CBO 2234-15 - Farmacêutico analista clínico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos farmacêuticos
O profissional no cargo de Farmacêutico analista clínico CBO 2234-15 realiza análises clínicas e toxicológicas - em suas fases pré-analítica, analítica e pós analítica -, finalizadas com a emissão de laudos para os solicitantes Controla a qualidade de serviços de análises clínicas e toxicológicas.
Administra laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, responsabilizando-se pela supervisão técnica, operacional e administrativa Mantém-se atualizado na sua área de atuação, tomando conhecimento e avaliando novas metodologias e novos testes Realiza pesquisa e extensão na área de análises clínicas e toxicológicas.
Pode prestar consultoria Supervisiona o trabalho de equipes Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas, normas sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2234-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de farmacêuticos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Farmacêutico analista clínico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Farmacêuticos CBO 2234-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2234-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Farmacêuticos.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Farmacêutico analista clínico
O Farmacêutico analista clínico CBO 2234-15 planeja as ações do laboratório de análises clínicas e toxicológicas, selecionando métodos de análise e definindo especificações técnicas de reagentes, materiais, equipamentos e instalações Seleciona e qualifica fornecedores para adquirir reagentes, materiais e equipamentos.
Pode optar pela automação dos recursos utilizados nas análises – tais como sistema de rastreamento de amostras, manuseio de líquidos, replicação, filtração, gestão de fluidos, entre outros -, para simplificar o fluxo de trabalho em laboratório.
Realiza análises clínicas e toxicológicas, na fase pré-analítica, que se inicia com a solicitação da análise, passa pela obtenção da amostra e finda ao se iniciar a análise, a fase analítica, incluindo conjunto de operações efetuadas de acordo com determinado método, e a fase pós-analítica, iniciada após a obtenção de resultados válidos das análises e finalizada com a emissão do laudo para o solicitante Prepara reagentes, equipamentos, vidraria e materiais consumíveis.
Efetua o controle de qualidade dos reagentes Orienta a coleta de amostras, operando instrumentação científica.
Executa análises seguindo métodos analíticos adotados, boas práticas laboratoriais aplicáveis e procedimentos de biossegurança.
Efetua análise crítica dos resultados Controla a qualidade de serviços de análises clínicas e toxicológicas, definindo e analisando indicadores de qualidade para validar métodos, processos e resultados de análise.
Avalia conformidade das instalações físicas, a fim de certificar a área.
Monitora processos para avaliar a conformidade de equipamentos Pode sugerir mudanças de processos e procedimentos Emite laudos, pareceres e relatórios de controle de qualidade.
Administra laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, elaborando procedimento operacional padrão e gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais Responsabiliza-se pela supervisão técnica, operacional e administrativa do laboratório Divulga serviços de análises.
Utiliza “softwares” de gestão para laboratórios, especialmente para cálculo de resultados, registro de informações, rastreabilidade de pacientes e exames, e elaboração de relatórios Pode fazer uso de Testes Laboratoriais Remotos (ou Testes Laboratoriais Portáteis) - de glicemia capilar, hemogasometria, eletrólitos sanguíneos, testes de coagulação automatizados, e outros de natureza similar – efetuados por meio de equipamentos laboratoriais situados fisicamente fora da área de um laboratório clínico.
Supervisiona o trabalho de equipes, avaliando seu desempenho Gerencia o armazenamento, a distribuição e o transporte de insumos, reagentes e materiais consumíveis empregados nas análises clínicas Comprova a origem e a validade dos itens.
Providencia o fracionamento e a embalagem de reagentes e consumíveis Administra estoques seguindo tecnologia adotada de controle de estoque, distribuição e rastreamento de itens Realiza gerenciamento de resíduos e de sobras.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, tomando conhecimento e avaliando novas metodologias e novos testes, tais como testagem genética clínica - análise de DNA-Ácido Desoxirribonucleico (Deoxyribonucleic Acid) ou RNA-Ácido Ribonucleico (Ribonucleic Acid) para o diagnóstico de doenças, avaliação de toxicidade dos cosméticos – como teste de irritação ocular primária, testes de toxicidade aguda dérmica, irritação cutânea, fotossensibilidade e fototoxicidade, e inovações similares Realiza pesquisa e extensão na área toxicológica e de análises clínicas, selecionando temas de interesse, tais como efeito tóxico de contaminantes no meio ambiente, investigação de possíveis adulterações em medicamentos comercializados, entre outros Pode prestar consultoria na área de análises clínicas e toxicológicas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2234-15 deve desenvolver produtos e serviços farmacêuticos, dispensar produtos e serviços farmacêuticos, demonstrar competências pessoais, realizar análises - clínicas, toxicológicas, fisico-químicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas, coordenar política de assistência farmacêutica, prestar serviços farmacêuticos, efetuar pesquisas técnico-científicas, atuar na regulação e fiscalização de estabelecimentos, produtos e serviços farmacêuticos, produzir em escala industrial e magistral produtos farmacêuticos, gerenciar armazenamento, distribuição e transporte de produtos farmacêuticos, controlar qualidade de produtos e serviços farmacêuticos, administrar estabelecimentos farmacêuticos.
Condições de trabalho dessas profissões
Farmacêuticos trabalham em instituições públicas ou privadas, em farmácias e redes de distribuição de remédios, nas indústrias de produtos farmacêuticos e correlatos, nas indústrias de produtos alimentares, de cosméticos, dentre outras. Trabalham majoritariamente com carteira assinada, mas também podem trabalhar por conta própria ou como empregador.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2234-15
O exercício dos cargos de Farmacêuticos requer curso superior em Farmácia. Atualmente a formação é única, substituindo as duas formações anteriores: a de farmácia e a de bioquímica.
Atividades exercidas por um Farmacêutico analista clínico CBO 2234-15
Um Farmacêutico analista clínico (ou sinônimo) deve coordenar ações de assistência farmacêutica, realiazar consulta farmacêutica, participar da promoção do uso racional de medicamento, participar de pesquisa clínica, sugerir mudança de processos, realizar visitas domiciliares, coordenar programas de assistência farmacêutica, indicar medicamentos isentos de prescrição, preparar amostras, notificar desvios de qualidade de produtos e serviços, elaborar projetos, captar recursos, administrar recursos humanos, financeiros e materiais, elaborar procedimento operacional padrão, administrar estoques, identificar reações adversas e interações medicamentosas, participar da elaboração de protocolo de uso de medicamentos, participar de elaboração da política de serviço farmacêutico, cultivar microorganismos, planejar ações de assistência farmacêutica, elaborar relações de medicamentos, realizar serviços de acupuntura, participar em comissões técnicas, trabalhar em equipe, fracionar produtos, demonstrar habilidade de comunicação, adquirir matéria prima, materiais e equipamentos, selecionar fornecedores, avaliar conformidades de produtos e equipamentos, diagnosticar áreas de interesse, demonstrar capacidade de atentar para detalhe, elaborar formulários e normas técnicas, participar de ações de políticas de saúde, coletar amostras, fornecer informações técnicas para registro de produto, estruturar protocolo, participar de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, desenvolver método analítico e bioanalítico, demonstrar habilidade técnico analítico, mostrar capacidade de liderança, realizar gerenciamento de resíduos, avaliar prescrição, emitir laudos, pareceres e relatórios, conferir balanços oficiais de produtos controlados, demonstrar destreza manual, monitorar processos, demonstrar criatividade, analisar indicadores de qualidade, embalar produtos, colher dados, divulgar produtos e serviços farmacêuticos, registrar dados em prontuário, corrigir procedimentos, definir especificações técnicas de matéria prima, embalagem, materiais, equipamentos e instalações, gerenciar documentação, trabalhar com biossegurança, verificar temperatura corporal, aferir pressão arterial, perfurar lóbulo auricular, determinar descarte de produtos, participar do licenciamento de estabelecimentos farmacêuticos, emitir laudo de resultados de análises, participar na elaboração de políticas de medicamento, inspecionar estabelecimentos, produtos e serviços, efetuar análise crítica dos resultados, analisar resultados, validar produtos, processos, áreas e equipamentos, aferir parâmetros bioquímicos, participar na discussão de políticas públicas de saúde, montar equipe, realizar seguimento farmacoterapêutico, eleger método de análise, operar equipamentos, participar da apuração de denúncias, orientar pacientes, cuidadores e clientes, realizar estudo de estabilidade do produto, realizar pequenos curativos, validar método de análise, prestar assessoria e consultoria, coordenar centros de informação de medicamentos e toxicológicos, estudar viabilidade de pesquisa, instituir normas de fiscalização, demonstrar capacidade de organização, preparar reagentes, equipamentos e vidraria, orientar coleta de amostras, definir indicadores de qualidade, participar de ações de vigilância epidemiológica, participar do registro de produtos farmacêuticos, participar da elaboração de protocolos de tratamento, aplicar injetáveis, executar análises, tomar decisões, demonstrar empatia, implantar política de serviço farmacêutico, avaliar conformidades de instalações físicas - certificar área, contornar situações adversas, demonstrar credibilidade, qualificar fornecedores, interagir com prescritor e equipe de saúde, orientar no cumprimento das normas.