CBO 2513-05 - Geógrafo
Entenda o que fazem os profissionais em pesquisa e análise geográfica no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Geógrafo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um
Funções Detalhadas
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
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Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
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Condições de Trabalho
Atuam em institutos de estatística, órgãos de planejamento territorial municipais, estaduais e federais, empresas de consultoria que desenvolvem trabalhos aplicados à agricultura, pecuária e indústria. Prestam serviços a organismos internacionais. Trabalham como assalariados ou autônomos, com ou sem supervisão.Exigências do mercado de trabalho
Para atuar como geógrafo requer-se bacharelado em geografia e registro no CREA. Há tendência ao aumento de exigência de qualificação, como especialização, mestrado e doutorado.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- regionalizar território;
- disseminar informação produzida;
- tratar informações geográficas em base georreferenciada;
- participar de eventos;
- estabelecer bases territoriais;
- avaliar os processos de produção do espaço;
- realizar pesquisas geográficas;
- fornecer subsídios ao ordenamento territorial;
- demonstrar competências pessoais;
- acompanhar evolução político- administrativa;
- proceder demarcação de divisas municipais e limites estaduais;
- estabelecer unidades territoriais para pesquisas amostrais;
- qualificar agentes e processos de produção do espaço;
- participar do planejamento regional, urbano, rural e ambiental;
- participar de feiras da área;
- gerar resultados ;
- realizar trabalhos de campo;
- inventariar áreas de conservação;
- vistoriar áreas em estudo;
- especificar parâmetros técnicos de construção de dados geográficos;
- processar base de dados;
- definir critérios para criação de unidades de conservação;
- definir metodologias;
- analisar trabalhos para publicação;
- participar na formulação de políticas de gestão do território;
- identificar agentes e processos de produção do espaço;
- mapear interações e fluxos;
- associar informações alfanuméricas aos dados geográficos;
- definir objetivos de regionalização;
- avaliar interesses conflitantes;
- ler mapas;
- trocar informações técnicas com outros profissionais;
- participar de estudos para gerenciamento de bacias hidrográficas;
- identificar processos passíveis de intervenção;
- diagnosticar impactos e tendências;
- interpretar representações do território;
- criar interfaces de consulta ao sistema de informações geográficas;
- avaliar informações geográficas;
- participar de congressos;
- produzir cartas temáticas;
- gerar relatórios e mapas em formato digital e analógico;
- atualizar dados geográficos;
- efetuar análises espaciais;
- determinar escala de trabalho;
- processar imagens por sensoriamento remoto;
- apresentar resultados/conclusões para publicação ou uso;
- interpretar fotografias aéreas e imagens orbitais;
- construir cenários alternativos;
- proceder estudos para criação de distritos administrativos, municípios, estados, territórios e suas;
- especificar sistema de coleta de dados geográficos;
- definir áreas de estudo;
- monitorar uso e ocupação da terra;
- apresentar trabalhos científicos;
- traduzir espacialmente informações;
- participar de zoneamento ecológico-econômico;
- delimitar regiões;
- elaborar plano de manejo;
- incentivar a articulação dos agentes de intervenção do espaço;
- emitir laudos e pareceres técnicos;
- assessorar área de legislação político-administrativa;
- organizar mapas político-administrativos;
- redigir relatórios e textos científicos;
- produzir recortes espaciais para legislação e zoneamento;
- publicar mapas e atlas temáticos;
- elaborar cadastros técnicos, urbanos e rurais;
- demonstrar raciocínio espacial;
- trabalhar em equipes interdisciplinares;
- estabelecer bases territoriais para divulgação de dados;
- organizar base de dados;
- participar de encontros, simpósios e seminários;
- levantar informações geográficas;
- combinar planos de informação;
- demonstrar capacidade de raciocínio abstrato;
- digitalizar planos de informação;
- demonstrar capacidade de síntese;
- levantar informações de aspectos físicos, humanos e territoriais;
- interpretar base de dados;
- elaborar plano diretor urbano;
- gerar dados geográficos;
- fornecer recortes territoriais para o planejamento;
- elaborar eia e rima;
- modelar projeto de sistema de informações geográficas - sig;
- detalhar metodologia;
- estudar a pressão antrópica;
- determinar objetivos do trabalho;
- participar de reuniões de integração;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2513-05
CBO 2513-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de geógrafo que pertence ao grupo dos profissionais em pesquisa e análise geográfica, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
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- Profissionais das ciências sociais e humanas
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- Cientistas sociais, psicólogos
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- Profissionais em pesquisa e análise geográfica
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Cargos e salários CBO 2513-05 - Profissionais em pesquisa e análise geográfica
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 251305 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 251305 em todos os estados e cidades do Brasil.