CBO 2124-20 - Analista de suporte computacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos analistas de tecnologia da informação

O profissional no cargo de Analista de suporte computacional CBO 2124-20 presta serviços de suporte técnico computacional, concebendo, planejando e organizando os serviços, realizando estudos para adaptar a instalação de “hardware” e “software” às necessidades de clientes e usuários, implantando recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, testando e implementando novos produtos Executa manutenção de recursos de tecnologia de informação.

Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos relacionados à computação Presta consultoria técnica Treina e fornece assistência a equipes técnicas e usuários.

Pode supervisionar o trabalho de equipes Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação Elabora documentação técnica.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2124-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de analistas de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Analista de suporte computacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Analistas de tecnologia da informação CBO 2124-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2124-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
      • Profissionais da informática.
        • Analistas de tecnologia da informação.

O que faz um Analista de suporte computacional

O Analista de suporte computacional CBO 2124-20 concebe, planeja e organiza serviços de suporte técnico computacional, avaliando equipamentos, periféricos e redes (“hardware”), programas e sistemas (“software”), analisando funcionalidades de produtos, e interagindo com áreas afins Consulta documentação técnica e fontes alternativas de informação.

Realiza estudos para instalação de “hardware” e “software”, verificando interligação de componentes, módulos e equipamentos, definindo alternativas de implantação de programas, e considerando instalações, equipamentos e redes de computadores, a fim de adaptar soluções às necessidades de clientes e usuários.

Propõe alternativas de implantação de “hardware” Determina “hardware” e “software” necessários para configurar ou alterar os recursos tecnológicos de computação integrados.

Avalia a utilidade de pacotes de programas já desenvolvidos e adapta-os, de acordo com requisitos de clientes e usuários Recomenda novos equipamentos e programas.

Implanta recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, montando “hardware”, instalando ou coordenando a instalação de computadores, periféricos e redes, instalando programas, “drivers” e outros tipos de “software” integrantes de sistemas, e realizando as configurações pertinentes, inclusive as que dizem respeito aos sistemas operacionais em que os recursos integrados irão funcionar.

Realiza simulações em ambiente controlado Testa e implementa novos produtos, para obter um melhor funcionamento de sistemas.

Segue rotinas de teste, monitoramento e manutenção de recursos de tecnologia de informação sob sua responsabilidade, para ações preventivas no suporte técnico computacional.

Realiza a manutenção de equipamentos e programas, atualizando-os, para garantir alta confiabilidade de funcionamento dos recursos tecnológicos integrados Analisa impactos de alterações tecnológicas realizadas na melhoria do desempenho de sistemas Identifica e soluciona problemas de falhas de funcionamento de equipamentos, programas e sistemas, a fim de restaurar seu funcionamento normal.

Executa procedimentos para melhoria de desempenho de equipamentos, programas e sistemas Presta suporte técnico computacional, ao cliente e ao usuário, atendendo chamados, fornecendo orientações e acionando suporte de terceiros, quando necessário Controla chamados de clientes e usuários.

Registra ocorrências e defeitos de “hardware” e de “software” Pode prestar suporte computacional em demonstrações a clientes.

Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos computacionais, para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Presta consultoria técnica na área de tecnologia da informação Treina equipes técnicas e usuários para trabalhar com equipamentos e programas computacionais.

Fornece assistência às equipes técnicas – incluindo equipes de “help desk” de tecnologia da informação e equipes de profissionais “residentes” em instalações de grandes clientes, para resolver problemas relacionados à computação, como falhas de funcionamento e problemas complexos de “hardware” e de “software” Pode supervisionar e avaliar equipes técnicas de suporte computacional Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação.

Divulga documentação técnica de equipamentos e programas computacionais, para usuários, clientes e outras partes interessadas Elabora documentos técnicos - tais como relatórios técnicos de avaliação de equipamentos e sistemas e de chamados, requisição de componentes e equipamentos, entre outros - referentes aos serviços de suporte computacional Emite pareceres técnicos.

Mantém instalações em perfeito estado de conservação Atua de modo ecologicamente adequado, adotando equipamentos e métodos de baixo consumo de energia Zela pela saúde e segurança no trabalho, prevenindo acidentes e aplicando recomendações de ergonomia.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2124-20 deve prestar suporte técnico ao cliente/usuário, comunicar-se, desenvolver sistemas de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, elaborar planejamento e execução de testes, pesquisar inovações em tecnologia da informação, administrar ambiente de tecnologia da informação, projetar soluções de tecnologia da informação.

Condições de trabalho dessas profissões

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2124-20

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.

Atividades exercidas por um Analista de suporte computacional CBO 2124-20

Um Analista de suporte computacional (ou sinônimo) deve testar sistemas, divulgar documentação, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de iniciativa, orientar cliente/usuário, adequar soluções a necessidade do cliente, demonstrar capacidade de memorização, realizar simulações em ambiente controlado, identificar falhas nos sistemas, demonstrar capacidade de organização, registrar ocorrências, demonstrar capacidade de concentração, demonstrar empatia com público-alvo, controlar chamados dos clientes/usuários, consultar fontes alternativas de informações, interagir com áreas afins, executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas, demonstrar capacidade de criatividade, atender chamados/tickets - incidentes, consultar documentação técnica, propor alternativas de implantação de hardware, disseminar conhecimento, instalar hardware, definir alternativas físicas de implantação, registrar defeitos, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, demonstrar capacidade de senso analítico, analisar funcionalidade do produto, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, montar hardware, demonstrar capacidade de proatividade, participar de fóruns de discussão, demonstrar capacidade de resiliência, instalar software e aplicativos e/ou drivers, construir ambiente de teste, trabalhar em equipe, acionar suporte de terceiros, emitir pareceres técnicos, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, configurar software e/ou sistemas operacionais, demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro, apresentar alternativas de solução, prestar consultoria técnica.

Cargos e salários CBO 2124-20 - Analistas de tecnologia da informação

Salário Analista de Suporte Técnico Aracaju

Analista de Suporte Técnico: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Analista de Suporte Técnico CBO 2124-20 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 2.544 e 5.045 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 97 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-20.
Salário Analista de Suporte Técnico Cascavel

Analista de Suporte Técnico: Cascavel, PR

O profissional no cargo de Analista de Suporte Técnico CBO 2124-20 trabalhando em Cascavel - PR, ganha entre 2.489 e 4.632 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 263 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-20.
Salário Analista de Suporte Técnico

Analista de Suporte Técnico: Santa Catarina

O profissional no cargo de Analista de Suporte Técnico CBO 2124-20 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 3.219 e 6.158 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.266 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-20.