CBO 2238-20 - Fonoaudiólogo em audiologia
Entenda o que fazem os fonoaudiólogos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Fonoaudiólogo em audiologia e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Fonoaudiólogo em audiologia
Presta atendimento em audiologia - clínica, infantil, ocupacional ou em outras áreas -, atuando na análise e na avaliação de problemas relacionados à captação, à percepção e à interpretação de sons e tratando dos distúrbios de comunicação oriundos do sistema auditivo. Realiza avaliação audiológica, fazendo anamnese, medindo e caracterizando a perda auditiva, analisando distúrbios com outros profissionais, definindo diagnóstico audiológico, estabelecendo tratamento, avaliando evolução, e adaptando próteses para uso do paciente. Pode coordenar serviços de saúde. Pode supervisionar equipes. Mantém-se atualizado na sua área de atuação. Atua em programas educacionais. Participa em pesquisas na área. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara-se para realizar consulta, calibrando e ajustando o equipamento a ser utilizado, para fazer a medição de sinais de forma fidedigna durante a avaliação audiológica. Prepara o ambiente – como cabinas (móveis ou fixas) ou salas tratadas acusticamente -, onde os testes audiológicos são realizados, usando como referência os níveis máximos de ruído ambiental permitidos para a execução de testes. Seleciona a metodologia de avaliação audiológica a ser utilizada em criança, levando em consideração sua idade e seu nível de desenvolvimento. Seleciona a classificação a ser utilizada em adultos. Para atender paciente com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), pode utilizar Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa).
Realiza o acolhimento de paciente em consulta. Faz anamnese. Verifica o tipo da perda auditiva (como perda auditiva condutiva, sensório-neural ou mista), a configuração (ascendente, horizontal, descendente acentuada, entre outras), e o grau (tais como leve, moderado, severo ou profundo). Analisa se ambas as orelhas apresentam perda auditiva (bilateral) ou apenas uma delas (unilateral). Utiliza a técnica da logoaudiometria para avaliar a habilidade de paciente detectar e reconhecer a fala. Na avaliação audiológica infantil, detalha análise da qualidade da fala, tipo e possível grau da perda auditiva, descrição do comportamento e da qualidade da interação da criança com o avaliador, entre outros dados qualitativos e quantitativos.
Analisa o caso com outros profissionais, tais como médicos, psicólogos e educadores. Pode encaminhar paciente a outros profissionais da saúde, quando necessário.
Define diagnóstico audiológico. Estabelece o tratamento, indicando exercícios e outras terapias. Faz ajustes e adaptação de próteses para uso do paciente. Promove a reabilitação auditiva, proporcionando o restabelecimento das funções que estão prejudicadas. Pode permitir o auxílio na aquisição da fala e da linguagem, principalmente em crianças que apresentam atraso em decorrência de déficit auditivo. Avalia resultados do tratamento, monitorando o progresso do paciente e observando, de forma contínua, a audição.
Atua com audiometria ocupacional, realizando atividades como testes audiométricos admissionais e avaliação de possíveis déficits oriundos de atividades laborais. Para a análise dos resultados da audiometria ocupacional, considera normas e legislação trabalhista vigente, que define as diretrizes e os parâmetros mínimos para avaliação e acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados.
Orienta pacientes, familiares, professores e empregadores em estratégias de comunicação - para maximizar a comunicação receptiva eficaz - e em técnicas usadas para melhorar a audição e a comunicação.
Registra, no prontuário de paciente, as informações relativas à anamnese, diagnóstico audiológico e etapas de tratamento.
Pode coordenar serviços de saúde.
Pode supervisionar equipes, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, avaliando novos métodos e novas tecnologias de tratamento de distúrbios auditivos ou de equilíbrio.
Atua em programas educacionais de prevenção de problemas auditivos e de promoção de qualidade de vida, transmitindo informações de interesse do público, como poluição sonora, uso correto de fones de ouvido, entre outras.
Participa ou conduz pesquisas sobre tópicos de audição ou equilíbrio. Divulga descobertas para ajudar no desenvolvimento de procedimentos, tecnologias ou tratamentos na área audiológica.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) ESTATÍSTICA PARA FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PARA ATENDIMENTO NÃO PRESENCIAL EM FONOAUDIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA TECIDUAL E DO DESENVOLVIMENTO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | CINESIOLOGIA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA DO SISTEMA AUDITIVO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA E BIOFÍSICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | SUPRIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) BIOSSEGURANÇA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | FISIATRIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) NEUROLOGIA APLICADA À FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) NOÇÕES DE OTORRINOLARINGOLOGIA | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ORTODONTIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ORTODONTIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) PROGRAMAS DE PREVENÇÃO, PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA E QUALIDADE DE VIDA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) APARELHOS RETROAURICULARES, INTRA-AURICULARES E DE RECEPÇÃO NO CANAL AUDITIVO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AUDIOLOGIA CLÍNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) BASES FÍSICAS DA AUDIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS DE LEITURA E DE ESCRITA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS FONOAUDIOLÓGICOS: FONOLÓGICO, DA FONAÇÃO, DA FLUÊNCIA, DA MOTRICIDADE OROFACIAL, OUTROS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) EQUIPAMENTOS DE AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATENDIMENTO EM FONOAUDIOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FUNÇÕES E HABILIDADES NOS CICLOS DA VIDA: DA AUDIÇÃO, DA FALA, DA FLUÊNCIA, DA LINGUAGEM (ORAL E ESCRITA), DA VOZ, DOS SISTEMAS MIOFUNCIONAL, OROFACIAL E CERVICAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) IMPLANTE COCLEAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) MÉTODOS E PROCEDIMENTOS EM FONOAUDIOLOGIA: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO, HABILITAÇÃO, REABILITAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PATOLOGIAS AUDIOLÓGICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS BIOLÓGICOS NORMAIS E ALTERADOS, ESTRUTURAS E FUNÇÕES DE ÓRGÃOS E SISTEMAS, RELACIONADOS À FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS PSICOSSOCIOCULTURAIS, LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS QUE AUXILIAM A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO HUMANA E DAS ALTERAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) RECURSOS TECNOLÓGICOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A AUDIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITO DA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA-CAA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL APLICADO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL DA SAÚDE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORES | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PSICO-FISIOLÓGICOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOBIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PAPÉIS E ESTRUTURAS SOCIAIS, INDIVÍDUO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO DE PESSOAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FATORES HUMANOS NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA PARA DISTÚRBIOS DA AUDIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) TREINAMENTO E REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM DISTÚRBIOS DA AUDIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | FISIOLOGIA DA LINGUAGEM | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | FISIOLOGIA DA LINGUAGEM | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | PSICOLINGUÍSTICA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | PSICOLINGUÍSTICA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 2 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- avaliar pacientes e clientes;
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- mediar reuniões clínicas;
- emitir atestados;
- acompanhar evolução clínica;
- desenvolver habilidades auditivas;
- avaliar órteses, próteses e adaptações;
- informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- prescrever órteses, próteses e adaptações;
- habilitar sistema auditivo;
- orientar pesquisas;
- orientar procedimentos ergonômicos;
- eleger instrumentos para avaliação;
- avaliar resultados do tratamento;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- dar devolutiva da avaliação;
- participar de comissões técnico-científicas;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- avaliar habilidades cognitivas;
- esclarecer prognóstico de tratamento;
- avaliar sistema vestibular;
- demonstrar organização;
- realizar anamnese;
- definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- avaliar postura corporal;
- realizar perícia;
- adaptar tecnologia assistiva;
- prestar consultoria ou assessoria;
- supervisionar profissionais;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- organizar publicações;
- supervisionar estágios;
- dar alta;
- trabalhar em equipe;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- ministrar cursos e palestras;
- capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- elaborar laudos;
- participar de programas institucionais;
- trabalhar com biossegurança;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- capacitar profissionais;
- reabilitar sistema vestibular;
- demonstrar iniciativa;
- realizar pesquisas;
- organizar eventos técnico-científicos;
- prescrever terapêutica;
- demonstrar dinamismo;
- estabelecer plano terapêutico;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
- transmitir segurança;
- indicar tecnologia assistiva;
- avaliar sistema auditivo;
- demonstrar criatividade;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- realizar exames complementares;
- estabelecer parâmetros de alta;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
- eleger procedimentos terapêuticos;
- discutir casos com outros profissionais;
- divulgar trabalhos;
- auditorar programas e serviços;
- demonstrar objetividade;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- solicitar exames complementares;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- adaptar órteses e próteses;
- tomar decisões;
- explicar procedimentos e rotinas;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- contornar situações adversas;
- estabelecer prognóstico;
- demonstrar capacidade de observação;
- analisar exames;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- esclarecer dúvidas;
- orientar hábitos de saúde;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- avaliar processamento auditivo;
- registrar dados em prontuário;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- caracterizar população-alvo;
- aplicar procedimentos em ambientes específicos - uti, ps, etc;
- verificar a compreensão da orientação;
- introduzir formas alternativas de comunicação;
- aplicar testes e provas;
- elaborar material educativo e informativo;
- preparar material terapêutico;
- elaborar relatórios;
- orientar condutas terapêuticas;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-20
CBO 2238-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogo em audiologia que pertence ao grupo dos fonoaudiólogos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais da medicina, saúde
-
-
-
-
- Fonoaudiólogos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2238-20 - Fonoaudiólogos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 223820 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 223820 em todos os estados e cidades do Brasil.