Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) - Salário 2019 - Curitiba, PR

Dados do mercado de trabalho na cidade de Curitiba-PR para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias). Encontre informações como salário base, média salarial local, faixa salarial na cidade, piso salarial mínimo 2019, perfil profissional no cargo, remuneração por tamanho da empresa, nível profissional, gênero, escolaridade, jornada de trabalho, salário inicial e muito mais com base em uma amostragem de 402 salários de profissionais no cargo CBO 7831-10 trabalhando em Curitiba-PR.

07/2019
atualização

Informações salariais oficiais do período de 12/2018 até 07/2019 segundo dados do CAGED/MTE.

402
salários

Salários de 402 profissionais no cargo e dados do mercado de trabalho para a profissão.

43h
carga horária

Jornada de trabalho de 43h. Carga horária semanal média de 402 profissionais.

R$ 1.307,21
média salarial

Salário médio bruto mensal calculado de acordo com informações salariais de admitidos e desligados.

Profissionais no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando na cidade de Curitiba-PR tem uma média salarial de R$ 1.307,21 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com informações oficiais do CAGED e cálculos do Salario.com.br no período de 12/2018 até 07/2019 com uma amostragem de 402 salários.

O cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) contratado por empresas na cidade de Curitiba-PR está na faixa salarial de R$ 1.160,00 (média do piso salarial 2019 de acordos, convenções coletivas e dissídios), R$ 1.234,00 (salário mediana da localidade) e o teto salarial de R$ 1.975,50, levando em conta profissionais admitidos em regime de CLT a nível municipal.

O cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando em Curitiba, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 24 anos, Ensino Médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em micro empresas que atuam no segmento de Estacionamento de veículos.

Você pode ver a pesquisa salarial para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em todo o Brasil clicando aqui.

Continue lendo e confira todos os dados da pesquisa salarial, bem como todas as informações do mercado de trabalho para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba em todos os segmentos da economia.



Salários de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em outras cidades

Cargos similares com o mesmo CBO na categoria dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Os registros do cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) tanto no contrato de trabalho, quanto na carteira de trabalho possuem sinônimos, ou seja, nomenclaturas de cargo diferentes mas que executam a mesma função, como por exemplo Manobrador, Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário, Manobrador de Ferrovia, Manobrador de Trem, Manobreiro de Ferrovia, Manobreiro de Trem, Manobrista de Ferrovia, Manobrista de Trem, Maquinista de Manobras.

Descrição das ocupações nessa família CBO

Manobram veículos ferroviários e estacionam trens. Acoplam e desaclopam vagões e carros, operam aparelho de mudança de via (amv), revisam veículos ferroviários e controlam pátio de manobras. Preenchem registros burocráticos com informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) – Salário – Curitiba, PR

Condições de trabalho

Atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Principais funções dos trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

desacoplar vagões e carros, operar amv (aparelho de mudança de via), estacionar trem, demonstrar competências pessoais, controlar pátio de manobras, revisar veículos ferroviários, observar normas de segurança, manobrar veículos ferroviários, acoplar vagões e carros.

Jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 402 profissionais admitidos e desligados no periodo de 12/2018 até 07/2019. Jornada de trabalho semanal.

Somente profissionais admitidos
AdmitidosJornadaRef.Salário p/ mêsSalário p/ hora
18144220R$ 1.304,96R$ 5,93
336180R$ 1.212,33R$ 6,74
342210R$ 1.160,00R$ 5,52
240200R$ 1.533,00R$ 7,67
230150R$ 986,50R$ 6,58
139195R$ 1.260,00R$ 6,46
1840R$ 1.160,00R$ 29,00
Somente profissionais desligados
DesligadosJornadaRef.Salário p/ mêsSalário p/ hora
19344220R$ 1.321,14R$ 6,01
536180R$ 1.206,40R$ 6,70
330150R$ 1.044,33R$ 6,96
342210R$ 1.318,33R$ 6,28
340200R$ 1.384,00R$ 6,92
138190R$ 1.160,00R$ 6,11
139195R$ 1.314,00R$ 6,74

Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em jornada de trabalho parcial e intermitente

A Nova Legislação Trabalhista regulamentou o regime de jornada de trabalho parcial e a jornada intermitente. Veja como funciona o parcial e o intermitente.

No período de 12/2018 até 07/2019, um total de 1 profissionais foram contratados em Curitiba-PR para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em regime de jornada de trabalho parcial. Nesse contexto a jornada semanal média ficou em 30h com um salário de R$ 1.022,00 o que corresponde a R$ 6,81 por hora trabalhada.

Não houveram contratações ou demissões de profissionais em regime de jornada de trabalho intermitente.

Tipos de relações de contratos de trabalho

Os tipos de admissões e desligamentos informados pelas empresas ao CAGED. Na pesquisa pode-se observar os principais motivos de demissões e admissões e os diferentes tipos de contratos de trabalho celebrados e homologados, bem como saber o total de contratados em PR/Curitiba.

Tipos de admissão e demissão - *O tempo de empresa é expresso em meses em casos de demissão
TotalRelaçãoSalárioTempo na empresa*
186Admissão por ReempregoR$ 1.297,410
134Demissão sem Justa CausaR$ 1.326,8718
51Pedido de DemissãoR$ 1.286,2715
13Demissão por Término de ContratoR$ 1.223,002
9Demissão por Justa CausaR$ 1.399,8927
6Admissão ao Primeiro EmpregoR$ 1.326,500
1Desligamento por Acordo Empregado/EmpregadorR$ 1.628,0029
1Término do Contrato de Trabalho de Prazo DeterminadoR$ 1.200,003
1Admissão por Contrato de Trabalho de Prazo DeterminadoR$ 1.496,000

Salário por porte da empresa e nível profissional

Salário por porte da empresa

Esse levantamento mostra a faixa salarial em que se encontra o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR de acordo com o porte da empresa. Os segmentos são: MEI - Micro Empreendedor Individual, micro empresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Veja como é feita essa divisão:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, seja comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Aqui buscamos listar a faixa salarial da ocupação de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR de acordo com o nível de experiência do profissional na empresa até sua demissão. Veja como é feita a listagem:

  • Júnior: até 4 anos;
  • Pleno: de 4 a 6 anos;
  • Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Júnior trabalhando em Curitiba-PR ganha em média R$ 1.297,94, o nível pleno recebe cerca de R$ 1.334,57, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 1.613,45 mensais.

Conheça as diferenças entre os níveis Júnior, Pleno e Sênior.

Tabela salarial Júnior, Pleno e Sênior por porte da empresa

Metodologia: Salários de 209 profissionais demitidos das empresas de Curitiba-PR no período de 12/2018 até 07/2019.
Porte da EmpresaJúniorPlenoSênior
MEI e Micro empresa
(De 1 até 19 funcionários)
1.230,161.350,671.623,89
Pequena empresa
(20 a 99 funcionários)
1.514,111.273,33---
Média empresa
(100 a 499 funcionários)
1.415,75------
Grande empresa
(Acima de 500 funcionários)
1.412,631.470,001.566,50

*Os salários de Júnior, Pleno e Sênior no cargo são referentes somente ao histórico do Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um pleno pode ser maior que um sênior por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso salarial

O piso salarial de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR é de *R$ 1.160,00 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do piso salarial, bem como o percentual de reajuste do salário é homologado pela convenção coletiva ou dissídio da categoria pelo sindicato.

*O valor do piso salarial mostrado aqui é a média da base salarial retirada de convenções coletivas registradas no MTE (caso houver), calculada em conjunto com o salário em locais com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do piso salarial da categoria.

Adicionais Salariais

Adicional Noturno

Numa jornada de trabalho noturna em Curitiba, o valor do adicional noturno por hora seria de cerca de R$ 1,20. Assim, se o profissional cumprir todas as horas do mês como noturna, seu salário terá um valor adicional de cerca de R$ 261,44 mensais.

Insalubridade e Periculosidade

O valor do adicional de periculosidade com base no salário médio em Curitiba-PR seria de R$ 392,16 mensais (30%). Já o adicional por insalubridade é dividido por graus. A 1ª de 10% teria um valor de cerca de R$ 130,72, a 2ª de 20% seria de cerca de R$ 261,44 e a 3ª de 40% chegaria a um valor mensal de R$ 522,89.

Segundo o MTE a caracterização e classificação da insalubridade e da periculosidade, serão feitas através de perícia do Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho. (Art. 195 CLT)

Insalubridade e periculosidade não são cumulativos. O trabalhador deve optar por um ou pelo outro.

Salário base para aprendiz

Não houveram contratações de aprendizes para esse cargo em Curitiba-PR no período da pesquisa de 12/2018 até 07/2019.

Confira uma tabela salarial completa com todos os cargos e salários de aprendizes contratados.

Salário para PNE no cargo

Não há ocorrências de contratações ou demissões de profissionais PNE nesse cargo durante o período da pesquisa de 12/2018 até 07/2019.

Evolução salarial em Curitiba-PR

Evolução do Salário de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR dentro do âmbito da pesquisa. Atualmente estamos calculando dados salariais de 12/2018 até 07/2019. Salários de admitidos e desligados pelas empresas.

No período do levantamento, o salário dos profissionais desligados ficou em R$ 1.314,48 e o salário dos admitidos em R$ 1.299,35 uma diferença de 1.15%.

Contratações e demissões pelo mercado de trabalho

Contratações e demissões de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) pelo mercado de trabalho em Curitiba-PR no período de 12/2018 até 07/2019.

No período de 12/2018 até 07/2019 houveram 193 contratações formais com carteira assinada e 210 demissões em Curitiba-PR, resultando num saldo negativo de -17 empregos formais gerados.

Setores que mais contratam em Curitiba-PR

Lista com os segmentos de atividades econômicas das empresas com o maior número de registros para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR no período de 12/2018 até 07/2019. Um termômetro fiel para sabermos os setores da economia com maior demanda nas contratações de profissionais para a ocupação e os salários pagos em média em cada setor.

Essa é uma estatística muito importante para profissionais que buscam uma recolocação no mercado de trabalho ou que buscam uma primeira oportunidade.

Os segmentos das empresas estão listados são de acordo com a descrição do CNAE de cadastro de cada empresa (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) junto a Receita Federal.

TotalSegmento da EmpresaSalário
248Estacionamento de Veículos1.234,53
51Transporte Ferroviário de Carga1.423,43
42Limpeza em Prédios e em Domicílios1.396,76

Segmentos com os melhores salários em Curitiba-PR

Setores de atividades econômicas das empresas com os melhores salários para um(a) operador de manobras (auxiliar de ferrovias). A lista obedece os maiores valores salariais registrados na carteira em admissões de operador de manobras (auxiliar de ferrovias) e informados oficialmente pelas empresas ao Ministério do Trabalho.

TotalSegmento da EmpresaSalário
51Transporte Ferroviário de Carga1.423,43
42Limpeza em Prédios e em Domicílios1.396,76
248Estacionamento de Veículos1.234,53

Salário por gênero

Numa amostragem de 402 salários de profissionais admitidos ou desligados no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR, 6 são mulheres com salário médio de R$ 1.263,33 para uma jornada semanal de 44 horas.

Um total de 396 são homens com média salarial de R$ 1.307,88 e jornada de trabalho de 43h por semana.

As informações são do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho) com recursos do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador com cálculos estatísticos do Salario.com.br.

Salário por escolaridade ou grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitente. O total de profissionais em cada nível aparece entre parênteses.

  • (5) Até 5ª ano incompleto: R$ 1.342,00.
  • (3) Até 5ª ano do fundamental: R$ 1.353,67.
  • (15) 6º ao 9º ano do fundamental: R$ 1.486,60.
  • (21) Ensino fundamental completo: R$ 1.325,43.
  • (33) Ensino médio incompleto: R$ 1.288,21.
  • (299) Ensino médio completo: R$ 1.300,06.
  • (9) Ensino superior incompleto: R$ 1.255,44.
  • (11) Ensino superior completo: R$ 1.317,00.

Obs: o gráfico não mostrará porcentagens muito pequenas.

Salário por faixa etária ou idade

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitente. O total de salários da amostragem aparece entre parênteses.

  • (15) Até 20 anos: R$ 1.255,40.
  • (182) Entre 21 e 30 anos: R$ 1.289,02.
  • (112) Entre 31 e 40 anos: R$ 1.309,39.
  • (58) Entre 41 e 50 anos: R$ 1.361,50.
  • (29) Entre 51 e 60 anos: R$ 1.299,24.
  • (6) Entre 61 e 70 anos: R$ 1.461,67.

Obs: o gráfico não mostrará dados muito pequenos.

Toda essa pesquisa salarial para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em jornais, revistas, portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br. A não observância dessas regras constitui crime contra a Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui.

Se você tiver alguma dúvida sobre o salário de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) CBO 783110 ou qualquer outro aspecto do levantamento salarial aqui mostrado, por favor deixe um comentário logo abaixo ou entre em contato conosco.

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