elaborar estudo e perícia social, formar parcerias, orientar sobre normas, códigos e legislação, controlar dados estatísticos, supervisionar trabalho dos técnicos da área, organizar o processo participativo na política, tabular dados, organizar grupos sócio-educativos, levantar número de usuários, encaminhar para acesso a direitos instituidos, avaliar cumprimento dos objetivos de programas, projetos, serviços e planos propostos, estabelecer critérios de atendimento, providenciar documentação oficial, registrar atendimentos.