Ostreicultura — CNAE 0321-3/03 — Salários Brasil

Pesquisa cargos e salários de empresas do segmento de Criação de Ostras e Mexilhões em água Salgada e Salobra em todo Brasil — CNAE 0321-3/03 — Portal Salário / CAGED.

CNAE 0321-3/03

Atualizado em • 85 movimentações

📥 Contratações i

39

📤 Demissões i

46

⚖️ Saldo líquido i

-7

🔄 Situação i

Com altíssima demanda

💰 Salário médio do setor i

R$ 2.361

todos os cargos

🎯 Cargos distintos i

2

ocupações no setor

📊 Amplitude salarial i

15%

piso → teto

👥 Profissionais i

85

últimos 12 meses

🔥 Índice de contratação i

0,85

setor em retração

🔁 Rotatividade i

45.9%

alta — setor dinâmico

🏢 Custo empresa (est.) i

R$ 4.014

estimado com encargos

📅 Período analisado i

06/2025

até 05/2026

49

🎯 IPS - Índice Portal Salário do Segmento i

Estável

Saldo: -7 • Rotatividade (intensidade de desligamento / movimento total): 54,1% • Volume: 85

Fonte: Portal Salário / CAGED • Brasil • 06/2025 a 05/2026

Empresas do segmento de Ostreicultura contrataram 39 profissionais em regime CLT e desligaram 46 nos últimos 12 meses no Brasil, totalizando 85 movimentações — dado essencial para gestores de RH, consultores de remuneração e diretores que acompanham a saúde do setor. Fonte: CAGED/MTE.

O setor está com altíssima demanda. No comparativo entre 06/2025 e 05/2026, registrou um aumento de 40% nas contratações — pressão competitiva por talentos que exige de gestores de RH uma revisão da política salarial, benefícios e marca empregadora.

Os estados que mais contratam profissionais neste setor são SC — referência geográfica relevante para consultores, headhunters e empresas planejando expansão ou recrutamento regionalizado.

dados prontosverificar disponibilidade

🗺️ Pesquisa por Estado

🏙️ Pesquisa por Cidade

Outras cidades →

🏅 Cargos e Salários Gerenciais

Gestão e liderança • Brasil

Benchmark salarial de posições gerenciais no setor — essencial para diretores executivos, CEOs e consultores de remuneração executiva calibrarem pacotes de C-Level, planos de sucessão e políticas de bônus.

🔒 Ver salários gerenciais

Acesso exclusivo para assinantes. Ver planos de acesso →


⚙️ Cargos e Salários Operacionais

Operacional e técnico • Brasil

Benchmark salarial da base operacional do setor — referência direta para gestores de RH e consultores dimensionarem escalas, estruturas de cargos e salários e políticas de benefícios.

🔒 Ver salários operacionais

Acesso exclusivo para assinantes. Ver planos de acesso →



🗂️ Hierarquia CNAE — Classificação Nacional de Atividades Econômicas

CNAE 0321-3/03 é o código da atividade econômica de Ostreicultura, que pertence à divisão de Pesca e aqüicultura, segundo a CNAE 2.0 do IBGE/CONCLA.

A Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aqüicultura
03 Pesca e aqüicultura
03.2 Aqüicultura
03.21-3 Aqüicultura em água salgada e salobra
0321-3/03 Ostreicultura

📋 O que abrange o segmento de Ostreicultura — CNAE 0321-3/03

Escopo de atividades do setor e do segmento conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0)

Entenda o setor de Pesca e aqüicultura

O setor engloba a pesca e a criação de animais aquáticos, abrangendo o uso dos recursos pesqueiros em águas marinhas, salobras e em água doce, objetivando a captura de peixes, crustáceos, moluscos e de outros organismos ou produtos aquáticos (plantas aquáticas, pérolas, esponjas, outros).

Também compreende as atividades normalmente integradas ao processo de produção na aqüicultura (produção de sementes de ostras para produção de pérolas).

Limites do setor: outras divisões

Este setor não abrange a construção e reparação de navios e barcos (divisão 30), a atividade de pesca esportiva ou recreativa (divisão 93) e o processamento de peixes, crustáceos e moluscos realizado em estabelecimento industrial ou em barco-fábrica (divisão 10).

Atividades compreendidas neste CNAE

  • o cultivo e semicultivo, em água salgada ou salobra, de espécies do meio aquático:
  • o cultivo de algas e outras plantas aquáticas
  • a criação de peixes
  • a criação de peixes ornamentais
  • a produção de alevinos
  • a criação de camarões e de outros crustáceos
  • a criação de pós-larvas de camarão
  • o cultivo de ostras e de outros moluscos
  • a produção de sementes de ostras

Atividades adicionais do segmento

  • o cultivo de pérolas
  • os serviços relacionados com a aqüicultura em água salgada e salobra

Atividades classificadas em outros CNAEs

  • a pesca em águas marinhas (03.11-6)
  • a pesca em rios e lagos (03.12-4)
  • a pesca esportiva e de lazer (93.19-1)

Escopo com base na estrutura oficial da CNAE 2.0 (IBGE/CONCLA), com texto adaptado pelo Portal Salário. Os códigos entre parênteses indicam o CNAE onde cada atividade excluída é classificada.


Ostreicultura - CNAE 0321-3/03