CBO 2313-15 - Professor de educação física do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O profissional no cargo de Professor de educação física do ensino fundamental CBO 2313-15 ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas de movimento do corpo e de expressão corporal - com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança – relacionadas aos campos da saúde, da educação e da formação, da cultura e do lazer.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas Pode organizar atividades extraclasse.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2313-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de educação física do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental.
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.

O que faz um Professor de educação física do ensino fundamental

O Professor de educação física do ensino fundamental CBO 2313-15 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos relacionadas ao movimento e à expressão corporal Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação.

Verifica a disponibilidade de espaços para as atividades e a conservação de materiais e recursos didáticos.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.

Considera o interesse dos alunos e analisa a realidade da escola, das famílias e da comunidade ao redor da unidade escolar para, então, decidir quais conteúdos devem ser abordados e de qual maneira.

Ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Orienta a experimentação e a criação de diferentes jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Coloca, como objetos de conhecimento, as práticas de ginástica de condicionamento físico e de conscientização corporal.

Orienta as práticas de esportes de marca (como modalidades do atletismo), de rede/parede (como voleibol e tênis de mesa), de invasão (como basquetebol e futebol), entre outras Apresenta aos alunos as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos, demonstrando e estimulando danças, como as urbanas e de salão Propõe o estudo de lutas praticadas no país e no mundo.

Pode fazer uso de jogos eletrônicos, selecionando-os de acordo com as respectivas exigências corporais por eles colocadas Pode programar práticas corporais de aventuras urbanas e na natureza Promove a educação dos alunos no processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal, tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, às regras, à coletividade, à arte e à cultura Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, e aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva e situações-problema Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulando autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.

Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, para assistir a competições esportivas, visitar museu de futebol, conhecer danças folclóricas, entre outras finalidades Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, contribuindo na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à utilização da expressão corporal como forma de linguagem.

Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2313-15 deve demonstrar competências pessoais, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, comunicar-se, promover a educação dos alunos, estudar, planejar cursos, aulas e atividades escolares.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-15

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de educação física do ensino fundamental CBO 2313-15

Um Professor de educação física do ensino fundamental (ou sinônimo) deve orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, preencher diário de classe, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, trabalhar em equipe, registrar atividades culturais e pedagógicas, agir eticamente, participar da gestão escolar nos colegiados, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, analisar o plano de gestão da escola, demonstrar pontualidade e assiduidade, demonstrar controle emocional, avaliar a frequência dos alunos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, propor calendário de avaliação escrita, preencher formulários com notas e faltas, demonstrar criatividade e iniciativa, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, elencar temas para projetos pedagógicos, ler literatura específica da área de conhecimento, consultar bibliotecas, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, listar material escolar básico, elaborar os instrumentos de avaliação, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, propor regras comuns para comunidade escolar, elaborar o projeto pedagógico, colocar-se disponível para os alunos, demonstrar liderança, organizar a bibliografia, realizar reuniões com os pais para orientação, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, acompanhar as mudanças na área da educação, debater projetos interdisciplinares com os alunos, trocar experiências com os professores através de reuniões, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, respeitar os limites dos alunos, possibiltar a apropriação de conhecimentos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, demonstrar capacidade de diálogo, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, aprender novas tecnologias, organizar atividades comunitárias, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, demonstrar capacidade de intervir na realidade, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, conviver com as idéias ou posições contrárias, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, empregar recursos e procedimentos didáticos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, analisar a auto-avaliação dos alunos, consultar legislação, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, demonstrar solidariedade, determinar os objetivos do curso e da disciplina, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, registrar avaliações e resultados, revelar interesses multidisciplinares, propor atividades culturais, discutir projetos interdisciplinares com colegas, expressar-se com clareza, propor critérios para a composição das classes, participar das assembléias escolares, prever recursos materiais e didáticos, criar situações múltiplas de aprendizagem, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, dialogar com a direção e coordenações da escola, construir relações de confiança com os alunos, registrar atividades extracurriculares, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, contextualizar os conhecimentos, definir processos e critérios de avaliação, selecionar os conteúdos, propor opções para o horário de trabalho, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, participar da elaboração do plano de gestão da escola, estimular a troca de conhecimento, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, assumir funções administrativo-pedagógicas, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, prever participação em eventos culturais e científicos, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, estabelecer as metodologias de ensino, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, ministrar aulas, propor estudos interdisciplinares, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, decodificar diferentes códigos e linguagens, orientar a auto-avaliação dos alunos, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, sistematizar o conhecimento, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem.

Cargos e salários CBO 2313-15 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Goiânia

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 3.861 e 9.136 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 81 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.605 e 7.588 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 2.194 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Maceió

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Maceió, AL

O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 2.151 e 4.066 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 33 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.996 e 6.903 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 1.273 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Rio de Janeiro

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.453 e 5.053 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 965 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Brasília

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasília, DF

O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.612 e 6.828 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 200 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Belo Horizonte

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.869 e 6.436 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série São Paulo

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.778 e 12.524 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 381 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Minas Gerais

O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 3.118 e 6.719 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 380 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.