Profissões relacionadas:
O que faz um Tecnólogo em Estradas CBO 2142-80
O Tecnólogo em Estradas participa de planejamento, execução e fiscalização do desenvolvimento de obras de construção e manutenção de edificações e de empreendimentos de infraestrutura, realizando estudos para a proposição de alternativas técnicas, econômicas e ambientais, detalhando projetos de obras, orçando projetos, orientando e monitorando atividades executadas em canteiros de obras, e controlando qualidade do empreendimento. Administra recursos. Supervisiona equipes, avaliando seu desempenho. Avalia e pericia documentação técnica de projetos e obras civis, sob supervisão de engenheiro. Participa da elaboração de documentos técnicos. Presta consultoria, assistência e assessoria. Pode utilizar recursos de BIM-Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling). Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- Comunicar-se;
- Prestar consultoria, assistência e assessoria;
- Orçar o empreendimento;
- Pesquisar tecnologias;
- Coordenar operação e manutenção do empreendimento;
- Elaborar projetos de engenharia civil;
- Gerenciar obras civis;
- Controlar qualidade do empreendimento;
- Contratar execução de obras e serviços;
- Demonstrar competências pessoais;
- Dimensionar elementos de projetos;
- Demonstrar capacidade de liderança;
- Implementar novas tecnologias;
- Fiscalizar controle ambiental do empreendimento;
- Programar intervenções no empreendimento;
- Elaborar publicações científicas;
- Gerenciar recursos técnico-financeiros;
- Demonstrar visão espacial;
- ver mais...
Salário de Tecnólogo em Estradas CBO 2142-80 - Série histórica
Quanto ganha um Tecnólogo em Estradas por região do Brasil
Tabela salarial para Tecnólogo em Estradas
| Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
|---|---|---|---|---|---|
| Piso Salarial | 4.544 | 54.529 | 1.136 | 21,14 | |
| Média Salarial | 4.672 | 56.060 | 1.168 | 21,73 | |
| 1º Quartil | 3.004 | 36.049 | 751 | 13,97 | |
| Salário Mediana | 4.000 | 48.000 | 1.000 | 18,60 | |
| 3º Quartil | 7.302 | 87.630 | 1.826 | 33,97 | |
| Teto Salarial | 8.845 | 106.140 | 2.211 | 41,14 | |
| |||||
Demanda no mercado de trabalho para Tecnologia em Edificações
Tecnólogo em Estradas é um cargo que está com baixíssima demanda no mercado de trabalho do Brasil nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 10/2024 e 09/2025, tivemos uma queda de 15.91% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Tecnólogo em Estradas CBO 2142-80 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Portal Salário junto a dados salariais oficiais do CAGED nos últimos 12 meses.
| CBO | Função/Especialização | Salário |
|---|---|---|
| 2142-30 | Engenheiro civil (fundações) | 13.588,34 |
| 2142-10 | Engenheiro civil (aeroportos) | 11.331,89 |
| 2142-60 | Engenheiro civil (obras sanitárias) | 10.917,13 |
| 2142-55 | Engenheiro civil (rodovias) | 10.857,74 |
| 2142-35 | Engenheiro civil (hidrologia) | 10.668,51 |
| 2142-45 | Engenheiro civil (pontes e viadutos) | 10.379,38 |
| 2142-25 | Engenheiro civil (ferrovias e metrovias) | 10.264,40 |
| 2142-40 | Engenheiro civil (hidráulica) | 10.060,47 |
| 2142-05 | Engenheiro civil | 9.338,43 |
| 2142-50 | Engenheiro civil (portos e vias navegáveis) | 8.770,33 |
| 2142-15 | Engenheiro civil (edificações) | 8.305,09 |
| 2142-20 | Engenheiro civil (estruturas metálicas) | 8.103,37 |
| 2142-70 | Analista de projetos viários | 6.882,91 |
| Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. | ||
Tipos de empresas que mais contratam
Salários por porte da empresa e nível profissional
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Tecnólogo em Estradas nos últimos 12 meses do CAGED. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no Brasil. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Tecnólogo em Estradas. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no Brasil, o salário e a jornada de trabalho média de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Tecnólogo em Estradas em todo Brasil. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Tecnólogo em Estradas. Confira o levantamento exclusivo do Portal Salario com gráfico ilustrativo:
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Tecnólogo em Estradas ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.

