CBO 2234-30 - Farmacêutico em saúde pública - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos farmacêuticos

O profissional no cargo de Farmacêutico em saúde pública CBO 2234-30 realiza ações no gerenciamento da assistência farmacêutica, no âmbito do sistema público de saúde, participando na elaboração de planos de saúde e contribuindo na execução de estudos sobre a qualidade dos serviços prestados Coordena programas e ações de assistência farmacêutica no sistema público de saúde, supervisionando as atividades operacionais e regulatórias.

Pode supervisionar equipes de trabalho Presta assistência farmacêutica aos pacientes do sistema público de saúde Atua na vigilância epidemiológica.

Promove ações educativas Pode atuar nos laboratórios oficiais de saúde pública, em estratégias de saúde da família, e na regulação e na fiscalização de unidades, produtos e serviços farmacêuticos Cumpre legislação, normas técnicas, normas higiênico-sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.

CBO 2234-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de farmacêuticos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Farmacêutico em saúde pública, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Farmacêuticos CBO 2234-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2234-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Farmacêuticos.
      • Profissionais das ciências biológicas, da saúde.

O que faz um Farmacêutico em saúde pública

O Farmacêutico em saúde pública CBO 2234-30 realiza ações no gerenciamento da assistência farmacêutica, no âmbito do sistema público de saúde Participa na elaboração de plano de saúde, em sua esfera de atuação.

Utiliza ferramentas de controle, monitoramento e avaliação para o acompanhamento da implementação do plano de saúde e para a tomada de decisões a respeito de alterações – como revisão de metas, mudanças de prioridades diante da constatação de eventos não previstos, entre outras - nos caminhos traçados.

Contribui na realização de estudos sobre a qualidade dos serviços de saúde pública, acompanhando o acesso de pacientes ao atendimento e analisando o impacto das políticas públicas de saúde na melhoria da qualidade de vida da população Participa do processo de seleção de medicamentos, elaborando a programação da sua aquisição.

Desenvolve ações para a promoção do uso racional de medicamentos Avalia sistematicamente o armazenamento, o transporte e a distribuição de medicamentos, examinando a logística adotada, analisando a eficácia dos processos – decorrente de estratégias como o uso de sistemas informatizados e outros recursos tecnológicos para localização e movimentação de itens, assegurando as condições adequadas de conservação dos produtos, e verificando o atendimento às normas sanitárias vigentes.

Participa das atividades relacionadas ao gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde, conforme legislação.

Coordena programas e ações de assistência farmacêutica Participa dos processos de gestão da informação, infraestrutura física e tecnológica, bem como da gestão de recursos humanos.

Estabelece, em conjunto com outros profissionais, um sistema eficiente, eficaz e seguro de distribuição e dispensação de medicamentos e demais tecnologias em saúde, garantindo a rastreabilidade desde a entrada na unidade até o uso no paciente.

Supervisiona as atividades operacionais e regulatórias, para assegurar o cumprimento das normas sanitárias e legais pertinentes Pode supervisionar equipes de trabalho, avaliando seu desempenho Pode atuar na regulação e na fiscalização de unidades, produtos e serviços farmacêuticos em saúde pública.

Presta assistência farmacêutica aos pacientes do sistema público de saúde, visando contribuir no processo de proteção e recuperação da saúde, por meio da promoção do uso seguro e racional de medicamentos e outras tecnologias Faz atendimento farmacêutico de urgência e emergência Realiza dispensação de medicamentos.

Implementa ações de farmacovigilância, prevenindo reações adversas a medicamentos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a fármacos Executa ações de atenção farmacêutica, atuando como corresponsável na prevenção de doenças e em promoção e recuperação da saúde, de forma integrada às equipes.

Atua na vigilância epidemiológica, monitorando, avaliando e planejando os serviços e a vigilância de surtos, epidemias e endemias Participa em programas de imunização Pode atuar em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), realizando atendimento a usuários com transtornos mentais e a dependentes do uso de álcool ou drogas.

Promove atenção extra-hospitalar em saúde mental Pode atuar nos laboratórios oficiais de saúde pública, planejando e coordenando ações em pesquisa e produção de fármacos, soros e vacinas Pode atuar em estratégias de saúde da família, realizando visitas domiciliares e prestando assistência farmacêutica.

Discute casos em reuniões da equipe de saúde da família, analisando as situações de vida – nas dimensões social, econômica, entre outras – que podem estar afetando as condições física e mental das pessoas da localidade e deliberando sobre ações de atendimento a serem adotadas Promove ações educativas, participando da capacitação permanente das equipes de trabalho e dos demais profissionais da saúde Arquiva informações sobre pacientes e respectivos prontuários, utilizando sistemas informatizados do setor público de saúde.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2234-30 deve coordenar política de assistência farmacêutica, atuar na regulação e fiscalização de estabelecimentos, produtos e serviços farmacêuticos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Farmacêuticos trabalham em instituições públicas ou privadas, em farmácias e redes de distribuição de remédios, nas indústrias de produtos farmacêuticos e correlatos, nas indústrias de produtos alimentares, de cosméticos, dentre outras. Trabalham majoritariamente com carteira assinada, mas também podem trabalhar por conta própria ou como empregador.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2234-30

O exercício dos cargos de Farmacêuticos requer curso superior em Farmácia. Atualmente a formação é única, substituindo as duas formações anteriores: a de farmácia e a de bioquímica.

Atividades exercidas por um Farmacêutico em saúde pública CBO 2234-30

Um Farmacêutico em saúde pública (ou sinônimo) deve coordenar programas de assistência farmacêutica, demonstrar criatividade, participar da elaboração de protocolo de uso de medicamentos, inspecionar estabelecimentos, produtos e serviços, participar do registro de produtos farmacêuticos, participar de elaboração da política de serviço farmacêutico, participar na elaboração de políticas de medicamento, participar em comissões técnicas, implementar ações de fármaco-vigilância, coordenar ações de assistência farmacêutica, planejar ações de assistência farmacêutica, tomar decisões, demonstrar credibilidade, demonstrar habilidade técnico analítico, elaborar relações de medicamentos, trabalhar em equipe, participar da apuração de denúncias, contornar situações adversas, participar de ações de vigilância epidemiológica, instituir normas de fiscalização, participar da elaboração de protocolos de tratamento, participar de ações de políticas de saúde, demonstrar capacidade de organização, demonstrar destreza manual, demonstrar capacidade de atentar para detalhe, participar do licenciamento de estabelecimentos farmacêuticos, implantar política de serviço farmacêutico, notificar desvios de qualidade de produtos e serviços, participar na discussão de políticas públicas de saúde, mostrar capacidade de liderança, conferir balanços oficiais de produtos controlados, participar da promoção do uso racional de medicamento, demonstrar empatia, demonstrar habilidade de comunicação, orientar no cumprimento das normas.

Cargos e salários CBO 2234-30 - Farmacêuticos

Salário Farmacêutico em Gerenciamento Dos Resíduos em Serviços de Saúde

Farmacêutico em Gerenciamento Dos Resíduos em Serviços de Saúde: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Gerenciamento Dos Resíduos em Serviços de Saúde CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.
Salário Farmacêutico em Gestão Ambiental

Farmacêutico em Gestão Ambiental: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Gestão Ambiental CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.
Salário Farmacêutico em Gestão de Assistência Farmacêutica

Farmacêutico em Gestão de Assistência Farmacêutica: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Gestão de Assistência Farmacêutica CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.
Salário Farmacêutico em Saúde Ambiental

Farmacêutico em Saúde Ambiental: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Saúde Ambiental CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.
Salário Farmacêutico em Saúde Publica

Farmacêutico em Saúde Publica: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Saúde Publica CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.
Salário Farmacêutico em Saúde Ocupacional

Farmacêutico em Saúde Ocupacional: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Saúde Ocupacional CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.
Salário Farmacêutico em Controle de Qualidade e Tratamento de Água

Farmacêutico em Controle de Qualidade e Tratamento de Água: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Controle de Qualidade e Tratamento de Água CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.
Salário Farmacêutico em Segurança do Trabalho

Farmacêutico em Segurança do Trabalho: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Segurança do Trabalho CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.
Salário Farmacêutico em Controle de Vetores e Pragas Urbanas

Farmacêutico em Controle de Vetores e Pragas Urbanas: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Controle de Vetores e Pragas Urbanas CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.
Salário Farmacêutico em Vigilância Epidemiológica

Farmacêutico em Vigilância Epidemiológica: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Vigilância Epidemiológica CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.
Salário Farmacêutico em Estratégia da Saúde da Família

Farmacêutico em Estratégia da Saúde da Família: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Estratégia da Saúde da Família CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.
Salário Farmacêutico em Farmácia Pública

Farmacêutico em Farmácia Pública: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Farmácia Pública CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.
Salário Farmacêutico em Farmacoepidemiologia

Farmacêutico em Farmacoepidemiologia: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Farmacoepidemiologia CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.
Salário Farmacêutico em Farmacovigilância

Farmacêutico em Farmacovigilância: Brasil

  • 215
  • Brasil
  • 5.612 - 13.942
  • 38h
O profissional no cargo de Farmacêutico em Farmacovigilância CBO 2234-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.612 e 13.942 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2234-30.