Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias): Salário - Goiânia, GO

R$ 1.656,12/mês

Atualizado em

Um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando na cidade Goiânia ganha em média R$ 1.656,12 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

A faixa salarial do Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) na cidade fica entre R$ 1.610,89 (média do piso salarial 2024 de acordos coletivos), R$ 1.616,00 (salário mediana da pesquisa) e o teto salarial de R$ 2.418,73, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 106 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

A profissão de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) CBO 7831-10 trabalhando na cidade Goiânia, GO, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 31 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Estacionamento de veículos.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando na cidade Goiânia, GO, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Salário de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) - Série histórica em Goiânia

O que faz um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)

  1. exprimir polidez;
  2. orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais;
  3. abrir mandíbulas;
  4. prender mangueira no suporte;
  5. desengatar mangueiras;
  6. comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens;
  7. confirmar engate;
  8. abrir torneira angular de ar;
  9. executar programação de manobras;
  10. inspecionar timoneira;
  11. demonstrar agilidade;
  12. combinar manobra com o manobrista;
  13. demonstrar paciência;
  14. retirar obstáculos dos trilhos;
  15. demonstrar iniciativa;
  16. aplicar freio de serviço de emergência no veículo;
  17. abastecer locomotiva com areia;
  18. ver mais...

Tabela salarial Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Goiânia, GO

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.611 19.331 403 7,51
Média Salarial 1.656 19.873 414 7,72
1º Quartil 1.375 16.497 344 6,41
Salário Mediana 1.616 19.392 404 7,54
3º Quartil 1.997 23.963 499 9,31
Teto Salarial 2.419 29.025 605 11,28
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de Goiânia nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Janeiro de 2023 e Janeiro de 2024, tivemos uma aumento de 66.67% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Goiânia, GO

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial
5223-1/00 Estacionamento de veículos 1.522,58 1.565,33 2.365,58
5611-2/01 Restaurantes e similares 1.640,56 1.686,62 2.548,87
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.615,64 1.661,00 2.510,15
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 1.644,86 1.691,04 2.555,55
4922-1/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual 2.039,23 2.096,49 3.168,27
4929-9/01 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal 1.653,57 1.700,00 2.569,09
5510-8/02 Hotéis 1.471,87 1.513,20 2.286,79
8112-5/00 Condomínios prediais 1.402,85 1.442,24 2.179,55
9609-2/99 Outras atividades de serviços pessoais 1.360,47 1.398,67 2.113,71
8630-5/03 Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 1.556,30 1.600,00 2.417,97
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Funções do cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)

Profissionais no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) manobram veículos ferroviários e estacionam trens. Acoplam e desaclopam vagões e carros, operam aparelho de mudança de via (amv), revisam veículos ferroviários e controlam pátio de manobras. Preenchem registros burocráticos com informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Condições de trabalho

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.

O que é preciso para trabalhar de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho.

Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) devem demonstrar competências pessoais, operar amv (aparelho de mudança de via), controlar pátio de manobras, estacionar trem, revisar veículos ferroviários, acoplar vagões e carros, observar normas de segurança, manobrar veículos ferroviários, desacoplar vagões e carros.

Quanto ganha um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 106 profissionais admitidos e desligados na cidade de Goiânia, GO. A relação abrange somente Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
82 44 220 1.677,29 7,62
6 36 180 1.493,94 8,30
5 42 210 1.720,00 8,19
5 40 200 1.469,40 7,35
4 35 175 1.700,00 9,71
4 43 215 1.575,00 7,33

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível I ganha em média R$ 1.693,41, o Nível II recebe cerca de R$ 1.949,51, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.926,66 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 52 profissionais demitidos das empresas de Goiânia, GO.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.649,30 1.777,34 2.265,92
Pequenas 1.678,93 1.806,98 2.295,55
Médias 1.786,33 1.914,37 2.402,95
Grandes Empresas 846,71 974,76 1.463,33
  • *Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível I: até 4 anos;
  • *Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024

O valor do piso salarial 2024 de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em Goiânia, GO é de R$ 1.610,89 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos pelo sindicato de Goiânia.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Goiânia, GO que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 7831-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) ao longo do tempo

Salário de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) mês a mês na cidade de Goiânia de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Goiânia

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando na cidade de Goiânia durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Goiânia, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando em Goiânia com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)

  • Salário Base: R$ 1.656,12
  • Salário-educação (3%): R$ 49,68
  • Sistema S (2%): R$ 33,12
  • INSS Patronal (20%): R$ 331,22
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 16,56
  • FGTS (8%): R$ 132,49
  • Férias 1/12: R$ 138,01
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 331,22
  • Periculosidade (30%): R$ 496,84
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 46,00
  • 13º Salário: R$ 138,01
  • FGTS sobre Férias: R$ 11,04
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,68
  • FGTS sobre 13º: R$ 11,04
  • Aviso Prévio: R$ 138,01
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 11,04
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 138,01

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) – Salário – Goiânia, GO

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