Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) - Salário 2019 - Curitiba, PR

Dados do mercado de trabalho na cidade de Curitiba-PR para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias). Encontre informações como salário base, média salarial local, faixa salarial na cidade, piso salarial mínimo 2019, perfil profissional no cargo, remuneração por tamanho da empresa, nível profissional, gênero, escolaridade, jornada de trabalho, salário inicial e muito mais com base em uma amostragem de 406 salários de profissionais no cargo CBO 7831-10 trabalhando em Curitiba-PR.

04/2019
atualização

Informações salariais oficiais do período de 09/2018 até 04/2019 segundo dados do CAGED/MTE.

406
salários

Salários de 406 profissionais no cargo e dados do mercado de trabalho para a profissão.

44h
carga horária

Jornada de trabalho de 44h. Carga horária semanal média de 406 profissionais.

R$ 1.351,01
média salarial

Salário médio bruto mensal calculado de acordo com informações salariais de admitidos e desligados.

Profissionais no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando na cidade de Curitiba-PR tem uma média salarial de R$ 1.351,01 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de acordo com informações oficiais do CAGED e cálculos do Salario.com.br no período de 09/2018 até 04/2019 com uma amostragem de 406 salários.

O cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) contratado por empresas na cidade de Curitiba-PR está na faixa salarial de R$ 1.160,00 (média do piso salarial 2019 de acordos, convenções coletivas e dissídios), R$ 1.221,00 (salário mediana da localidade) e o teto salarial de R$ 2.041,69, levando em conta profissionais admitidos em regime de CLT a nível municipal.

O cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando em Curitiba, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 24 anos, Ensino Médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em micro empresas que atuam no segmento de Estacionamento de veículos.

Você pode ver a pesquisa salarial para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em todo o Brasil clicando aqui.

Continue lendo e confira todos os dados da pesquisa salarial, bem como todas as informações do mercado de trabalho para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba em todos os segmentos da economia.



Salários de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em outras cidades

Você pode pesquisar em outras cidades também

Digite o nome ou o CBO do cargo. No caso do Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) é CBO 783110, mas você pode pesquisar por outros cargos também. Todos os campos são obrigatórios.




Os registros do cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) tanto no contrato de trabalho, quanto na carteira de trabalho possuem sinônimos, ou seja, nomenclaturas de cargo diferentes mas que executam a mesma função, como por exemplo Manobreiro de Ferrovia, Manobreiro de Trem, Manobrista de Ferrovia, Manobrista de Trem, Maquinista de Manobras, Manobrador, Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário, Manobrador de Ferrovia, Manobrador de Trem.

Descrição das ocupações nessa família CBO

Manobram veículos ferroviários e estacionam trens. Acoplam e desaclopam vagões e carros, operam aparelho de mudança de via (amv), revisam veículos ferroviários e controlam pátio de manobras. Preenchem registros burocráticos com informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) – Salário – Curitiba, PR

Condições de trabalho

Atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Principais funções dos trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

observar normas de segurança, desacoplar vagões e carros, controlar pátio de manobras, manobrar veículos ferroviários, revisar veículos ferroviários, operar amv (aparelho de mudança de via), estacionar trem, acoplar vagões e carros, demonstrar competências pessoais.

Jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 406 profissionais admitidos e desligados no periodo de 09/2018 até 04/2019. Jornada de trabalho semanal.

Somente profissionais admitidos
AdmitidosJornadaRef.Salário p/ mêsSalário p/ hora
19244220R$ 1.309,58R$ 5,95
636180R$ 1.194,17R$ 6,63
330150R$ 1.044,33R$ 6,96
342210R$ 1.160,00R$ 5,52
239195R$ 1.210,00R$ 6,21
140200R$ 1.570,00R$ 7,85
Somente profissionais desligados
DesligadosJornadaRef.Salário p/ mêsSalário p/ hora
18844220R$ 1.412,41R$ 6,42
436180R$ 1.208,25R$ 6,71
342210R$ 1.318,33R$ 6,28
239195R$ 1.299,00R$ 6,66
140200R$ 1.496,00R$ 7,48
130150R$ 888,00R$ 5,92

Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em jornada de trabalho parcial e intermitente

A Nova Legislação Trabalhista regulamentou o regime de jornada de trabalho parcial e a jornada intermitente. Veja como funciona o parcial e o intermitente.

Não houveram contratações ou demissões de profissionais em regime de jornada de trabalho parcial no período do levantamento.

Não houveram contratações ou demissões de profissionais em regime de jornada de trabalho intermitente.

Tipos de relações de contratos de trabalho

Os tipos de admissões e desligamentos informados pelas empresas ao CAGED. Na pesquisa pode-se observar os principais motivos de demissões e admissões e os diferentes tipos de contratos de trabalho celebrados e homologados, bem como saber o total de contratados em PR/Curitiba.

Tipos de admissão e demissão - *O tempo de empresa é expresso em meses em casos de demissão
TotalRelaçãoSalárioTempo na empresa*
204Admissão por ReempregoR$ 1.300,420
126Demissão sem Justa CausaR$ 1.353,3120
49Pedido de DemissãoR$ 1.581,7115
12Demissão por Término de ContratoR$ 1.191,422
10Demissão por Justa CausaR$ 1.454,1022
3Admissão ao Primeiro EmpregoR$ 1.307,000
1Desligamento por Acordo Empregado/EmpregadorR$ 1.160,008
1Desligamento por MorteR$ 1.284,0096

Salário por porte da empresa e nível profissional

Salário por porte da empresa

Esse levantamento mostra a faixa salarial em que se encontra o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR de acordo com o porte da empresa. Os segmentos são: MEI - Micro Empreendedor Individual, micro empresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Veja como é feita essa divisão:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, seja comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Aqui buscamos listar a faixa salarial da ocupação de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR de acordo com o nível de experiência do profissional na empresa até sua demissão. Veja como é feita a listagem:

  • Júnior: até 4 anos;
  • Pleno: de 4 a 6 anos;
  • Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Júnior trabalhando em Curitiba-PR ganha em média R$ 1.341,84, o nível pleno recebe cerca de R$ 1.597,00, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 1.549,62 mensais.

Conheça as diferenças entre os níveis Júnior, Pleno e Sênior.

Tabela salarial Júnior, Pleno e Sênior por porte da empresa

Metodologia: Salários de 199 profissionais demitidos das empresas de Curitiba-PR no período de 09/2018 até 04/2019.
Porte da EmpresaJúniorPlenoSênior
MEI e Micro empresa
(De 1 até 19 funcionários)
1.283,131.639,331.539,27
Pequena empresa
(20 a 99 funcionários)
1.573,39------
Média empresa
(100 a 499 funcionários)
1.378,28------
Grande empresa
(Acima de 500 funcionários)
1.417,291.470,001.606,50

*Os salários de Júnior, Pleno e Sênior no cargo são referentes somente ao histórico do Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um pleno pode ser maior que um sênior por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso salarial

O piso salarial de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR é de *R$ 1.160,00 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.

O valor do piso salarial, bem como o percentual de reajuste do salário é homologado pela convenção coletiva ou dissídio da categoria pelo sindicato.

*O valor do piso salarial mostrado aqui é a média da base salarial retirada de convenções coletivas registradas no MTE (caso houver), calculada em conjunto com o salário em locais com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do piso salarial da categoria.

Adicionais Salariais

Adicional Noturno

Numa jornada de trabalho noturna em Curitiba, o valor do adicional noturno por hora seria de cerca de R$ 1,24. Assim, se o profissional cumprir todas as horas do mês como noturna, seu salário terá um valor adicional de cerca de R$ 270,20 mensais.

Insalubridade e Periculosidade

O valor do adicional de periculosidade com base no salário médio em Curitiba-PR seria de R$ 405,30 mensais (30%). Já o adicional por insalubridade é dividido por graus. A 1ª de 10% teria um valor de cerca de R$ 135,10, a 2ª de 20% seria de cerca de R$ 270,20 e a 3ª de 40% chegaria a um valor mensal de R$ 540,40.

Segundo o MTE a caracterização e classificação da insalubridade e da periculosidade, serão feitas através de perícia do Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho. (Art. 195 CLT)

Insalubridade e periculosidade não são cumulativos. O trabalhador deve optar por um ou pelo outro.

Salário base para aprendiz

Não houveram contratações de aprendizes para esse cargo em Curitiba-PR no período da pesquisa de 09/2018 até 04/2019.

Confira uma tabela salarial completa com todos os cargos e salários de aprendizes contratados.

Salário para PNE no cargo

Não há ocorrências de contratações ou demissões de profissionais PNE nesse cargo durante o período da pesquisa de 09/2018 até 04/2019.

Evolução salarial em Curitiba-PR

Evolução do Salário de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR dentro do âmbito da pesquisa. Atualmente estamos calculando dados salariais de 09/2018 até 04/2019. Salários de admitidos e desligados pelas empresas.

No período do levantamento, o salário dos profissionais desligados ficou em R$ 1.403,53 e o salário dos admitidos em R$ 1.300,52 uma diferença de 7.34%.

Contratações e demissões pelo mercado de trabalho

Contratações e demissões de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) pelo mercado de trabalho em Curitiba-PR no período .

No período de 09/2018 até 04/2019 houveram 207 contratações formais com carteira assinada e 199 demissões em Curitiba-PR, resultando num saldo positivo de 8 empregos formais gerados.

Setores que mais contratam em Curitiba-PR

Lista com os segmentos de atividades econômicas das empresas com o maior número de registros para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR no período de 09/2018 até 04/2019. Um termômetro fiel para sabermos os setores da economia com maior demanda nas contratações de profissionais para a ocupação e os salários pagos em média em cada setor.

Essa é uma estatística muito importante para profissionais que buscam uma recolocação no mercado de trabalho ou que buscam uma primeira oportunidade.

Os segmentos das empresas estão listados são de acordo com a descrição do CNAE de cadastro de cada empresa (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) junto a Receita Federal.

TotalSegmento da EmpresaSalário
235Estacionamento de Veículos1.160,00
70Limpeza em Prédios e em Domicílios987,00
52Transporte Ferroviário de Carga1.470,00

Segmentos com os melhores salários em Curitiba-PR

Setores de atividades econômicas das empresas com os melhores salários para um(a) operador de manobras (auxiliar de ferrovias). A lista obedece os maiores valores salariais registrados na carteira em admissões de operador de manobras (auxiliar de ferrovias) e informados oficialmente pelas empresas ao Ministério do Trabalho.

TotalSegmento da EmpresaSalário
52Transporte Ferroviário de Carga1.470,00
235Estacionamento de Veículos1.160,00
70Limpeza em Prédios e em Domicílios987,00

Salário por gênero

Numa amostragem de 406 salários de profissionais admitidos ou desligados no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR, 9 são mulheres com salário médio de R$ 1.283,67 para uma jornada semanal de 44 horas.

Um total de 397 são homens com média salarial de R$ 1.352,54 e jornada de trabalho de 44h por semana.

As informações são do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho) com recursos do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador com cálculos estatísticos do Salario.com.br.

Salário por escolaridade ou grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitente. O total de profissionais em cada nível aparece entre parênteses.

  • (4) Até 5ª ano incompleto: R$ 1.257,50.
  • (2) Até 5ª ano do fundamental: R$ 1.463,50.
  • (20) 6º ao 9º ano do fundamental: R$ 1.418,95.
  • (23) Ensino fundamental completo: R$ 1.335,30.
  • (32) Ensino médio incompleto: R$ 1.311,97.
  • (296) Ensino médio completo: R$ 1.358,20.
  • (9) Ensino superior incompleto: R$ 1.261,44.
  • (11) Ensino superior completo: R$ 1.322,27.

Obs: o gráfico não mostrará porcentagens muito pequenas.

Salário por faixa etária ou idade

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitente. O total de salários da amostragem aparece entre parênteses.

  • (20) Até 20 anos: R$ 1.229,40.
  • (181) Entre 21 e 30 anos: R$ 1.306,37.
  • (103) Entre 31 e 40 anos: R$ 1.451,65.
  • (56) Entre 41 e 50 anos: R$ 1.345,48.
  • (33) Entre 51 e 60 anos: R$ 1.337,61.
  • (13) Entre 61 e 70 anos: R$ 1.420,08.

Obs: o gráfico não mostrará dados muito pequenos.

Toda essa pesquisa salarial para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Curitiba-PR pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em jornais, revistas, portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br. A não observância dessas regras constitui crime contra a Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui.

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