CBO 2516-10 - Economista doméstico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos assistentes sociais e economistas domésticos
O profissional no cargo de Economista doméstico CBO 2516-10 Orienta, desenvolve e monitora ações relacionadas à economia doméstica nas áreas de habitação, desenvolvimento humano, economia familiar, educação do consumidor, alimentação, saúde e vestuário, a fim de desenvolver capacidades, possibilidades e qualidade de vida de indivíduos, famílias, comunidades e instituições Elabora, planeja, coordena e avalia planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional, desempenhando tarefas administrativas, definindo recursos humanos, materiais e financeiros necessários e disponíveis.
Pesquisa a realidade econômica e social, identificando interesses e necessidades da população alvo dos projetos e possibilidades de geração de renda Acompanha a execução dos programas, projetos e serviços, avaliando resultados, elaborando e emitindo relatórios e pareceres técnicos
CBO 2516-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de assistentes sociais e economistas domésticos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Economista doméstico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Assistentes sociais e economistas domésticos CBO 2516-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2516-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Assistentes sociais e economistas domésticos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Economista doméstico
O Economista doméstico CBO 2516-10 diagnostica, avalia e propõe soluções para o atendimento às necessidades de indivíduos, famílias e demais grupos sociais, incluindo seus diferentes ciclos de vida e o contexto socioeconômico, político e cultural, em espaços privado, público, rural e urbano, aplicando conhecimentos das ciências domésticas e áreas afins Orienta, desenvolve e monitora ações relacionadas à economia doméstica nas áreas de habitação, desenvolvimento humano, economia familiar, educação do consumidor, alimentação, saúde e vestuário a fim de desenvolver capacidades, possibilidades e qualidade de vida de indivíduos, famílias, comunidades e instituições e simplificar e otimizar o aproveitamento dos recursos.
Desenvolve métodos para manipulação dos alimentos, seu armazenamento e conservação e métodos para produção de roupas, seu armazenamento e conservação dos tecidos.
Desenvolve estratégias sociais para o desenvolvimento infantil integral Cria planos de educação do consumidor, orientando o público na compra de bens e serviços e consumo responsável.
Planeja políticas sociais, elaborando planos, programas, projetos e serviços, definindo público beneficiário, objetivos, metas e metodologia de trabalho Formula propostas, estabelece prioridades e critérios de atendimento.
Elabora cronograma, definindo atividades, recursos humanos, materiais e financeiros e prazos de execução.
Consulta organizações e especialistas necessários ao projeto, selecionando parceiros Atua junto às famílias e comunidades para desenvolver suas capacidades e possibilidades individuais e coletivas, orientando sobre direitos e deveres, acesso a direitos instituídos, cuidados especiais, serviços e otimização do uso de recursos sociais.
Organiza e facilita grupos socioeducativos, realizando cursos, palestras, reuniões e capacitações diversas.
Pesquisa a realidade social dos beneficiários dos projetos, identificando perfil, interesses e necessidades da população alvo, realizando pesquisas bibliográficas e documentais Estuda a viabilidade de projetos propostos, coletando, organizando, tabulando e analisando dados Difunde os resultados da pesquisa.
Executa os procedimentos de implantação, execução e monitoramento dos programas e projetos, registra atendimentos, elabora relatórios técnicos e pareceres, formula rotinas e procedimentos profissionais, integra grupos de estudo de casos e elabora formulários, questionários, cartazes orientativos, entre outros instrumentos Avalia as ações relacionadas aos programas, projetos, serviços e planos de economia doméstica, acompanha a execução, cria critérios e indicadores para avaliação Analisa técnicas utilizadas, custos de execução em comparação às previsões iniciais.
Aplica instrumentos de avaliação, verificando o cumprimento dos objetivos propostos e a satisfação dos usuários Promove eventos técnicos e sociais, determinando a natureza e objetivos do evento, elaborando a programação, divulgando o evento, contratando pessoal e serviços necessários, providenciando material operacional e infraestrutura, convidando participantes, preparando anais para publicação.
Realiza a gestão de recursos, identificando recursos sociais e financeiros disponíveis, negociando com organizações e instituições públicas e privadas, estabelecendo parcerias, captando recursos financeiros, materiais e humanos Realoca recursos disponíveis e identifica possibilidades de geração de renda Faz articulação com movimentos sociais relacionados ao projeto e programas.
Participa de comissões técnicas e de conselhos de direitos e políticas públicas Coordena grupos de trabalho, recrutando, selecionando e escalando pessoal, atribuindo tarefas à equipe, capacitando pessoal, supervisionando trabalho dos técnicos da área Desempenha tarefas administrativas, providenciando documentação oficial, cadastrando usuários, entidades e recursos, controlando fluxo de documentos, administrando recursos financeiros, controlando custos, coletando e analisando dados estatísticos.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2516-10 deve demonstrar competências pessoais, articular recursos disponíveis, pesquisar a realidade social, realizar a gestão de programas, projetos, serviços, benefícios e equipamentos, planejar políticas sociais, avaliar ações, executar procedimentos técnicos, desenvolver capacidades e possibilidades individuais e coletivas, desempenhar tarefas administrativas, promover eventos técnicos e sociais.
Condições de trabalho dessas profissões
Assistentes sociais e economistas domésticos trabalham em instituições das esferas pública e privada, bem como em ONG. Podem atuar em empresas ou instituições do setor agropecuário, comercial, industrial e de serviços. O foco de atuação é a família (ou indíviduo). São estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno, podendo, o assistente social trabalhar em horários irregulares durante plantões e em casos emergenciais. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2516-10
O exercicio dessas ocupações requer curso superior em serviço social para a ocupação de Assistente social e formação em Economia doméstica para a ocupação de Economista doméstico.
Atividades exercidas por um Economista doméstico CBO 2516-10
Um Economista doméstico (ou sinônimo) deve realocar recursos disponíveis, facilitar grupos sócio-educativos, supervisionar estágios curriculares, providenciar material operacional, estudar viabilidade de projetos propostos, formular cardápios para sadios, buscar parceiros, estabelecer critérios de atendimento, formular instrumental - formulários, questionários, etc, demonstrar persistência, elaborar relatórios técnicos, definir objetivos e metas, propor verbas orçamentárias, controlar custos, analisar as técnicas utilizadas, contornar situações adversas, articular uma rede de atendimento, identificar recursos sociais disponíveis, definir parceiros, preencher formulários, fazer estatísticas, desenvolver programas de educação alimentar para sadios, demonstrar criatividade, elaborar planos, programas projetos e serviços, orientar sobre rotinas da instituição, demonstrar auto-controle, realizar estudo sócio-econômico, estabelecer prioridades, pesquisar interesses e necessidades da população, integrar grupos de estudo de casos, orientar sobre aspectos ergonômicos do trabalho, difundir resultados da pesquisa, manter o sigilo profissional, realizar pesquisas bibliográficas e documentais, orientar sobre normas, códigos e legislação, lidar com situações adversas, estabelecer cronograma, atribuir tarefas a equipe, supervisionar trabalho dos técnicos da área, levantar número de usuários, registrar atendimentos, formular rotinas e procedimentos profissionais, recrutar pessoal, preparar anais para publicação, definir recursos humanos, preparar programação, negociar com organizações e instituições públicas e privadas, orientar sobre serviços e recursos sociais, definir metodologia, selecionar pessoal, orientar sobre acesso a direitos instituídos, criar critérios e indicadores para avaliação, identificar possibilidades de geração de renda, esclarecer dúvidas, organizar dados coletados, participar de comissões técnicas, delimitar o problema, coletar dados, avaliar satisfação dos usuários, pesquisar a satisfação do usuário, avaliar resultados de programas, projetos, serviços e planos, elaborar pareceres técnicos, mapear o perfil social do usuário, ensinar a otimização do uso de recursos, coordenar programas, projetos, serviços, benefícios e equipamentos, avaliar cumprimento dos objetivos de programas, projetos, serviços e planos propostos, mediar conflitos, avaliar custos, orientar sobre a otimização do uso de recursos, divulgar o evento, respeitar as diversidades étnicas, culturais, de gênero, de credo, de orientação sexual, etc, formar parcerias, administrar recursos financeiros, controlar fluxo de documentos, articular com movimentos sociais, consultar organizações e especialistas, acompanhar a execução de programas, projetos, serviços e planos, formular propostas, definir público beneficiário, controlar dados estatísticos, programar atividades, demonstrar ousadia, definir recursos financeiros, trabalhar em equipe, tabular dados, organizar grupos sócio-educativos, contratar pessoal e serviços, aplicar instrumentos de avaliação, determinar natureza e objetivos do evento, demonstrar capacidade de escuta profissional, monitorar atendimento dos compromissos acordados com o usuário, identificar recursos financeiros disponíveis, captar recursos financeiros, materiais e humanos, pesquisar organizações e instituições públicas e privadas, coordenar grupos de trabalho, orientar sobre cuidados especiais, orientar sobre conteúdo de processo e procedimentos, compilar dados, capacitar pessoal, realizar cursos, palestras, reuniões e capacitações, cadastrar usuários, entidades e recursos, trabalhar com ética profissional, providenciar documentação oficial, pesquisar características da área de atuação, convidar participantes, pesquisar informações in loco, escalar pessoal, lidar com estresse, orientar sobre direitos e deveres, assessorar orgãos públicos,empresas e organizações civis, definir recursos materiais, participar de conselhos de direitos e políticas públicas.