CBO 2312-05 - Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Entenda o que fazem os professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Ministra aulas de educação escolar de ensino fundamental, para jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular. Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores do currículo. Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização. Implementa atividades para incentivar convivência e interação social. Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados. Registra informações do processo educacional. Realiza pesquisas didático-pedagógicas. Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e características individuais e coletivas dos alunos. Estabelece objetivos, define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e avaliação. Programa atividades e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Define atividades extraclasse e projetos integradores. Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, definindo a extensão e a profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento – Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza -, a maturidade e o tempo de aprendizado individual, e a diversidade das turmas. Define objetivos e estratégias de ensino. Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Ministra aulas para jovens e adultos, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais. Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes e valores. Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores (a cultura, o trabalho e o tempo) do currículo.

Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências humanas e da natureza, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, codificação e simbolização, e temáticas coletivas.

Organiza atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse. Acompanha eventos em espaços extraescolares, tais como visitas, palestras e olimpíadas estudantis.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos. Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação. Analisa o resultado das avaliações e elabora relatório. Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades de reforço e revisando conteúdos.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização.

Elabora documentos, como registros de conteúdos e atividades, relato de observação e participação em eventos extraclasse, resultados de avaliações, aproveitamento e frequência, e relatórios. Zela pelo cumprimento de prazos e fidedignidade das informações.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo informações com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento às normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas. Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e temas transversais e interdisciplinares.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas, sobre práticas e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRA BÁSICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA BÁSICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) FÍSICA GERAL APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA GERAL APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) NOÇÕES DE ECOLOGIA E DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) A CONDIÇÃO SOCIAL DO ALUNO DE EJA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA GERAL BÁSICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) GEOGRAFIA GERAL BÁSICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O MUNDO DO TRABALHO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) A EJA E A EDUCAÇÃO POPULAR, UMA CONEXÃO NECESSÁRIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) ASPECTOS HISTÓRICOS DA EJA NO BRASIL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ALFABETIZAR ADULTOS E CRIANÇAS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PROCESSOS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) TENDÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DA EJA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA ORGANIZAÇÃO DE UMA ESCOLA PARA ADULTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ALFABETIZAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ANÁLISE, SELEÇÃO E CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS IMPRESSOS, AUDIOVISUAIS E INFORMATIZADOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS PARA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LER E ESCREVER COM HISTÓRIAS DO COTIDIANO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EJA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PROPOSTA DIDÁTICA COM TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CONSTRUÇÃO E PREPARAÇÃO DAS ATIVIDADES: PLANO DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS QUE FREQUENTAM A EJA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) MOTIVOS DE ABANDONO E RETORNO ESCOLAR 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIFERENÇA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS APLICÁVEIS À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • comunicar-se;
  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;
  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar aulas;
  • avaliar os alunos;
  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • participar na elaboração do projeto pedagógico;
  • ministrar aulas;
  • organizar visitas a espaços culturais;
  • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
  • opinar sobre propostas pedagógicas;
  • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
  • revisar conteúdos;
  • discutir o conteúdo científico com os alunos;
  • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
  • instruir os alunos para participar dos eventos;
  • registrar aulas previstas e dadas;
  • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
  • ajustar planejamento a classe;
  • exercer autoridade com critério;
  • estabelecer conteúdos mínimos por série;
  • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
  • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
  • divulgar os trabalhos dos alunos;
  • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
  • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
  • programar pauta das reuniões;
  • estabelecer cronograma de atividades;
  • trocar experiências com os pares e especialistas;
  • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
  • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
  • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
  • expressar-se em vários níveis de linguagem;
  • registrar frequência dos alunos;
  • registrar conceitos e notas dos alunos;
  • relatar evasão escolar;
  • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
  • atuar em assembléias escolares e conselhos de escola;
  • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
  • definir estratégias de ensino;
  • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
  • sugerir metodologias de ensino;
  • definir metodologias de ensino;
  • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
  • criar atividade paralela de reforço;
  • determinar objetivo da aula;
  • propor trabalhos e atividades;
  • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
  • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
  • selecionar material didático;
  • trabalhar conceitos de família e cidadania;
  • listar fontes de pesquisa para o aluno;
  • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
  • divulgar os eventos da escola;
  • anotar ocorrências anômalas;
  • acompanhar trabalho diário do aluno;
  • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
  • fixar objetivos de avaliação;
  • proceder com criatividade;
  • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
  • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
  • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
  • dialogar com os alunos;
  • consultar legislação educacional;
  • contatar instituições para viabilização de atividades;
  • dominar a modalidade escrita da língua;
  • atuar em reuniões de professores;
  • propor situações-problema aos alunos;
  • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
  • preparar instrumentos para registro do evento;
  • proceder com clareza;
  • produzir material didático;
  • planejar as atividades periódicas da área;
  • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
  • empregar atividades de recuperação paralela;
  • apresentar capacidade de trabalho em equipe;
  • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
  • definir temas transversais e interdisciplinares;
  • preparar o cronograma dos eventos;
  • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
  • redigir relatório sobre alunos com problemas;
  • atualizar-se;
  • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
  • preparar roteiro de observação para os alunos;
  • adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe - classes multisseriadas;
  • interagir com a comunidade escolar;
  • criar material didático;
  • manter vínculos afetivos com os alunos;
  • escolher temas para reuniões;
  • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
  • proceder com ética e moral;
  • aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno;
  • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst;
  • sugerir projetos para a comunidade escolar;
  • preencher fichas descritivas;
  • formar grupos para atuação nos eventos;
  • analisar material didático e paradidático;
  • estabelecer estratégias de avaliação;
  • traçar os objetivos dos eventos;
  • organizar palestras;
  • convencionar regras de convivência;
  • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
  • sugerir formas para qualificação do docente;
  • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
  • apresentar relatórios às autoridades competentes;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
  • monitorar trabalhos em grupo;
  • sugerir objetivos gerais e específicos;
  • pesquisar material didático e paradidático;
  • registrar conteúdos e atividades ministrados;
  • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
  • divulgar a produção da escola na comunidade;
  • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
  • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-05

CBO 2312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) que pertence ao grupo dos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

CBOs Relacionados

Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 2312-05 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 231205 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 231205 em todos os estados e cidades do Brasil.

Não há posts para exibir