CBO 2124-20 - Analistas de tecnologia da informação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2124-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de analistas de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Analista de suporte computacional presta serviços de suporte técnico computacional, concebendo, planejando e organizando os serviços, realizando estudos para adaptar a instalação de “hardware” e “software” às necessidades de clientes e usuários, implantando recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, testando e implementando novos produtos Executa manutenção de recursos de tecnologia de informação.

Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos relacionados à computação Presta consultoria técnica Treina e fornece assistência a equipes técnicas e usuários.

Pode supervisionar o trabalho de equipes Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação Elabora documentação técnica.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Analistas de tecnologia da informação CBO 2124-20 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2124-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Analistas de tecnologia da informação.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Analista de suporte computacional

O Analista de suporte computacional (ou similar) concebe, planeja e organiza serviços de suporte técnico computacional, avaliando equipamentos, periféricos e redes (“hardware”), programas e sistemas (“software”), analisando funcionalidades de produtos, e interagindo com áreas afins Consulta documentação técnica e fontes alternativas de informação.

Realiza estudos para instalação de “hardware” e “software”, verificando interligação de componentes, módulos e equipamentos, definindo alternativas de implantação de programas, e considerando instalações, equipamentos e redes de computadores, a fim de adaptar soluções às necessidades de clientes e usuários.

Propõe alternativas de implantação de “hardware” Determina “hardware” e “software” necessários para configurar ou alterar os recursos tecnológicos de computação integrados.

Avalia a utilidade de pacotes de programas já desenvolvidos e adapta-os, de acordo com requisitos de clientes e usuários Recomenda novos equipamentos e programas.

Implanta recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, montando “hardware”, instalando ou coordenando a instalação de computadores, periféricos e redes, instalando programas, “drivers” e outros tipos de “software” integrantes de sistemas, e realizando as configurações pertinentes, inclusive as que dizem respeito aos sistemas operacionais em que os recursos integrados irão funcionar.

Realiza simulações em ambiente controlado Testa e implementa novos produtos, para obter um melhor funcionamento de sistemas.

Segue rotinas de teste, monitoramento e manutenção de recursos de tecnologia de informação sob sua responsabilidade, para ações preventivas no suporte técnico computacional.

Realiza a manutenção de equipamentos e programas, atualizando-os, para garantir alta confiabilidade de funcionamento dos recursos tecnológicos integrados Analisa impactos de alterações tecnológicas realizadas na melhoria do desempenho de sistemas Identifica e soluciona problemas de falhas de funcionamento de equipamentos, programas e sistemas, a fim de restaurar seu funcionamento normal.

Executa procedimentos para melhoria de desempenho de equipamentos, programas e sistemas Presta suporte técnico computacional, ao cliente e ao usuário, atendendo chamados, fornecendo orientações e acionando suporte de terceiros, quando necessário Controla chamados de clientes e usuários.

Registra ocorrências e defeitos de “hardware” e de “software” Pode prestar suporte computacional em demonstrações a clientes.

Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos computacionais, para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Presta consultoria técnica na área de tecnologia da informação Treina equipes técnicas e usuários para trabalhar com equipamentos e programas computacionais.

Fornece assistência às equipes técnicas – incluindo equipes de “help desk” de tecnologia da informação e equipes de profissionais “residentes” em instalações de grandes clientes, para resolver problemas relacionados à computação, como falhas de funcionamento e problemas complexos de “hardware” e de “software” Pode supervisionar e avaliar equipes técnicas de suporte computacional Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação.

Divulga documentação técnica de equipamentos e programas computacionais, para usuários, clientes e outras partes interessadas Elabora documentos técnicos - tais como relatórios técnicos de avaliação de equipamentos e sistemas e de chamados, requisição de componentes e equipamentos, entre outros - referentes aos serviços de suporte computacional Emite pareceres técnicos.

Mantém instalações em perfeito estado de conservação Atua de modo ecologicamente adequado, adotando equipamentos e métodos de baixo consumo de energia Zela pela saúde e segurança no trabalho, prevenindo acidentes e aplicando recomendações de ergonomia.

Funções

O funcionário CBO 2124-20 deve desenvolver sistemas de tecnologia da informação, comunicar-se, administrar ambiente de tecnologia da informação, prestar suporte técnico ao cliente/usuário, demonstrar competências pessoais, elaborar planejamento e execução de testes, projetar soluções de tecnologia da informação, pesquisar inovações em tecnologia da informação.

Atividades exercidas por um Analista de suporte computacional CBO 2124-20

Um Analista de suporte computacional (ou sinônimo) deve testar sistemas, demonstrar capacidade de concentração, configurar software e/ou sistemas operacionais, executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas, demonstrar capacidade de senso analítico, demonstrar empatia com público-alvo, orientar cliente/usuário, construir ambiente de teste, demonstrar capacidade de resiliência, demonstrar capacidade de iniciativa, atender chamados/tickets - incidentes, demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro, identificar falhas nos sistemas, demonstrar capacidade de organização, instalar hardware, consultar fontes alternativas de informações, instalar software e aplicativos e/ou drivers, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, divulgar documentação, definir alternativas físicas de implantação, emitir pareceres técnicos, interagir com áreas afins, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, propor alternativas de implantação de hardware, demonstrar capacidade de síntese, registrar defeitos, analisar funcionalidade do produto, prestar consultoria técnica, registrar ocorrências, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, demonstrar capacidade de proatividade, demonstrar capacidade de criatividade, adequar soluções a necessidade do cliente, participar de fóruns de discussão, demonstrar capacidade de memorização, realizar simulações em ambiente controlado, disseminar conhecimento, trabalhar em equipe, montar hardware, apresentar alternativas de solução, demonstrar capacidade de flexibilidade, controlar chamados dos clientes/usuários, acionar suporte de terceiros, consultar documentação técnica.

Cargos e salários CBO 2124-20 - Analistas de tecnologia da informação

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