CBO 1115-05 - Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gestores públicos
O profissional no cargo de Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg CBO 1115-05 planeja, gerencia e coordena atividades relacionadas à formulação, à implementação e à avaliação de políticas públicas do governo federal Identifica prioridades e analisa alternativas de solução para a tomada de decisão, realizando estudos técnicos e propondo alternativas estratégicas, linhas de ação e regramentos jurídicos.
Modela políticas públicas e planos governamentais Analisa processos de execução e resultados das políticas públicas, considerando impactos, custo-benefício, escala e efetividade Acompanha discussão e tramitação de propostas governamentais no poder legislativo.
Assessora autoridades no processo de tomada de decisões Identifica e analisa redes para o estabelecimento de parcerias Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1115-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gestores públicos que pertence ao grupo dos membros superiores e dirigentes do poder público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gestores públicos CBO 1115-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1115-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gestores públicos.
- Membros superiores e dirigentes do poder público.
O que faz um Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg
O Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg CBO 1115-05 pesquisa referenciais de análise para abordagem dos obstáculos e dos desafios do setor público e estuda a política estabelecida pelo competente órgão superior do governo federal para enfrentá-los, tendo em vista atingir os objetivos governamentais Analisa os problemas de gestão, buscando identificar suas múltiplas causas.
Identifica prioridades e analisa alternativas de solução para a tomada de decisão, realizando estudos técnicos e propondo alternativas estratégicas, linhas de ação e regramentos jurídicos.
Realiza estudos das relações entre as entidades federadas, considerando a diversidade territorial do país, para viabilizar a implementação das políticas públicas Participa de processos de planejamento, gestão e coordenação, atuando nas diversas fases do ciclo de políticas públicas e de administração governamental, de acordo com a função específica ocupada em órgão do governo federal.
Participa do processo de planejamento governamental, projetando cenários, fornecendo subsídios para definição de objetivos setoriais e de governo, definindo metas, programas e ações, e estabelecendo os indicadores para controle Modela políticas públicas e planos governamentais.
Projeta parâmetros macroeconômicos.
Seleciona e desenvolve ferramentas de gestão de organização e de política pública Gerencia a implementação de políticas públicas e as ações e os programas relacionados.
Aloca e administra pessoal e recursos materiais e financeiros.
Coordena equipes de trabalho e atividades Administra orçamento, detalhando, executando e monitorando a programação orçamentária Revisa parâmetros, receitas, despesas e cenário fiscal.
Propõe alterações orçamentárias Realiza consultas públicas, analisa cenários e executa diagnóstico de problemas Mapeia e interage com partes interessadas.
Avalia processos de execução e resultados das políticas públicas, considerando impactos, custo-benefício, escala, efetividade, entre outros aspectos Controla implementação das políticas públicas e realiza prestação de contas.
Prepara relatórios de avaliação de receitas, despesas e metas alcançadas Analisa e revisa plano plurianual Realiza revisão orçamentária, de programas e de ações.
Promove articulações institucionais Identifica e analisa redes para o estabelecimento de parcerias – como concessões, parcerias público-privadas, contratos de gestão, convênios, consórcios, entre outras modalidades de acordos – entre diferentes níveis de organizações governamentais, da sociedade civil e do setor privado, visando aumentar o impacto das políticas públicas e dos programas governamentais Assessora autoridades no processo de tomada de decisões, elaborando pareceres, notas técnicas e informativas.
Presta informações às autoridades para participação em eventos, reuniões e colegiados Pode representar autoridades em eventos, reuniões e colegiados Acompanha discussão e tramitação no poder legislativo de propostas relacionadas à sua área de atuação, especialmente orçamento e plano plurianual.
Verifica decisões do poder judiciário que possam trazer impacto à administração pública federal Mantém-se atualizado em sua área de atuação, levantando inovações tecnológicas, avaliando novas técnicas de gestão e realizando interlocução com especialistas de diferentes áreas na busca de solução de problemas complexos Faz uso de plataformas digitais e sistemas integrados na administração pública federal, bem como fornece subsídios para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento desses recursos Valoriza práticas democráticas, em suas atividades Participa na promoção do desenvolvimento sustentável, com transparência, responsabilidade fiscal e social, e ações de proteção ao meio ambiente.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1115-05 deve assessorar autoridades, coordenar planejamento governamental, demonstrar competências pessoais, elaborar orçamento, administrar orçamento, formular políticas públicas, avaliar políticas públicas, gerenciar a implementação de políticas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gestores públicos os ocupantes dos cargos dessa família ocupacional exercem suas atividades nas mais diversas áreas da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, como área financeira e contábil e administrativa. Realizam suas atividades em equipe,geralmente assumindo as funções de coordenação. Estão expostos ao assédio de grupos de pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1115-05
Para o exercício desses cargos, é exigida escolaridade de nível superior, geralmente o provimento dos cargos é via concurso público.
Atividades exercidas por um Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg CBO 1115-05
Um Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg (ou sinônimo) deve projetar parâmetros macroeconômicos, propor regramentos jurídicos, revisar plano plurianual, desenvolver ferramentas de gestão, realizar prestação de contas, propor linhas de ação, desdobrar planejamento, capacidade de articulação, propor instrumentos de contratação, acompanhar decisões do poder judiciário, assessorar tomada de decisões, buscar apoio político e institucional, analisar cenário, realizar estudos técnicos, monitorar implementação das políticas públicas, aferir execução das políticas públicas, alocar recursos - materiais, humanos e financeiros, avaliar impactos de políticas públicas, demonstrar flexibilidade, trabalhar sob pressão, identificar prioridades, revisar programas e ações, verificar consistência dos objetivos setoriais com os objetivos estratégicos, definir programas e ações, estabelecer programação orçamentária, demonstrar capacidade de organização, propor distribuição dos recursos, municiar autoridade com informações, modelar planos, avaliar programas e ações, promover a realização de parcerias e acordos, avaliar plano plurianual, gerenciar programas e ações, selecionar ferramentas de gestão, demonstrar sensibilidade política, diagnosticar problemas, trabalhar em equipe, revisar parâmetros, receitas, despesas, despesas não obrigatórias e cenário fiscal, preparar relatório de avaliação de receitas e despesas, propor alternativas estratégicas, realizar consultas públicas, acompanhar discussão e tramitação do orçamento e do ppa no legislativo, subsidiar definição de objetivos de governo, avaliar processos de execução das políticas públicas, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, representar autoridades em eventos, reuniões e colegiados, gerenciar equipes e atividades, demonstrar pró-atividade, demonstrar liderança, promover articulações intra e inter institucionais, administrar conflitos, detalhar programação orçamentária, executar orçamento, interagir com as partes interessadas, projetar cenários, propor alterações orçamentárias, orientar autoridades para participação em eventos, reuniões e colegiados, administrar recursos - materiais, humanos e financeiros, elaborar pareceres, notas técnicas e informativas, monitorar execução orçamentária, definir metas, acompanhar tramitação de propostas no legislativo, monitorar implementação do ppa, subsidiar definição de objetivos setoriais, modelar políticas, articular recursos e processos, desenvolver sistema de indicadores, revisar orçamento, demonstrar capacidade de negociação, mapear partes interessadas, demonstrar criatividade.