O que faz um Operador de Telecobrança CBO 4213-10
O Operador de Telecobrança executa rotinas operacionais relacionadas à cobrança de valores devidos a empresas ou a instituições, utilizando telefone, correio eletrônico ou outros meios de comunicação Prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança.
Atualiza cadastro do devedor e define estratégias de cobrança Negocia formas de pagamento Registra histórico da ação de cobrança, emitindo relatório.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- informar ao devedor;
- atualizar cadastro;
- cobrar valores devidos;
- preparar cobrança;
- registrar histórico da ação de cobrança;
- demonstrar competências pessoais;
- identificar cobranças indevidas;
- comunicar-se com devedor;
- elaborar relatório de encerramento da cobrança;
- suspender cobrança até o prazo acordado;
- demonstrar capacidade de observação;
- conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
- identificar-se ao devedor;
- adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
- demonstrar segurança;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Operador de Telecobrança - Série histórica no estado de São Paulo
O que faz um Operador de Telecobrança
- elaborar relatório de encerramento da cobrança;
- suspender cobrança até o prazo acordado;
- demonstrar capacidade de observação;
- conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
- identificar-se ao devedor;
- adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
- demonstrar segurança;
- recuperar mercadorias não pagas;
- adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica;
- encaminhar processo ao departamento jurídico;
- consultar guias de cep - código de endereçamento postal;
- levantar hipóteses de fraude;
- pesquisar informações omissas no cadastro;
- demonstrar objetividade;
- registrar ações realizadas no contato com devedor;
- consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
- ver mais...
Tabela salarial para Operador de Telecobrança
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.574 | 18.892 | 394 | 8,49 | |
Média Salarial | 1.619 | 19.422 | 405 | 8,73 | |
1º Quartil | 1.385 | 16.617 | 346 | 7,47 | |
Salário Mediana | 1.416 | 16.992 | 354 | 7,64 | |
3º Quartil | 2.053 | 24.642 | 513 | 11,07 | |
Teto Salarial | 2.487 | 29.847 | 622 | 13,41 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Operador de Telecobrança é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Dezembro de 2023 e Novembro de 2024, tivemos um aumento de 8.82% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Operador de Telecobrança segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Operador de Telecobrança no estado de São Paulo
Descrição da ocupação de Operador de Telecobrança
Profissionais no cargo de Operador de Telecobrança efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.
Condições de trabalho
Cobradores e afins os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.
Exigências do mercado de trabalho para Operador de Telecobrança
A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.
Principais funções dos cobradores e afins
Trabalhadores no cargo de Operador de Telecobrança devem informar ao devedor, atualizar cadastro, cobrar valores devidos, preparar cobrança, registrar histórico da ação de cobrança, demonstrar competências pessoais, identificar cobranças indevidas, comunicar-se com devedor.
Quanto ganha um Operador de Telecobrança por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 46146 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Operador de Telecobrança em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
27.262 | 36 | 180 | 1.469,29 | 8,16 |
8.897 | 44 | 220 | 2.095,64 | 9,53 |
2.032 | 33 | 165 | 1.393,04 | 8,44 |
1.644 | 32 | 160 | 1.428,02 | 8,93 |
1.627 | 30 | 150 | 1.408,59 | 9,39 |
1.307 | 40 | 200 | 2.597,14 | 12,99 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Operador de Telecobrança
Um Operador de Telecobrança Nível I ganha em média R$ 1.659,10, o Nível II recebe cerca de R$ 1.862,66, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.370,82 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.