CBO 2261-05 - Quiropraxista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos osteopatas e quiropraxistas
O profissional no cargo de Quiropraxista CBO 2261-05 atua no diagnóstico, no tratamento e na prevenção de disfunções mecânicas do sistema neuromusculoesquelético e seus efeitos na função normal do sistema nervoso e na saúde geral de paciente Seleciona e aplica técnicas auxiliares, de acordo com a necessidade de paciente e o tratamento realizado.
Opera equipamentos e ferramentas mecânicas e/ou automáticas que auxiliam no tratamento quiroprático Avalia resultados do tratamento Elabora documentos.
Pode gerenciar os recursos e os processos de trabalho em consultório Participa na promoção de campanhas e atividades educativas Supervisiona equipe.
Presta consultoria e assessoria na área de quiropraxia Mantém-se atualizado na sua área de atuação Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2261-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de osteopatas e quiropraxistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Quiropraxista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Osteopatas e quiropraxistas CBO 2261-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2261-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Osteopatas e quiropraxistas.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Quiropraxista
O Quiropraxista CBO 2261-05 planeja o atendimento de pacientes em quiropraxia, organizando ambientes de consultório ou clínica Seleciona técnico em quiropraxia, para prestar apoio técnico.
Recepciona paciente e observa seu andar, ao entrar na sala de atendimento.
Realiza anamnese, orientando paciente para falar sobre seus dados pessoais (como idade e tipo de trabalho), suas queixas, incluindo sinais e sintomas, suas doenças preexistentes e uso de medicamentos, e seus hábitos de vida Verifica as expectativas de paciente em relação à quiropraxia.
Avalia a qualidade da saúde geral de paciente, fazendo exame físico de rotina e, se necessário, requisitando exames complementares, como o laboratorial e/ou de imagem Analisa resultados dos exames.
Pode aplicar testes semiológicos clínicos.
Realiza exame físico relacionado aos sistemas nervoso e neuromusculoesquelético, dando especial atenção às queixas apresentadas por paciente Aplica testes palpatórios, testes biomecânicos do sistema musculoesquelético, testes de mobilidade ativa e passiva do sistema musculoesquelético, testes neuro-ortopédicos, e testes de mobilidade dos sistemas nervoso e visceral.
Avalia dinâmica funcional das meninges.
Realiza análise postural, inspecionando o corpo de paciente para identificar curvas da coluna e outros indicadores visíveis de lesão Estabelece diagnóstico quiroprático, como diagnóstico de exclusão ou de complexo de subluxação Identifica causa primária da queixa.
Estabelece prognóstico Define plano terapêutico Pode encaminhar paciente a outros profissionais, quando necessário.
Pode discutir caso com outros profissionais Conversa com paciente sobre o diagnóstico, suas implicações e o tratamento.
Explica procedimentos e técnicas Informa sobre riscos e limites inerentes ao tratamento Executa tratamento, posicionando paciente, realizando ajustes quiropráticos, aplicando técnicas manipulativas viscerais e cranianas, executando mobilização do sistema neuromusculoesquelético, e ministrando exercícios proprioceptivos.
Opera equipamentos e ferramentas mecânicas e/ou automáticas – tais como massageadores, tração cervical, maca de flexão-distração, entre outros - que auxiliam no tratamento quiroprático Seleciona e aplica técnicas auxiliares - tais como SOT- Técnica Sacro Occipital (Sacro Occipital Technic), Técnica Gonstead e Técnica de Thompson - e pode adotar o AM-Método Activador (Activator Methods), de acordo com a necessidade de paciente e o tratamento realizado Auxilia no relaxamento do corpo e na promoção de bem-estar, usando as terapias manuais na diminuição da tensão muscular.
Avalia resultados do tratamento Programa visitas periódicas de retorno em consultório, para acompanhar condição de paciente após a alta Orienta paciente sobre hábitos alimentares e os benefícios de atividades físicas.
Informa sobre postura e preceitos de ergonomia Esclarece familiares e/ou cuidadores sobre prestação de cuidados Registra procedimentos realizados em prontuário de paciente Elabora documentos, como relatórios e pareceres Pode gerenciar os recursos e os processos de trabalho de consultório.
Estima custos, define preços do atendimento, estabelece condições de pagamento e faz acertos de contas dos serviços prestados Supervisiona equipe, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Supervisiona estágios Presta consultoria e assessoria na área de quiropraxia Mantém-se atualizado em relação às inovações na área de quiropraxia Pode coordenar atividades de pesquisa, para analisar a aplicação de novas tecnologias Participa na promoção de campanhas e atividades educativas, abordando temas relacionados à quiropraxia Pode ministrar cursos e palestras sobre quiropraxia Realiza com segurança processos e procedimentos de diagnóstico e tratamento em quiropraxia, evitando riscos, efeitos adversos e danos a pacientes, a si mesmo e a demais profissionais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2261-05 deve orientar pacientes/clientes, tratar pacientes/clientes, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, aplicar testes, atender pacientes/clientes, estabelecer diagnóstico, exercer atividades técnico-científicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Osteopatas e quiropraxistas os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, ensino, pesquisa e desenvolvimento. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, de forma individual, sem supervisão permanente. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, em ambientes fechados e em horários diurnos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2261-05
Para o exercício da ocupação Quiropraxista, é exigido curso superior na área de quiropraxia. Para o exercício da ocupação Osteopata, é exigida formação osteopática segundo modelos de formação sistematizados pela OMS para profissionais com diploma de graduação prévia em medicina e fisioterapia ou graduação específica em osteopatia.
Atividades exercidas por um Quiropraxista CBO 2261-05
Um Quiropraxista (ou sinônimo) deve estabelecer plano terapêutico, orientar sobre hábitos alimentares, esclarecer dúvidas, estabelecer diagnóstico quiroprático, emitir pareceres, emitir atestados, demonstrar precisão, prestar consultoria e assessoria, solicitar exames complementares, emitir laudos, definir contra-indicações às técnicas, explicar procedimentos e técnicas, redigir textos técnico-científicos, diagnosticar complexo de subluxação, realizar ajustes quiropráticos, analisar exames complementares, dar alta a pacientes/clientes, demonstrar habilidade palpatória, realizar pesquisas, realizar anamnese, participar na elaboração de políticas públicas de saúde, demonstrar acuidade visual, demonstrar raciocínio clínico, avaliar qualidade da saúde de pacientes, exercer atividades administrativas, identificar causa primária da queixa, realizar mobilização do sistema neuromusculoesquelético, coordenar atividades de pesquisa, contornar situações adversas, discutir casos com outros profissionais, orientar atividades físicas, registrar dados em prontuário, transmitir segurança, aplicar testes semiológicos clínicos, organizar eventos técnico-científicos, elaborar relatórios, demonstrar equilíbrio físico, programar visitas periódicas de retorno, aplicar testes palpatórios, detectar expectativas de pacientes/clientes, pesquisar novas tecnologias, implementar ações para prevenção e promoção da saúde, aplicar testes de mobilidade dos sistemas nervoso e visceral, demonstrar percepção sensorial e tátil, orientar sobre hábitos nocivos a saúde, observar condições gerais de pacientes/clientes, demonstrar coordenação motora fina, ministrar exercícios proprioceptivos, operar equipamentos, aplicar testes biomecânicos do sistema musculoesquelético, verificar compreensão da orientação, demonstrar habilidade manual, usar epi, analisar documentação clínica, avaliar resultados do tratamento, realizar exame físico, participar na implementação de políticas públicas de saúde, produzir material explicativo, aplicar testes de mobilidade ativa e passiva do sistema musculoesquelético, ministrar cursos e palestras, aplicar testes neuro-ortopédicos, orientar familiares e cuidadores, estabelecer hipóteses diagnósticas, participar de campanhas educativas, orientar exercícios, estabelecer prognóstico, realizar análise postural, supervisionar estágios, trabalhar em equipe, participar de eventos técnico-científicos, realizar diagnósticos de exclusão, avaliar evolução de pacientes/clientes, posicionar pacientes/clientes, aplicar técnicas manipulativas viscerais e cranianas, orientar sobre postura e ergonomia, encaminhar pacientes/clientes a outros profissionais, informar riscos/limites inerentes ao tratamento, avaliar dinâmica funcional das meninges, demonstrar raciocínio abstrato.