Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) - Paraná

R$ 1.802,95/mês

Atualizado em

Um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando no estado do Paraná ganha em média R$ 1.802,95 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

A faixa salarial do Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) fica entre R$ 1.753,71 (média do piso salarial 2025 de acordos coletivos), R$ 1.805,00 (salário mediana da pesquisa) e o teto salarial de R$ 2.559,20, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de todo o estado.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 468 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) CBO 7831-10 trabalhando no estado do Paraná, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 26 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Estacionamento de veículos.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) é Curitiba.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando no estado do Paraná, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) CBO 7831-10

O Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) orienta e controla a execução de manobras de trens, guiando os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos, realizando o acoplamento e o desacoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, operando aparelho de mudança de via (AMV), e efetuando o estacionamento dos trens Planeja a execução das manobras, examinando a programação.

Inspeciona os veículos ferroviários, executando pequenos reparos Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • manobrar veículos ferroviários;
  • operar amv - aparelho de mudança de via;
  • controlar pátio de manobras;
  • estacionar trem;
  • revisar veículos ferroviários;
  • acoplar vagões e carros;
  • observar normas de segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desacoplar vagões e carros;
  • executar engate;
  • destravar a chave;
  • conferir posição da chave;
  • acionar freio manual dos vagões;
  • acionar chave manual;
  • confirmar engate;
  • demonstrar iniciativa;
  • verificar posição dos engates;
  • ver mais...

Salário de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) - Série histórica no estado do Paraná

O que faz um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)

  1. executar engate;
  2. destravar a chave;
  3. conferir posição da chave;
  4. acionar freio manual dos vagões;
  5. acionar chave manual;
  6. confirmar engate;
  7. demonstrar iniciativa;
  8. verificar posição dos engates;
  9. certificar-se das manobras nos pátios;
  10. combinar manobra com o manobrista;
  11. identificar bitolas e linhas;
  12. utilizar epi;
  13. averiguar local onde o trem está estacionado;
  14. verificar ponta da agulha;
  15. manifestar prudência;
  16. abastecer locomotiva com areia;
  17. mostrar-se atento;
  18. ver mais...

Tabela salarial para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.754 21.044 438 8,09
Média Salarial 1.803 21.635 451 8,32
1º Quartil 1.568 18.813 392 7,23
Salário Mediana 1.805 21.660 451 8,33
3º Quartil 2.113 25.355 528 9,75
Teto Salarial 2.559 30.710 640 11,81
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho do estado do Paraná nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos uma queda de 39.13% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) no estado do Paraná

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
5223-1/00 Estacionamento de veículos 1.651,10
4911-6/00 Transporte ferroviário de carga 1.959,50
5611-2/01 Restaurantes e similares 1.743,90
5510-8/02 Apart-hotéis 1.786,62
1012-1/03 Frigorífico - abate de suínos 2.328,75
1052-0/00 Fabricação de laticínios 2.323,57
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.283,57
5510-8/02 Hotéis 1.727,86
4520-0/05 Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores 1.782,33
8532-5/00 Educação superior - graduação e pós-graduação 1.507,00
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)

Profissionais no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) manobram veículos ferroviários e estacionam trens. Acoplam e desaclopam vagões e carros, operam aparelho de mudança de via (amv), revisam veículos ferroviários e controlam pátio de manobras. Preenchem registros burocráticos com informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Condições de trabalho

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.

Exigências do mercado de trabalho para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho.

Principais funções dos trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Trabalhadores no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) devem manobrar veículos ferroviários, operar amv - aparelho de mudança de via, controlar pátio de manobras, estacionar trem, revisar veículos ferroviários, acoplar vagões e carros, observar normas de segurança, demonstrar competências pessoais, desacoplar vagões e carros.

Quanto ganha um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 468 profissionais admitidos e desligados no estado do Paraná. A relação abrange somente Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
431 44 220 1.815,55 8,25
13 36 180 1.551,08 8,62
9 40 200 1.826,89 9,13
3 39 195 1.617,33 8,29
3 37 185 1.566,67 8,47
2 31 155 1.437,00 9,27

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)

Um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível I ganha em média R$ 1.860,87, o Nível II recebe cerca de R$ 2.087,63, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.653,69 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 206 profissionais demitidos das empresas no estado do Paraná.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.750,33 1.977,08 2.543,14
Pequenas 1.757,86 1.984,62 2.550,68
Médias 2.026,05 2.252,81 2.818,86
Grandes Empresas 1.909,25 2.136,00 2.702,06
  • *Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível I: até 4 anos;
  • *Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Paraná

O valor do piso salarial 2025 de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) no estado do Paraná é de R$ 1.753,71 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos pelo sindicato no estado do Paraná.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Paraná que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 7831-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) ao longo do tempo

Salário de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) mês a mês no estado do Paraná de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Paraná

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando no estado do Paraná durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Paraná, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando no estado do Paraná. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando no estado do Paraná. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)

  • Salário Base: R$ 1.802,95
  • Salário-educação (3%): R$ 54,09
  • Sistema S (2%): R$ 36,06
  • INSS Patronal (20%): R$ 360,59
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 18,03
  • FGTS (8%): R$ 144,24
  • Férias 1/12: R$ 150,25
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 360,59
  • Periculosidade (30%): R$ 540,88
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 50,08
  • 13º Salário: R$ 150,25
  • FGTS sobre Férias: R$ 12,02
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,01
  • FGTS sobre 13º: R$ 12,02
  • Aviso Prévio: R$ 150,25
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 12,02
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 150,25

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) – Salário – PR

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